O Inbound Marketing se baseia, principalmente, na produção de conteúdos e no impacto que eles produzem no visitante. Com isso, um artigo bem escrito e bem direcionado pode aumentar o número de clientes e, em consequência, as vendas da empresa.

Dessa forma, uma produção de qualidade aumenta as oportunidades comerciais, em especial para as empresas de tecnologia, que podem utilizar esse espaço digital para se promover como referência teórica.

As oportunidades que podem surgir variam entre maior número de clientes, parcerias com outros sites e empresas, consultoria e diversas outras áreas que podem ser exploradas e desenvolvidas.

Como produzir com qualidade?

Produzir um conteúdo relevante é muito mais do que apenas escrever um texto ou gravar um vídeo. Os assuntos devem ser abordados de modo a atrair visitantes e os converterem em leads, ou seja, possíveis clientes.

Quando um visitante é convertido em lead, ele passa a receber mais conteúdos da empresa, fazendo com que aumente a quantidade de informações repassadas e promovendo produtos de seu interesse. 

Para alcançar esse resultado é necessário implementar com precisão uma boa estratégia de Inbound Marketing, e para isso é fundametal conhecer alguns conceitos como:

Conhecer o público alvo: na hora de produzir algo, o texto deve ser direcionado às pessoas que realmente têm interesse naquele assunto. Para isso, são realizadas pesquisas de mercado que traçam o perfil dos possíveis consumidores. Aqui é necessário definir suas personas;

Melhoria contínua: os sites e blogs podem utilizar as métricas digitais como indicadores da eficiência do marketing para melhorar as publicações de forma contínua;

Domínio do tema: para as empresas de tecnologia, o tema deve ser abordado de forma a transmitir conhecimento. Dessa forma, os consumidores sentem mais confiança e são atraídos com mais facilidade, gerando um possível aumento de vendas;

Propagação: a produção é um dos passos mais importantes do processo, porém é necessário propagar as informações de modo a alcançar o maior número de pessoas possível. Para isso é possível utilizar técnicas de SEO, que são técnicas de otimização de conteúdo baseado em palavras-chave;  e utilizar as redes sociais para atrair e gerar demanda.

O marketing aumenta as oportunidades comerciais?

A produção de conteúdos ricos como estratégia-chave para atrair visitantes e convertê-los em leads é a base do Inbound Marketing. Essa metodologia consiste em chamar a atenção de clientes potenciais por meio da qualidade e relevância do tema.

Porém, o Marketing Digital pode gerar mais oportunidades do que apenas atrair consumidores:

• Parcerias: abordar assuntos com qualidade e conhecimento permite transmitir a ideia de referência naquele tema. Dessa forma, é possível fechar parcerias com outras empresas e sites, aumentando a rede de propagação das publicações;.

• Mercados variados: a dificuldade no mercado atual faz com que as empresas inovem seus conceitos. Com a abordagem de temas tecnológicos, as empresas de tecnologia podem conseguir a entrada em outros mercados, como consultoria privada, serviços didáticos e etc.;

• Melhorar a comunicação com os clientes: outra oportunidade que conteúdos de qualidade podem trazer é uma aproximação entre a empresa e cliente. Isso faz com que os consumidores sejam ouvidos e os serviços sejam melhorados, criando relacionamentos.

 


Dica:

Entenda por que o Marketing Digital deve ser parte dos investimentos das empresas de TI

 


Mas como aumentar efetivamente as vendas?

Quando a oportunidade buscada é o aumento direto nas vendas, uma estratégia eficiente é a qualificação dos leads. Para isso, é necessário seguir alguns passos. 

1. Necessidade: no primeiro passo, a empresa deve avaliar se o produto que ela oferece é realmente a solução para o lead, caso não seja, a estratégia de marketing deve reavaliar o público ou a solução;

2. Adequação: a solução oferecida deve ser viável para o possível cliente. Nesse passo, é necessário avaliar variáveis como a geografia, preço e a disponibilidade, entre outros fatores que podem inviabilizar a compra do produto;

3. Tempo: um passo muito importante para melhorar as vendas de um produto é saber quando o lead está pronto para se tornar um cliente, e conhecer a sua jornada de compras, isto é, seu ciclo de vendas. Com isso é possível direcionar as ações de marketing no momento oportuno.

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