A dificuldade do mercado atual é algo real e faz com que todo mundo acorde um pouco mais preocupado do que o comum. Um setor que foi atingido por isso é o das empresas de TI, já que seus clientes, outras empresas, reduziram os investimentos em tecnologia.

Mas quando surge uma dificuldade é necessário se aperfeiçoar, utilizar os obstáculos para se destacar e procurar estratégias diferentes que permitam a sobrevivência e o sucesso, mesmo com o ambiente desfavorável.

Uma estratégia que vem tomando força, tanto para o ramo da tecnologia da informação como para outras empresas, é a prática do marketing digital, conseguindo abranger uma maior quantidade de pessoas e promovendo o seu trabalho.

O que significa essa estratégia?

O marketing sempre esteve presente nas empresas por um simples motivo: o cliente precisa conhecer seu produto para adquiri-lo. A prática clássica consistia em apresentar a companhia e os produtos para as pessoas, alcançando-as para tentar vender algo.

Porém, nas últimas décadas ocorreu o fenômeno da globalização, o que fez o mundo digital surgir e crescer até se configurar como nós o conhecemos hoje. Esse acontecimento fez com que as empresas se adaptassem a esse novo mundo, realizando técnicas de marketing de modo virtual.

Com isso, surgiu a concepção de que o cliente podia procurar as companhias e os produtos que quisesse, graças à liberdade que a internet nos dá. Dessa forma, as empresas que utilizam a plataforma digital não vão mais atrás do cliente e, sim, promovem conteúdos para atraí-lo até o site ou blog.

O ambiente virtual e o setor de TI

As empresas de TI podem utilizar amplamente o ambiente virtual, conseguindo abranger um público muito maior e expandindo as conexões. Além disso, existem inúmeros benefícios que o investimento em marketing digital promove, como:

Contato maior com os clientes

Com a utilização das plataformas digitais é possível “conversar” melhor com os clientes por meio de publicações de conteúdos, comentários, etc. Essa aproximação faz com que o empresário entenda melhor o seu público-alvo e o que oferecer a ele.

Maior propagação da empresa

Com a publicação de conteúdo de alta qualidade, é possível alcançar uma grande repercussão, podendo chegar até grandes empresas que necessitem de um parceiro de TI.

Credibilidade

Uma empresa do setor da informação deve conhecer alguns assuntos com maestria. E o melhor modo para mostrar que entende do que está falando é publicando conteúdo desses temas. Veja aqui “5 motivos para empresas de TI investirem em Inbound Marketing”.

Como aplicar essa estratégia em minha empresa?

O primeiro passo pode até parecer difícil por não saber para qual direção apontar. Porém, depois da fase inicial e de um bom planejamento, tudo flui naturalmente.

Para iniciar o marketing, é necessário, antes de tudo, conhecer bem o público-alvo, saber com quem sua empresa vai se comunicar, quais são os interesses deles e os serviços que procuram. É preciso ficar atento para não cair nos mesmos erros que muitas empresas do setor cometem em sua estratégia.

Com essa pesquisa inicial, é possível coletar todos os dados que vão direcionar o marketing de sua empresa. Após isso, é necessário produzir o conteúdo que esteja adequado ao público.

Para produção do conteúdo é necessário sempre buscar qualidade, pois é esse fator que vai atrair novos clientes e manter os antigos. O próximo passo, então, é distribuir pela internet, por meio de sites, blogs, redes sociais e outros meios disponíveis, alcançando o maior número de pessoas possível.

Depois de implantar essa estratégia é necessário descobrir se ela realmente funciona. Para isso, existem métricas e dados que podem ser analisados para ver o que está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado, revendo as técnicas e recomeçando o ciclo.