As empresas que oferecem softwares como serviço (Software as a service), também conhecidas como SaaS, estão cada vez mais populares. E embora as empresas nacionais do ramo tecnológico precisem lutar com unhas e dentes para se sobressaírem entre as concorrentes estrangeiras, entre os países latinos o Brasil é o mais desenvolvido quando o assunto é tecnologia, e a tendência é crescer.

O modelo corporativo SaaS fornece estruturas e sistemas como conectividade, servidores, segurança da informação, entre outros serviços com objetivos diversos. Contudo, um dos maiores desafios que os empreendedores de software enfrentam é a dificuldade em analisar o próprio produto a partir do ponto de vista do consumidor. Afinal, o seu produto soluciona os problemas dos seus clientes?

A satisfação do consumidor

Investigar a satisfação dos consumidores deve estar entre as prioridades de qualquer empresa, e na área de tecnologia não é diferente. Ironicamente, muitas empresas não sabem como medir a satisfação de seus clientes da maneira correta — ou não dão a devida importância para esse fator.

A palavra “satisfação” pode ter vários significados, e cada empresa poderá atribuir-lhe um contexto diferente. É possível, inclusive, que o cliente esteja satisfeito mas, ao mesmo tempo, deseje algo mais. Descobrir esse “algo” pode ser um fator determinante no relacionamento da empresa de tecnologia com o consumidor.

Conhecer o nível de satisfação dos seus clientes está diretamente ligado com a capacidade de resolver problemas relacionados aos softwares, os serviços de atendimento e até mesmo a qualidade da relação com os consumidores ou possíveis consumidores. Você pode e deve utilizar as redes sociais para dar suporte e atendimento ao seu produto. 

Marketing digital para medir a satisfação dos seus clientes

Quando se fala de empreendedorismo e tecnologia, o marketing digital não pode ficar de fora.  Além de ser uma maneira eficiente de fazer as campanhas da empresa, com um ótimo alcance, esse estilo de marketing também pode ajudá-lo a medir a satisfação dos seus consumidores e descobrir se o seu software é mesmo eficiente. Confira algumas dicas:

Pós-venda: deixar a fidelização dos consumidores de lado com o intuito de apenas aumentar cada vez mais as vendas é um grande erro. Acreditar que o marketing acabou depois que as compras foram concluídas ou o contrato assinado, também. É justamente durante o pós-venda que se tem a oportunidade de pedir um feedback ao seu cliente, analisar suas críticas e sugestões e buscar melhorar ainda mais seus produtos e serviços.

E-mail marketing: o e-mail não precisa ser utilizado apenas para enviar mensagens de agradecimento ao cliente pela compra, mas sim para dar continuidade ao relacionamento entre as partes, enviando conteúdo relevante ao consumidor, esclarecendo dúvidas e pedindo que o receptor avalie os produtos ou serviços adquiridos. O e-mail marketing também pode atuar como uma forma de sugerir ao comprador novos produtos relacionados à primeira compra. Veja como Alavancar sua Campanha de E-mail Marketing.

 

 

Marketing de conteúdo: oferecer aos seus clientes e futuros clientes conteúdo original de qualidade é uma ótima estratégia, principalmente quando ela engloba informações úteis sobre tecnologia e software, que ajudam o consumidor a tomar sua decisão. Criar um blog e aglutinar dentro dele todo conteúdo é uma ótima estratégia. Saiba Por que criar um Blog ajuda seu produto a ganhar visibilidade.

Questionários de satisfação: criando um questionário para descobrir até onde o seu serviço está agradando, que grupos mais o utilizam e a opinião do usuário. Aqui, o objetivo é demonstrar ao cliente que sua empresa não está preocupada em apenas vender softwares, e sim com a efetividade da plataforma vendida. Fazer um questionário breve e dinâmico sobre a experiência da compra também pode fazer toda a diferença na hora de entender os pontos fortes e fracos do seu serviço ou produto.

Redes sociais: uma forma fácil e econômica de anunciar produtos e serviços de tecnologia. Além de interagir com o público e receber o feedback direto dos clientes, as mídias sociais podem ajudar as empresas de software a estreitar os laços com seus respectivos consumidores. Veja Como utilizar as redes Sociais para um bom SAC 2.0.

Use a tecnologia ao seu favor e reinvente o potencial do seu software avaliando o quão eficaz ele é, segundo os seus consumidores. E para conferir mais dicas de marketing digital para empresas SaaS, continue acompanhando as nossas postagens.