Com o perfil mais dinâmico e didático, as videoaulas são as maiores tendências dos treinamentos de ensino à distância (EAD) na atualidade. Entretanto, apesar de serem muito envolventes, é preciso ter cuidado para não criar um volume de conteúdo exagerado ou desestimulante, fazendo com que o tiro certeiro seja cansativo e desmotive o aluno. Veja a seguir os erros mais frequentes de quem produz conteúdos de treinamento em vídeos.

1. Usar treinamentos tradicionais em curso online

Vamos começar essa lista com um dos principais erros na elaboração de treinamentos online e, talvez, um dos mais graves. É muito comum as empresas pegarem o treinamento dado presencialmente e apenas transformá-los em conteúdo online para os cursos à distância.

Entretanto, muitos gestores esquecem que o e-learning possui necessidades especificas, como ser mais objetivo, curto e conciso, por exemplo.  E os conteúdos devem seguir essas necessidades para alcançar seu público-alvo. 

2. Objetivo vago e visão mal definida

Para ter sucesso e alcançar seus objetivos, quem produz o curso deve conhecer o seu público-alvo para suprir todas as necessidades da demanda. Tenha isso bem definido para produzir um conteúdo eficiente. Defina suas personas antes de qualquer coisa.

3. Conteúdo pobre e sem estrutura

Os conteúdos de treinamentos à distância precisam ter uma boa estrutura, com conteúdos claros, curtos e diretos para que sejam facilmente digeridos pelos alunos. Por isso, é importante fazer um roteiro antes de iniciar a gravação. Isso ajuda a manter o foco e não se perder nas informações.

A organização também é importante na estrutura do sistema dessa modalidade. É recomendado ter um ambiente bem organizado, com área especifica para cada tipo de material: conteúdo obrigatório, complementar, exercícios e avaliações, etc. Tudo isso facilita o aprendizado dos alunos.

Veja aqui dicas matadoras de conteúdo para ensino a distância.

4. Não agregar valor

Qualquer treinamento precisa agregar conhecimento aos seus alunos para que eles possam  aplicá-los no trabalho. E na educação à distância, isto não deve ser diferente. Além do conteúdo consistente, tente colocar exercícios e avaliações obrigatórias para testar o conhecimento dos participantes.

5. Falta de Interatividade

Esse é um problema muito sério nas aulas de ensino à distância. Tente suprir a ausência do convívio em sala de aula com formas interativas de conteúdo, como jogos, cenários desafiadores, pesquisas etc.

6. Não conhecer o público-alvo

A segmentação é uma etapa importante e todo gestor precisa entender que a definir o público alvo é primordial para o planejamento do curso e para a produção dos conteúdos de treinamento em vídeos.

E para traçar o perfil do público a que você vai se dirigir, atente-se a perguntas como: quem são as pessoas interessadas no curso, quais as necessidades e preferências específicas delas. Com essas informações em mãos, é mais simples planejar aulas que ofereçam conteúdos realmente interessantes para esse público. Caso contrário, o curso será desestimulante, cortando o interesse do aluno.

7. Não analisar os concorrentes

A não ser que o segmento do seu curso seja muito específico, com certeza devem ter outras empresas oferecendo conteúdos semelhantes ao seu. Por isso, é sempre bom saber como eles estão trabalhando as videoaulas deles para que você consiga oferecer um programa mais completo, eficiente e diferenciado.

8. Não trabalhar com materiais complementares

A eficiência e o sucesso do curso à distância dependem diretamente da capacidade de se reinventar e de inovar.

Procure trabalhar o conteúdo das videoaulas com materiais complementares, pois nem sempre é possível incluir todas as informações no vídeo. Mesclar as formas de passar o conteúdo é uma forma de estimular a capacidade de interpretação e aprendizagem dos alunos.

9. Uso equivocado da mídia e dos equipamentos

A qualidade estética não está nos olhos do aluno. Ter um visual interessante, imagem e som de qualidades são fundamentais para elaborar treinamentos online de excelência. E nem é preciso ter os melhores equipamentos do mercado. Com apenas uma câmera digital com boa qualidade ou próprio smartphone, um tripé e um microfone (sem ele a gravação ficará com o som muito abafado) já é possível gravar ótimos vídeos.

__________________________________________________________________________________________________

Dicas:

Por que o setor de Educação a Distância pode se beneficiar investindo em Marketing Inbound?

__________________________________________________________________________________________________

Precisa de mais dicas para produzir conteúdos de treinamento em vídeos? Acesse nosso e-book e descubra as melhores dicas para produzir suas videoaulas com o máximo de excelência e divulgá-los da maneira certa..