Atualmente, grande parte da comunicação entre empresa e público-alvo se dá via internet. Entretanto, não basta apenas disponibilizar esse conteúdo online. Para o perfil dos novos clientes e consumidores, a questão da interatividade e de informações que façam a diferença em suas vidas atraem muito mais do que uma propaganda à moda antiga.

Mas, para isso, vale seguir algumas dicas sobre como alcançar esse público-alvo de maneira mais eficiente. Ou melhor: de fazê-lo acompanhar a sua empresa e contatá-la quando estiver em busca de soluções em TI. Muitas vezes o cliente nem sabe ao certo de qual solução necessita, por isso o compartilhamento de informações claras e úteis é essencial para as empresas de TI. Veja aqui Por que Empresas de TI estão errando em sua Estratégia digital.

Confira, a seguir, algumas dicas sobre como estabelecer uma aproximação eficiente com o seu público-alvo.

Invista na nutrição de leads via e-mail

Fazer a nutrição de leads é essencial para manter e atrair o público-alvo. Pesquisas indicam que os três canais de acesso mais frequentes para empresas são as buscas orgânicas, o e-mail e a mídia paga. O e-mail continua sendo uma opção viável especialmente devido ao alto índice de uso – cerca de 90% dos usuários utilizam essa ferramenta.

Para desenvolver seus leads, seja cauteloso e estratégico. Eduque os clientes e, aos poucos, faça com que se identifiquem com a marca. Nesse sentido, é possível criar uma série de e-mails contando sobre os diferenciais dos produtos e serviços, mas sem mencionar a si mesmo. Assim como o restante das estratégias de Inbound Marketing, a nutrição de leads precisa contar com conteúdos interessantes e impactantes. Saiba mais sobre Nutrição de Leads.

Gerencie o relacionamento com cliente

Conhecida por Customer Relationship Management (CRM), a estratégia de relacionamento que tem chamado a atenção de empresas de vários segmentos coloca o cliente no centro das atenções quando o tema é vendas. Mas como esse processo funciona exatamente? O CRM basicamente é feito por meio de plataformas específicas que auxiliam em pontos fundamentais para efetivar as vendas. O primeiro deles diz respeito à organização de informações sobre o cliente e definição de qual passo será dado de acordo com o perfil ou da etapa em que está. Uma ligação é necessária? Uma reunião? As informações coletadas servem para direcionar cada passo.  

A possibilidade de centralizar todas as informações do público-alvo também se mostra fundamental, pois assim gerencia-se os contatos de forma eficiente. Se um cliente comenta que não gosta de receber ligações, o acesso a esse registro auxilia na hora de direcionar a venda. Além disso, com a mesma plataforma, é possível acompanhar o andamento da equipe, um aspecto fundamental para os gestores. Para finalizar, o CRM aumenta muito as chances de conseguir fidelizar o cliente justamente por apresentar um “mapa” confiável de cada um. Neste caso, podemos utilizar a Automação de Marketing, que vai otimizar todas estas ações e centralizá-las em um único local.

 

 

Inclua outras áreas na produção de conteúdo

Parece simples produzir conteúdo de qualidade, especialmente na visão das empresas de TI que já estão por dentro do Inbound Marketing. Mas é importante lembrar que essa produção de conteúdo não passa somente por um texto de qualidade que traga informações importantes para o leitor. Todo os processo deve ser levado em conta e também deve envolver diversas áreas da empresa. Saiba Por que empresas de TI devem investir em Inbound Marketing.

Não basta uma boa ideia, os conteúdos precisam ser direcionados para as personas adequadas e também influenciar a evolução dos leads e impacto nas vendas. Nesse sentido, após pensar em possíveis temas para trabalhar nas redes, é preciso articular essas ideias junto à área de vendas. É essa área que poderá dizer, com base em dados recolhidos,  se os temas devem agradar ou não o público-alvo. Além disso, a área de vendas sempre pode sugerir novas ideias que os profissionais de conteúdo não tinham em mente. Ou seja, o trabalho em conjunto é a melhor opção para planejar, definir e criar conteúdos de impacto.

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