Um setor estratégico para a economia brasileira, o ramo das telecomunicações evoluiu de forma significativa nos últimos anos por conta das empresas regularizadoras de Telecom. Mas como essas companhias poderiam aumentar o Retorno sobre Investimento (ROI) com os meios digitais? Afinal, esse é o principal interesse quando se veicula uma campanha.

Uma estratégia digital integrada pode dar mais visibilidade, força à marca e também resultar em mais clientes para contratar o serviço em questão. Para chegar a esses clientes, não basta disponibilizar conteúdos sobre a própria empresa: é preciso compreender o que as companhias de telecom buscam atualmente – as perguntas para as quais precisam de respostas.

Nesse sentido, quanto mais informações acerca de cada cliente, melhor. A seguir, você confere 3 pontos principais relacionados às estratégias digitais que podem aumentar o ROI das empresas regularizadoras de Telecom.

Otimização de conversão

A chamada Conversion Rate Opitimization (CRO), ou Otimização da Conversão, diz respeito à melhoria de um site ou página na web no sentido de gerar mais conversão. E, logicamente, por meio desse processo é possível aumentar o ROI de forma significativa. O CRO é um processo dinâmico, na mesma medida do mundo digital, e procede da seguinte forma: insight da equipe sobre uma possível melhoria, implementação ou teste e avaliação dos resultados.

Mas será que vale a pena investir nesses testes? Estudos apontam que a maioria das empresas que trabalha com CRO percebeu os resultados na otimização após a testagem. Ou seja, esse é uma mudança calculada que vale a pena, pois acomodar-se está longe de ser a melhor estratégia. Mesmo que as empresas regularizadoras de Telecom não precisem alcançar um público amplo, suas plataformas online devem conduzir o cliente pelo melhor caminho.

É importante destacar que há várias taxas de conversão, ou seja, cada passo que o usuário dá rumo à compra envolve uma etapa. As principais são: a) perceber que há uma necessidade; b) pesquisar; c) avaliar as alternativas disponíveis; d) comprar; e) etapa pós-compra. Todas elas podem ser otimizadas com o CRO para aumentar o ROI da empresa.

Relacionamento, nutrição e qualificação de Leads

Ter mais clientes que cheguem à fase de compra é um dos fatores que aumenta o ROI de uma empresa. Entretanto, há todo um caminho para se atingir esse ponto, a chama jornada de compra. Através dela o possível cliente passa pelas fases de aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e, finalmente, avaliação e compra.

O direcionamento de conteúdos específicos para os clientes em cada fase deve integrar as estratégias de relacionamento, nutrição e qualificação de Leads. Para isso, é preciso entender os desejos e necessidades desse cliente e centralizar as informações para fácil acesso da área de vendas.

Quanto mais materiais de seu interesse o Lead recebe, mais informações fornece e torna mais simples o trabalho da área de vendas em cada abordagem.

Saiba mais sobre Nutrição de Leads.

Fortalecimento da imagem

Se mais de 1 bilhão de pessoas usam o Facebook atualmente, é imprescindível olhar com atenção para essa ferramenta digital. Por meio dela, é possível divulgar conteúdos, fortalecer a marca e estabelecer um relacionamento mais próximo aos clientes. Sem dúvida, o uso adequado das redes sociais possibilita ganhos reais em ROI.

Nesse sentido, é preciso saber como fazer as publicações nessas mídias. Por exemplo, um dos pontos básicos é identificar o melhor horário para realizar uma publicação. Não adianta publicar um conteúdo às 2 da manhã se os seus possíveis clientes costumam interagir mais com a página a partir das 10h.

Os conteúdos, tanto textos como imagens, também precisam ser chamativos e instigantes. Com um trabalho bem planejado e a longo prazo, as redes sociais podem gerar resultados surpreendentes com pouco orçamento envolvido.  

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