Antes de criar uma estratégia de comunicação é fundamental ter em mente elementos essenciais para garantir o seu sucesso. Um deles diz respeito ao público-alvo da campanha. É preciso, primeiramente, saber quem é o possível comprador para então criar a mensagem adequada para atingir esse consumidor em potencial.

O indicado é pensar na estratégia que permitirá à sua empresa atingir seu público-alvo de maneira precisa através de criação de conteúdo. Mas como fazer isso? Como escrever textos, desenvolver materiais, como podcasts, e-books, e-mail marketing, entre outros, de maneira a atingir o público-alvo com maior eficiência? A resposta está na criação da persona.

Para ajudá-lo, criamos um Guia básico da Persona: O que é e como montar a ideal para seu negócio. Confira!

O que é a persona?

Por persona entendemos um personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa, aquele que reúne todas as características que seus principais compradores apresentam.

A criação da persona tem a ver com o entendimento de que para que a estratégia de marketing digital funcione, é o seu público que deve ser estudado e compreendido — permitindo que você conheça o consumidor ideal para determinada ação e assim elaborar conteúdo que interesse a essas pessoas.

Como se define a persona?

Existem variadas maneiras de se criar uma persona, cabendo a cada empresa correr atrás das informações que forem mais pertinentes para atingir os objetivos de seu negócio. Alguns sites, por sinal, disponibilizam um gerador de personas.

Pensando de forma mais genérica, o primeiro passo para criar sua persona é através de pesquisas qualitativas e quantitativas. Para obter esses dados, é necessário criar um formulário, fazer pesquisas e entrevistas com os seus melhores clientes — você pode alterar e adaptar essas perguntas de acordo com a sua área de atuação.

Dentre as perguntas que você pode fazer ao seu cliente, estão:

1 – Quais são as características pessoais do seu consumidor?

Saiba seu nome, idade, sexo. Cidade onde mora, região, profissão, gostos pessoais, qual sua história de vida.

2 – Qual é a trajetória acadêmica?

Entenda mais sobre a escolaridade dos entrevistados, analisando questões como áreas de preferência, comportamento social, tipos de amigos, se fez curso superior, qual a sua trajetória acadêmica.

3 – Qual é a trajetória profissional?

Procure compreender o perfil profissional de sua persona, através de informações, como o seu primeiro emprego, trabalhos anteriores ao atual, se mudou de cargo desde quando entrou na empresa, se ele se sente satisfeito com seu atual momento profissional e qual o tipo de emprego que ele considera ideal.

4 – Como ele se vê no momento atual?

Aqui é possível encontrar informações sobre aspectos mais gerais que fazem parte da vida do consumidor. Considere seus hábitos de consumo, bem como atividades de lazer. Perguntas sobre a cidade em que ele vive, se é uma grande cidade, ou uma cidade mais tranquila, qual é o status de seu relacionamento, se possui animal de estimação, se costuma sair com amigos ou sozinho, como se dá sua vida social, entre outros.

5 – Como é sua vida financeira?

Procure saber mais sobre sua vida financeira. Se é bom pagador ou se possui dívidas, se costuma comprar à vista ou a prazo, se é impulsivo na hora de fazer negócios, quais são os fatores determinantes influenciadores para que esse consumidor faça compras.

6 – Como é sua vida pessoal?

Saiba qual é a orientação pessoal do consumidor, bem como questões como religiosidade, orientação política, hobbies e programas prediletos, se gosta de filme, música, qual o gênero preferido, se tem hábitos diurnos ou noturnos, se participa de redes sociais e como essa experiência se dá.

7 – O que ele pensa?

Construa também o perfil psicológico do seu consumidor modelo. Se ele possui comportamento mais introvertido ou extrovertido, se vê a vida de maneira positiva ou negativa, se é uma pessoa segura ou insegura, se costuma correr riscos ou é avesso a isso, se é espontâneo ou se segue planos pré-determinados, se faz as coisas de acordo com a própria vontade ou se deixa-se afetar por julgamentos externos.

8 – Como ele se relaciona com a marca?

Procure compreender se ele tem algum tipo de objeção àquilo que você oferece, além de impressões sobre o que ele pensa a respeito de sua marca e de sua concorrente. Verifique também como ele costumar fazer as compras e o que ele observa antes de fechar negócio.

Analisando os dados coletados

Com as informações à disposição, você deve encontrar padrões entre os clientes analisados. Dessa forma, chegará aos eventuais problemas e pensar nas soluções que serão o diferencial de seu serviço.

Verifique o que é compatível entre as pessoas pesquisadas. Veja se alguma dessas situações pode ser resolvida com a criação de conteúdo e faça seu planejamento em cima disso.

Criando o perfil ideal

A partir da análise desses dados obtidos é chegado o momento de criar o perfil mais exato possível do seu cliente ideal. Um caminho para isso é escrever uma pequena história, onde eventos que fazem parte das vidas das pessoas sejam imaginados. Isso ajuda muito a definir o perfil e tem grande relevância na hora de se produzir conteúdo, pois, sendo direcionado, ele possui maiores possibilidades de atingir em cheio os desejos e necessidades das pessoas.

Lembre-se: pessoas que se identificam com determinada coisa tendem a criar empatia. Um bom trabalho de conteúdo que seja baseado em sua persona pode atingir esse objetivo com maior eficiência.

Planeje seu conteúdo através da sua persona

Para produzir conteúdos úteis para seu público é preciso ter atenção a elementos como o tom certo para a interação e até mesmo a compatibilidade de ideias propostas com aquilo que as pessoas querem ler. É pertinente pensar em estratégias de comunicação e direcionar as mensagens dos seus textos para essa persona criada. Benefícios como atenção e interesse serão essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Investindo em pesquisa e observação, você terá meios para obter informações relevantes a respeito de quem faz parte do universo da sua marca. Em posse desse material, procure pensar no perfil de consumidor mais adequado. Por fim, produza conteúdo pertinente para a pessoa fictícia que vai surgir dessa observação. Pronto. Esta é a receita para criar a sua persona. Agora é só colocar a mão na massa.

Agora que você já sabe a importância da persona para as suas estratégias de marketing digital, confira também sobre como o martketing digital pode alavancar suas vendas!