Como sua empresa se saiu em 2106? Teve resultados satisfatórios? Conseguiu atingir os objetivos e as metas de venda? Esperamos que sim, mas como o ano de 2017 está só começando, novas expectativas, novos desafios e aquele sentimento de “vamos com tudo” vêm junto com ele; e por isso mesmo é que você deve estar atento a tudo que está rolando, principalmente novas tendências e novas estratégias que possam melhorar ainda mais sua performance neste ano que se inicia.

Aqui sempre chamo a atenção para as mudanças que ocorreram e que continuam ocorrendo de forma frenética no comportamento das pessoas – e dos consumidores em especial – com a internet chegando a cada vez mais usuários e oferecendo funcionalidades cada vez mais poderosas em termos de conexão, relacionamento e recursos tecnológicos. Isso significa que o número de pessoas que se conecta a cada minuto continua crescendo em progressão geométrica e as empresas, por sua vez, também podem se beneficiar com estratégias digitais bem delineadas para se relacionar com seu público de forma muito mais assertiva.

Conteúdo como Estratégia-chave

As mudanças que vêm ocorrendo em função do avanço da internet e da tecnologia – que possibilitou o acesso móvel – modificaram radicalmente a maneira como as pessoas têm interagido com marcas, produtos, empresas e conteúdos. O consumidor de hoje é um indivíduo crítico, ativo, que usa massivamente a internet e seus canais para encontrar soluções para suas dores, informações para suas dúvidas e respostas para seus anseios, e principalmente procura tudo isso em forma de conteúdos que lhe sejam interessantes.

Muitas empresas, assim como profissionais de várias áreas, estão se destacando produzindo materiais ricos que visam resolver estas questões de seus prospects, ávidos por informação. E neste quesito podemos dizer, sem sombra de dúvida, que investir em conteúdos de vídeo é a melhor maneira de ganhar destaque, aumentar o tráfego e fazer a diferença na cabeça de seu consumidor.

Não é preciso ser um Steven Spielberg e nem uma DreamWorks

Segundo o Year in Search, o ranking anual do Google que listou os conteúdos mais buscados em 2016, os vídeos são comprovadamente uma das formas de conteúdo mais buscadas pelos consumidores em geral quando precisam de algum tipo de informação ou entretenimento. Portanto se você utilizar vídeos de forma estratégica, com toda certeza vai ter muito mais chances de se tornar relevante e ganhar autoridade dentro da sua área de atuação. E o mais animador: você não precisa ser um grande diretor ou ter uma grande soma para bancar uma superprodução, pois apesar de fatores como criatividade e qualidade serem sempre grandes diferenciais, os vídeos podem ser produzidos com um mínimo de recursos e técnicas de edição bastante elementares. Além disso, como são vídeos curtos, você pode produzir sequências e ir oferecendo aos seus clientes a medida que o relacionamento com eles vá evoluindo. Alem disso você pode torná-los mais “encontráveis” aplicando ténicas de SEO exclusivas para otimização de vídeos na internet.

Por que incluir vídeo em sua estratégia?

Vídeos sempre causaram muito mais impacto do que somente texto ou áudio. Quando a TV foi inaugurada, foi uma revolução: as pessoas passaram a acompanhar os noticiários, as novelas e programas diretamente do conforto de suas casas e de uma forma totalmente nova. Na verdade, o que a TV trouxe de novo foi a proximidade com o espectador, onde um apresentador, um repórter ou um ator passou a falar diretamente com quem estava do outro lado da tela, o que trouxe um novo modo de comunicar. Daí por diante, muitas áreas também sofreram o impacto e se reinventaram, como a publicidade e o entretenimento principalmente. Foi um caminho sem volta, ainda que não significasse a morte do rádio, do cinema e nem do jornal, mas sim porque se inventou um modo novo e direto de fazer comunicação.

Como toda supremacia não dura para sempre, a TV começou ter seus primeiros revezes quando a internet entrou em campo trazendo outra grande novidade que iria causar uma outra revolução: a interatividade. Mas a TV só começou a perder terreno de fato quando a banda larga passou a ser acessível por uma boa parte da população e quando os dispositivos móveis se tornaram febre, o que significa que plataformas como Youtube agora poderiam transmitir milhares de conteúdos interessantes e serem acessados de qualquer lugar, via notebooks, celulares e desktops, e o mais importante: agora o espectador poderia escolher sua própria programação. O conteúdo on demand deu tão certo que passou a ser a palavra de ordem, sendo a base para o nascimento de empresas de streaming como a Netflix. Isso muda toda a regra do jogo, certo?

Dados sobre o consumo de vídeos online

Em 2014, em um evento realizado para anunciantes, Eric Schmidt, presidente do conselho executivo do Google, foi categórico em suas declarações: segundo ele, a “batalha” travada entre o Youtube e a televisão já é algo que está no passado porque o site de vídeos já superou o modo tradicional de ver TV.”. E é verdade, pois hoje o Youtube supera a marca de 1 bilhão de visitantes únicos por mês, e pretende expandir ainda mais sua presença global.

Um bom exemplo são as muitas “celebridades” nascendo e crescendo a partir da internet e indo depois para a TV, ou seja, traçando um caminho oposto ao que acontecia antes.

Outro dado muito interessante fornecido pela gerente de parcerias estratégicas do YouTube, Amy Singer, em 2014, afirma que os brasileiros formam o segundo maior mercado consumidor de vídeos na internet, o que mostra um fortalecimento crescente do mercado online no país.

E como se não bastasse, o YouTube está apertando os planos de expulsar as operadoras de televisão da sua sala e se tornar a sua principal fonte de entretenimento. De acordo com o Telegraph, a plataforma de vídeos da Alphabet vai iniciar um serviço de streaming pago em 2017: o Unplugged.

Estas informações indicam claramente que a maior plataforma de vídeos online do mundo hoje é o canal de rede social mais acessado da internet, precedido pelo Facebook e pelo Twitter, respectivamente.

Ainda não se convenceu? Vamos a alguns números.

Números e estatísticas

  • Segundo a Cisco, estima-se que em 2020, 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos (fonte: Cisco)
  • Vídeos já atingiram a marca de 90% do conteúdo visto na internet em 2016 (fonte: Cisco)
  • Vídeos aumentam em até 53% as chances de seu negócio aparecer na primeira página do Google (fonte: Cisco)
  • Hoje 86% dos usuários de internet brasileiros já assistem vídeos online (fonte: eMarketer)
  • Em uma pesquisa feita para uma grande varejista, 90% das pessoas relatou que assistir um vídeo sobre um produto foi essencial para a decisão de comprar online (fonte: Video Brewery)
  • O número de conteúdos em vídeo publicados no Facebook está crescendo significativamente e conteúdos em vídeo geram mais engajamento do que apenas com imagens e links (fonte: Buzzsumo)
  • Em um e-mail marketing, apenas a palavra vídeo no assunto pode aumentar as taxas de abertura em até 13% (fonte: Experian)
  • Incorporar o link de um vídeo no e-mail pode aumentar em até 21% as taxas de conversão (fonte: Experian)
  • 60% dos visitantes de uma página na web com vídeo clicam para assisti-lo antes mesmo de ler uma palavra sequer do conteúdo (fonte: PageWiz)
  • Hoje as pessoas gastam mais ou menos 6 horas por semana assistindo vídeos on demand (fonte: ConsumerLab)

Estes são apenas alguns dados que indicam que em 2017 os vídeos online vão ter um boom e prometem ser a melhor estratégia para se destacar da concorrência e chegar até o consumidor. No Inbound Marketing, onde o conteúdo é a chave para atrair, converter e se relacionar com leads e clientes, os vídeos online são uma excelente aposta, pois além de aumentar significativamante o tráfego no seu site, conseguem três vezes mais conversões do que conteúdos somente em texto e fotos.

Se você possui uma empresa de serviços ou produtos, um e-commerce, uma instituição de ensino presencial ou EAD, uma empresa de tecnologia, software ou mesmo da área de finanças, nossa dica é investir em conteúdos de vídeo aliados a uma boa estratégia de Inbound marketing. Isso trará resultados muito animadores para o seu negócio.

Portanto aproveite o 2017 para traçar novas metas, mas lembre-se de inovar para percorrer novos caminhos.