Construir conteúdos de qualidade que sejam interessantes para seus clientes é algo essencial para que o marketing digital funcione de modo eficiente. Mas como fazer um conteúdo que realmente atraia as pessoas?

O primeiro passo é conhecer o perfil do possível cliente: os consumidores de software são pessoas que se interessam por tecnologia e novidades no setor de desenvolvimento e atualizações de programas e sistemas. Dessa forma, é possível buscar informações sobre as necessidades desses clientes em potencial, permitindo construir um conteúdo mais adequado aos problemas que ele enfrenta. Um método eficiente no marketing digital é estudar a jornada de compras dessas pessoas.

O que é a jornada de compras no contexto digital?

A jornada de um cliente se inicia na pesquisa por mais informações sobre determinado tema ou produto. Com isso, ele conhece mais sobre as possíveis soluções para seu problema e avalia as alternativas para escolher a mais adequada.

Esses passos podem ser divididos em quatro etapas da jornada de compra:

• Aprendizado e descoberta: o primeiro passo é a identificação de informações que possam ser relevantes e ajudem o cliente a aprender sobre o tema. Porém, muitas vezes, ele nem sabe qual é seu problema real, nem se precisa de uma solução.

Dessa forma, se torna responsabilidade do site ou blog fornecer conteúdo para atrai-lo, de modo que ele identifique um problema que ocorre no seu cotidiano. Isso acontece com frequência na venda de um software, já que o internauta não conhece as funcionalidades do programa vendido e nem se tem um problema que pode ser solucionado com essa alternativa.

• Reconhecimento do problema: após descobrir informações sobre um novo sistema, por exemplo, o cliente precisa visualizar um problema que ele enfrente no cotidiano que possa ter relação com esse sistema.

Nessa etapa, é comum os internautas pesquisarem sobre as vantagens e o funcionamento das alternativas para o problema, por essa razão se torna viável publicar conteúdos que abordem essa temática.

• Consideração da solução: nesse momento, o cliente já sabe quais as opções estão disponíveis no mercado e procura compará-las para chegar a uma decisão. O papel do marketing digital aqui é oferecer uma comparação sincera, por meio de informações técnicas e relevantes.

• Decisão: por último, os consumidores escolhem um produto para comprar e é nessa etapa que os detalhes fazem a maior diferença. Uma ótima estratégia é focar nos diferenciais do produto e em relatos reais de outros usuários.

As vantagens e qualidades do software são avaliadas diretamente nesse passo, de forma a contribuir ativamente para a tomada de decisão.

Essas estratégias fazem parte de um conjunto de técnicas utilizadas digitalmente para promover produtos e serviços: o inbound marketing (marketing de atração). É possível perceber que em todas elas o conteúdo é desenvolvido de forma a conversar com o possível cliente, seguindo suas necessidades e o atraindo para conhecer mais sobre o tema. É essa atração que geram os resultados esperados nessa estratégia.

Como utilizar essa técnica?

Os conteúdos desenvolvidos, tendo como base a jornada de compra do cliente, funcionam perfeitamente se há sintonia entre a etapa do consumidor e a etapa textual. Ou seja, o texto e o cliente devem estar no mesmo passo.

Dessa forma, essa estratégia funciona com eficiência na automação do marketing, criando regras e padrões que entregam o conteúdo correto para cada pessoa conforme as ações dela dentro do site.

É recomendado, também, criar alguns modelos de iscas, como conteúdos extras etc. Dessa forma, é possível avaliar com mais exatidão a mudança de visitante para cliente.

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