A área da educação tem mudado de forma significativa nos últimos anos, especialmente nos segmentos de educação superior e educação a distância. E para acompanhar esse ritmo as instituições precisam estar atualizadas em termos de estratégias de comunicação, a exemplo das ações de marketing inbound. Ao invés de ter como foco a propaganda direta, essa estratégia trabalha com a veiculação de conteúdos novos, interessantes e que acrescentem algo novo aos usuários.

O marketing inbound é realizado especialmente por meio de 5 etapas principais: atração, conversão, relacionamento, vendas e análise. Mesmo enraizada no mundo digital, a educação a distância não dispõe automaticamente das novas estratégias de comunicação desse meio – é preciso um esforço de desenvolvimento nesse sentido. Mas como o setor poderia se beneficiar com o marketing inbound? Valeria esse esforço? É o que você confere a seguir.

1. Atração de candidatos

O primeiro benefício imediato do marketing inbound para o segmento de educação a distância é a redução de custos com publicidade na hora de atrair candidatos. Para isso, são utilizadas plataformas online, como blogs e redes sociais.

Ao contrário de propagandas agressivas, o marketing inbound visa atrair o público por meio de conteúdos significativo, ou seja, não vai atrás dos candidatos, mas desperta o interesse deles. Para o setor de educação, é sempre benéfico disponibilizar todas as informações que esclareçam o candidato para a tomada da melhor decisão. A instituição deve fazer com que cada um perceba as vantagens da educação a distância por meio de textos informativos e interessantes. Esse quesito será fundamental para a retenção do aluno no curso.

2. Retenção de candidatos

Mesmo após conquistar o aluno, o segmento de educação a distância não deve ser displicente em relação aos candidatos já matriculados. Mesmo que o curso seja pago inteiramente à vista, o descaso pode afetar a imagem da instituição – e manter os alunos satisfeitos é uma boa propaganda por si só. Nesse sentido, é preciso manter os canais de diálogo abertos e investir em um relacionamento duradouro. Campanhas de e-mail marketing são ferramentas excelentes para tal. Responder dúvidas, dar suporte e oferecer serviços gratuitos são ótimas opções de estreitar os vínculos com o público-alvo. Os conteúdos educativos, que compõem a chamada oferta indireta, são um ótimo atrativo durante o percurso do estudante.  

3. Ex-alunos satisfeitos

O setor de educação a distância deve prezar para que seus candidatos completem os cursos. E o marketing positivo se reflete por meio de ex-alunos satisfeitos e com o diploma na mão. Nesse sentido, o marketing inbound pode ajudar a detectar os principais problemas que os estudantes passam para completar o curso e auxiliá-los com conteúdos direcionados para a resolução desses problemas. O setor não deve ter medo de abordar desafios do ensino a distância em conteúdos originais e esclarecedores.

 

 

4. Identificação de perfis

Por meio do marketing inbound, é possível criar uma base de dados de alunos e futuros alunos por meio de formulários preenchidos para a obtenção de algum material gratuito, por exemplo. Mas especialistas em marketing online alertam: é preciso manter esses dados sempre atualizados para não cair no erro de enviar convites de matrícula para alunos já matriculados, por exemplo. O descaso pode resultar no efeito inverso e afastar os alunos da instituição.

Com os dados de blogs e redes sociais, também é possível identificar o perfil dos estudantes de cada área e aprimorar as estratégias de comunicação. Ferramentas como o Google Analytics oferecem números relacionados às visitas diárias, análise de redes sociais e relatórios com dados específicos. A partir desse levantamento, é possível criar novas estratégias ou reelaborar as que já existem.

5. Acompanhando as novas gerações

A comunicação está de cara nova, isso é fato. E o marketing inbound traduz perfeitamente a forma de aproximação mais eficiente a novos alunos. Por isso, o setor de educação a distância deve acompanhar a tendência de conteúdos customizados e, consequentemente, as novas gerações. Qualquer instituição que não se adequar à nova demanda pode perder uma grande fatia do mercado e recuperar essa perda posteriormente dará muito mais trabalho do que investir em uma estratégia de comunicação eficiente desde o começo.

 

Se você possui uma empresa de educação a distância, esperamos que esse conteúdo tenha chamado sua atenção para a obtenção de melhores resultados com o Inbound Marketing. Fique ligado em nosso blog e comente suas impressões abaixo!