Como funciona o Inbound Marketing?

Inicialmente, o Inbound Marketing prevê que o empresário conheça em profundidade quem é o seu público-alvo, por meio da criação de buyer personas — que seriam representações fictícias do “cliente ideal”. Ao conhecer quem é o público-alvo do negócio, é possível criar conteúdos direcionados para esses perfis, que atendam realmente suas necessidades e ansiedades, tornando-se uma referência para a compreensão de um determinado tema.

Após identificar quem são essas personas, será possível desenvolver a estratégia de Inbound Marketing, composta por quatro ações:

  • Atrair: gerar tráfego para o site;
  • Converter: converter visitantes em leads;
  • Fechar: converter leads em clientes através da efetivação da venda;
  • Encantar: fidelizar o cliente e torná-lo um divulgador da sua marca.

Esses momentos do Inbound são influenciados por três variáveis: conteúdo, tempo e lugar — ou seja, entregar o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo! Dessa forma, o usuário é levado adiante nas ações do marketing e, de um visitante do site, torna-se um cliente fidelizado e que divulga a marca.

Como fidelizar seus clientes usando Inbound Marketing?

A etapa de fidelização acontece após um extenso trabalho de conhecer o público-alvo, elaborar conteúdos de qualidade e relevância e, finalmente, provar para o cliente que a sua empresa oferece as melhores vantagens de negócio.

Mas, de acordo com a metodologia Inbound, esse cliente ainda é essencial para a empresa mesmo após a conclusão da venda. Fidelizar o cliente envolve novas estratégias, e deve ser vista pelo empresário como uma oportunidade única de tornar aquela pessoa fiel à sua marca, impedindo que o concorrente ganhe esse cliente em uma negociação futura. Para isso, você precisa continuar produzindo conteúdo para esse usuário e, assim, superar as expectativas dele.

O pós-venda é a primeira parte da fidelização do cliente, e deve ser acompanhado por um atendimento personalizado nos canais online da empresa. Confira outras estratégias do Inbound para garantir que o cliente continue voltando:

Personalização

A personalização atua como uma smart call to action, que identifica em qual fase da jornada do comprador o usuário se encontra e, a partir daí, direciona ofertas mais relevantes para aquele usuário.

Redes sociais

As mídias sociais são um novo tipo de SAC 2.0, onde o cliente deve ser atendido com rapidez e personalização. Responda às dúvidas, ofereça soluções, interaja. Encantar o cliente é sobre fazê-lo sentir-se único e importante para você!

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia fundamental para quem deseja continuar alimentando a base de contatos com informações, promoções, diferenciais, vantagens e ofertas. Lembre-se de que, neste momento que o contato já é um cliente e você conhece as preferências dele, você deve usar esse conhecimento a favor do seu negócio. Portanto, ofereça ao seu cliente uma experiência única de pós-venda.

E quando o cliente já foi fidelizado?

As estratégias do Inbound Marketing fazem com que o cliente se interesse por seu negócio, querendo saber mais sobre a empresa, as vantagens e diferenciais oferecidos e, dessa forma, criando um verdadeiro relacionamento. E para que ele se mantenha, é fundamental que a empresa também conheça seu cliente e se interesse por ele, por suas motivações e necessidades!

Por isso, continue sempre oferecendo conteúdo de qualidade e prezando por estratégias como o Inbound Marketing, que agregam valor a sua empresa ou marca e, assim, levam informações relevantes a seu público-alvo — que, cada vez mais, enxergaram sua empresa como muito mais do que apenas a provedora de um determinado produto ou serviço.

E para continuar a proporcionar uma experiência cada vez mais completa a seus clientes, aproveite para conferir também nosso post sobre como o perfil do consumidor está mudando na era digital!