Como empresas de diferentes tamanhos e segmentos enxergam a importância do Marketing de Conteúdo como aliado do Marketing Digital para conquistar clientes e aumentar vendas, o blog corporativo em sites organizacionais ganhou força nas estratégias de comunicação, servindo como canal complementar e alternativo das redes sociais e demais meios. Seu papel principal é unir de forma flexível e interativa as informações tanto sobre a marca, produtos e serviços, quanto conteúdos relevantes que sejam de interesse do público. Apresentando esse material, sua marca será capaz de:

  • Estabelecer liderança;
  • Ser encontrada de forma orgânica no Google;
  • Ser interativa e dinâmica;
  • Gerar aprendizado;
  • Diminuir o processo de vendas;
  • Ter tráfego constante no site.

A produção de conteúdo relevante estimula o cliente na tomada de decisão de compra, reflete a identidade da marca e estreita o relacionamento entre empresa e consumidor, sendo um grande influenciador no aumento de oportunidade de vendas e fidelização. Seus outros benefícios incluem:

Melhora de SEO

Criar um blog corporativo no site organizacional com conteúdo original e recorrente fideliza leitores e traz audiência quando combinados com outras estratégias de otimização de SEO, como as palavras-chave certas e uso de links internos. Quanto mais tráfego o site tiver, mais relevante a sua marca será e ficará mais bem posicionado nos mecanismos de busca como Google e Bing.

Aumento de audiência nas Redes Sociais

A combinação entre blog, site e redes sociais é uma das melhores maneiras de divulgar o conteúdo gerado e firmar a presença da empresa na web. Tem post novo no blog? Compartilhe-o nas páginas oficiais da empresa, estimule comentários e mantenha o leitor navegando no mundo virtual que você construiu para a marca. Manter as páginas nas redes atualizadas é indispensável, caso contrário a empresa parece descomprometida.

Referência

Aproveite a oportunidade para tirar dúvidas, falar sobre o mercado, divulgar pesquisas, dar notícias, disponibilizar vídeos e infográficos e publicar artigos educativos e informativos. Ao produzir um conteúdo de qualidade a sua marca ajuda o consumidor, passa a ser vista como referência por ele e ganha sua confiança, tornando-se, então, a primeira opção de compra do segmento.

Crescimento de vendas

Uma pesquisa realizada pela Reuters e divulgada pela Hubspot mostrou que 81% dos brasileiros leem blogs, listas e artigos de forma regular. Aplicando o Marketing de Conteúdo em conjunto com outras ações de Inbound Marketing, a empresa pode captar leads e nutri-los até que estejam prontos para compra.

Lembre-se que com a sua marca sendo referência o consumidor está mais bem preparado e a poucos passos da fidelização, situações que diminuem consideravelmente o ciclo de vendas.

Interação direta

Os consumidores querem uma conversa de duas vias, em que ele possa falar abertamente o que pensa e receber uma resposta direta da empresa. Ao criar um blog corporativo, a marca aprimora o relacionamento e desenvolve um diálogo ainda mais próximo com o consumidor, tendo a possibilidade de conhecê-lo melhor.

Incentive comentários, perguntas, feedbacks e responda todas as dúvidas para mostrar ao público que você se importa com a opinião dele. Fique de olho nos comentários, compartilhamentos e número de visualizações para saber se os assuntos abordados estão agradando. Identifique erros e tenha novas ideias de pautas e ofertas. Descobrindo o que o público quer você pode dar exatamente o que ele deseja!

Coleta de dados

Se criar um blog corporativo a empresa obterá informações demográficas dos leitores, fontes de tráfego, palavras relevantes, tempo de permanência, entre outras informações que ajudam a aprimorar a estratégia de marketing e identificar possíveis erros. Use as métricas para alinhar suas atitudes com os objetivos do negócio!

Para conhecer um pouco mais sobre como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa a colher muito mais resultados, baixe nosso eBook sobre Marketing Digital para Iniciantes – O passo a passo.

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Bom proveito!

Gostou de saber os motivos de criar um blog para a sua empresa? Dê seu feedback nos comentários.