Com a chegada da internet a comunicação entre marcas e consumidores passou por uma grande transformação. A relação entre eles está cada vez mais próxima, esse consumidor cada vez mais exigente e, com o acesso facilitado às informações, as pessoas não estão mais tão receptivas as abordagens comerciais do marketing tradicional.
Diante desse cenário, o marketing de conteúdo tem ganhado espaço e tem sido muito valorizado pelas pessoas. Muitos empresários já perceberam que essa estratégia é uma tendência muito eficaz para atrair clientes e aumentar as vendas da empresa.
No entanto, há ainda quem se questione se vale a pena investir em conteúdo como estratégia de marketing digital. A seguir, selecionamos os principais motivos para iniciar a produção de conteúdo imediatamente. Confira!
Custo totalmente acessível
Não é preciso gastar muito para a criação de conteúdo. Diferentemente do marketing tradicional, no qual é necessário investir uma boa quantia para alcançar um volume razoável de audiência, na internet o alcance da sua informação é potencializado por um custo mínimo. Para você ter uma ideia, para iniciar uma campanha no Facebook, por exemplo, sua empresa teria investir apenas R$10,00, por dia, e com a garantia de obter resultados positivos.
Conheça o seu público-alvo e produza o conteúdo ideal
Escolhendo as métricas certas e analisando-as com cuidado, você será capaz de identificar com detalhes quem é a sua persona, como ela chegou até você, criar conteúdo de qualidade voltado para ela e se comunicar de maneira personalizada e eficiente. Desta forma, a sua marca cria um relacionamento com o seu público e aumenta as chances de gerar negócios. Isso não acontece no marketing tradicional, já que a comunicação é feita em massa e não há customização da mensagem.
Faça com que sua empresa seja referência em sua área de atuação
Outra vantagem que a produção de conteúdo oferece é a possibilidade da empresa se tornar uma autoridade no segmento de atuação — isso acontece quando os consumidores passam a considerar o seu negócio como uma fonte valiosa de informações.
Desta maneira, as pessoas se relacionam cada vez mais com as empresas que produzem conteúdo de qualidade e no momento da decisão de compra, certamente vão se lembrar da marca que está mais próxima do seu dia a dia, disponibilizando um conteúdo relevante.
Imagine que a sua empresa atue no setor de alimentos e quer se tornar referência sobre alimentação saudável. Através do seu blog e da publicação frequente de conteúdos que além de abordarem essa temática também educam o seu consumidor, você pode atingir um número de maior de pessoas que se interessam por esse assunto e, consequentemente, clientes. Sem dúvida, esta estratégia se aplica praticamente a todas as áreas de atuação, então invista na criação de conteúdo e conquiste notoriedade perante o seu mercado.
Não se esqueça que usando as estratégias de SEO corretamente você pode melhorar consideravelmente a sua posição nas buscas orgânicas do Google.
Mensuração dos resultados
Na internet tudo é mensurável, pois existem diversas ferramentas para medir com precisão o resultado de cada ação. A mensuração é uma etapa fundamental para o aprimoramento contínuo da estratégia — é um indicador importante para a empresa perceber se deve manter a tática que vem sendo utilizada ou se é preciso repensar a abordagem para otimizar os resultados.
Embora não seja necessário ter muitos recursos para investir em marketing de conteúdo, é preciso um bom planejamento. Contar com profissionais especializados para desenvolver uma estratégia de sucesso para o seu negócio no ambiente digital, é essencial para alcançar resultados positivos. Por isso, fique atento e invista na criação de conteúdo com base em um planejamento realizado previamente e que define metas e objetivos.
Ainda tem dúvidas sobre como investir em conteúdo poderá trazer resultados positivos para o seu negócio? Fale com a gente e deixe o seu comentário aqui no post