Para que uma campanha de e-mail marketing seja bem-sucedida, não basta apenas programar e-mails sequenciais para a sua base, é preciso muito mais que isso! A estratégia envolvida nesse processo deve estar bem alinhada com os objetivos do negócio.

Diversos aspectos são responsáveis pela qualidade de uma campanha, mas vários deles são ignorados pelos profissionais de marketing e isso compromete seriamente os resultados das suas ações.

Para evitar que a sua empresa perca oportunidades de gerar negócios com essa ferramenta fantástica, é preciso conhecer todas as possibilidades estratégicas que são essenciais para otimizar a sua campanha.

Por isso, neste artigo reunimos as principais táticas para otimizar as suas conversões e aumentar o retorno sobre o investimento. Confira!

1. Teste diferentes abordagens

Descubra o que é preciso aperfeiçoar através do famoso teste A/B para elevar os resultados da sua campanha. Envie dois tipos de e-mail para uma amostra de pessoas da sua base e perceba com qual abordagem o seu público mais se identifica. Você pode testar assuntos, layout do e-mail (cores e imagens), CTAs (chamadas para ação) e conteúdos específicos.

Dessa maneira fica mais simples tornar a experiência do seu público agradável. Como consequência ele vai interagir muito mais com a sua marca, o que resulta em um aumento extraordinário de conversões!

É importante destacar que no marketing digital as ações precisam ser constantemente testadas para atingir o sucesso e comprovar o ROI. Portanto, investir o seu tempo na mensuração dos resultados é sempre uma ótima ideia!

2. Tenha uma jornada de compra definida

Entender o caminho que o seu cliente ideal percorre desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da decisão de compra é primordial para gerar mais conversões. Ou seja, trace a jornada da sua persona com base nos conteúdos que resolvem problemas dela em cada fase. Caso contrário, você corre o risco de enviar conteúdos irrelevantes para o seu público e isso é desastroso para a sua taxa de cliques!

Sendo assim, organize a sua produção de conteúdo com base nos temas de interesse da sua persona e defina uma periodicidade confortável para manter as pessoas conectadas à sua marca. Essa combinação é um ingrediente poderoso para o sucesso do seu e-mail marketing!

3. Não se esqueça de que a qualidade da sua base é essencial para uma campanha de e-mail marketing

Outro fator decisivo no aumento das taxas de abertura, cliques e, principalmente, conversões é a segmentação da sua lista. Crie landing pages com ofertas interessantes e promova nos diversos canais digitais para gerar leads qualificados.

Esses materiais ricos devem ser construídos a partir dos hábitos mapeados na jornada para atrair as pessoas certas para o seu negócio. Ou seja, os clientes que realmente têm potencial para consumir os seus produtos e serviços.

As chamadas para assinar a newsletter também são excelentes iscas, afinal, se o consumidor aceitou se relacionar com a sua empresa por e-mail, é um sinal de que ele tem interesse pelo seu negócio. Não perca as oportunidades de se aproximar da sua persona!

4. Simplifique o processo de compras

Quando falamos de consumidores que se encontram mais próximos da fase de consumo, é importante facilitar o processo de compra. Muitas empresas dificultam o acesso às suas ofertas e perdem inúmeras oportunidades de gerar vendas.

Para que isso não aconteça com você, certifique-se de que a sua mensagem possui uma página de destino objetiva e coerente com a oferta anunciada. Jamais direcione as pessoas para a home do seu site, por exemplo. Isso confunde e não contribui nem um pouco para o fechamento da compra.

Conduza o usuário à página específica da oferta para que ele obtenha de maneira clara todas as informações que precisa para finalizar a compra. Além disso, verifique se o layout do seu site é responsivo, pois o número de pessoas que acessa a internet via dispositivos móveis é cada vez maior e isso pode ser decisivo na geração de vendas. Fique atento!

5. Deixe claro no CTA o que você quer que o consumidor faça

Sabemos que as conversões podem significar diferentes ações como a compra de um produto, a solicitação de um e-book ou de uma demonstração de serviço, por exemplo. O objetivo de cada campanha é o que vai determinar o propósito das conversões. No entanto, todas elas precisam conter um aspecto em comum, a objetividade.

Deixe claro no CTA qual a ação o usuário precisa fazer para aumentar a sua taxa de conversões. Aposte em cores fortes com frases sucintas para transmitir em poucos instantes exatamente qual é a mensagem da chamada para ação. Utilizar termos como “Baixar e-book agora”, “Quero comprar” ou “Leia o artigo” facilita a compreensão e impulsiona a ação do consumidor.

Muitas marcas falham ao ignorar o poder que um CTA tem no e-mail marketing e, a cada nova mensagem, perdem uma oportunidade de negócio. Não permita que isso aconteça com a sua empresa e crie chamadas impossíveis de serem ignoradas!

6. Fique atento às boas práticas do e-mail marketing

O código de autorregulamentação para a prática do e-mail marketing recomenda diversas normas para que o seu e-mail não caia na caixa de SPAM e deixe de alcançar o seu público-alvo. É importante estar atento a estas regras para criar campanhas mais efetivas e, acima de tudo, dentro do que é permitido pela regulamentação.

O e-mail marketing é um aliado muito poderoso no ambiente digital, mas sabemos o quanto pode ser desafiador criar campanhas efetivas e comprovar os seus resultados. Além de todas as táticas citadas anteriormente, é preciso ter uma visão analítica para constatar se todas essas estratégias estão alcançando os objetivos esperados.

Por isso, agências especializadas em marketing digital são excelentes soluções para auxiliar a sua empresa a atingir números fantásticos! A Agência Triad é uma agência focada em resultados através da geração de leads, aumento de vendas e captação de novos clientes.

Gostou de saber mais sobre como realizar uma campanha de e-mail marketing sensacional? Que tal compartilhar o que você aprendeu com os seus amigos nas redes sociais?