Uma empresa de tecnologia deve estar por dentro de todas as estratégias online, não é mesmo? Mas isso está bem longe de ser verdade. Não é porque uma empresa trabalha diretamente com novas ferramentas e plataformas que apresenta um perfil adequado à comunicação online. Mas, como identificar esses pontos falhos entre as empresas de tecnologia? É o que você confere a seguir para não cair na mesma cilada.

1. Apenas uma ação

Uma ação pontual. Muitas empresas de tecnologia limitam-se apenas a isso e depois esquecem o assunto. Esse é um dos principais erros que muitas delas cometem. Estratégias de marketing online vieram para ficar e dizem respeito a um novo perfil de cliente. É preciso compreender esse perfil e acompanhar a dinâmica da mudança – movimento que apenas uma ação não é capaz de abarcar. Se é para iniciar o desenvolvimento de uma comunicação efetiva que dê resultados, outros passos devem seguir após o primeiro.

2. Minha empresa não tem nada a ver com isso

É muito comum ouvir de gestores de empresas de TI e software que o segmento do qual fazem parte já integra completamente o ambiente online. Mas nem sempre as coisas são tão simples. Não basta que a empresa esteja na área de tecnologia para automaticamente ter estratégias online eficientes. Ou ainda, por outro lado, os gestores podem pensar que não necessitam desse tipo de estratégia. No longo prazo, o custo de um posicionamento desses pode ser bem alto.

3. Marketing digital pode ser feito por qualquer um

Criar estratégias online eficientes com ações de marketing digital parece simples. Mas lembre-se: apenas parece. Para desenvolver uma estratégia eficiente e eficaz, é preciso ter conhecimento em áreas como marketing, comunicação e outras expertises que vão muito além da própria tecnologia. Muitas vezes, um colaborador qualquer da empresa é escalado para desenvolver essas ações e o resultado geralmente não é positivo. É natural que uma área em desenvolvimento ainda precise de algum tempo para ser levada a sério como deve ser. E nesse momento, as empresas que tomarem a dianteira e investirem seriamente em marketing digital, contratando agências ou empresas especializadas, terão vantagem. Quando se conta com profissionais especializados, as entregas de qualidade e o retorno obtido pagam o investimento inicial.

 

 

4. Falta de planejamento

Estratégias online que não tenham um planejamento prévio podem não surtir o efeito desejado. Por exemplo, se a empresa deseja desenvolver conteúdos em um blog para engajar possíveis clientes, não basta apenas inseri-los aleatoriamente: precisa-se fazer um planejamento minucioso em termos de periodicidade e também acompanhar os resultados de cada publicação. A mesma coisa vale para as redes sociais, um ambiente digital que ainda não tem sido levado a sério devidamente. É fundamental gerar engajamento. Essas novas ferramentas de comunicação têm estimulado centenas de pesquisas que visam compreender melhor o funcionamento na relação com o cliente. Mas uma coisa é fato: as estratégias online precisam ser baseadas em um padrão e organizadas de modo a criar o resultado desejado.

5. Pensamento a curto prazo

Apesar de os resultados de algumas plataformas aparecerem rapidamente – como os compartilhamentos em uma rede social, por exemplo – querer que esse retorno também se materialize em lucro sem dar o tempo necessário é ter visão de curto prazo. Esse posicionamento é prejudicial a todas as áreas, incluindo as de tecnologia. Para aqueles mais conectados à cultura das startups do Vale do Silício, polo tecnológico dos Estados Unidos, o pensamento a longo prazo já é uma realidade. Para os que desejam resultados muito rápidos, vale conhecer melhor a trajetória de empresas como o Facebook para ver que o crescimento é um processo que se dá aos poucos. E isso vale também para as estratégias online.

Saiba aqui por que toda Empresa de Tecnologia deveria investir em Inbound Marketing.

 

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