Você investiu, lançou seu novo website com uma nova estratégia de Marketing Digital, utilizando de técnicas de SEO e marketing de conteúdo. E agora, como saber se todo o investimento valeu a pena e está dando o retorno esperado?

O Google oferece uma excelente ferramenta, que além de tudo é gratuita, para te ajudar a medir o tráfego e acompanhar a evolução dos acessos no seu site ou blog. Ainda, é possível ver informações detalhadas sobre o tráfego, como origem e dados geográficos.

Quer aprender a usar o Google Analytics para mensurar seus resultados? Continue a leitura!

Visualizações de página

As visualizações de página, ou Pageviews, mostram quantas páginas do site foram visitadas. Mas esse é um número com o qual devemos tomar cuidado, afinal, você pode possuir 100 visitantes e 50.000 pageviews, o que seria bem diferente de possuir 10.000 visitantes e o mesmo número de visualizações de página.

Nesse caso, uma métrica que traz uma visão mais realista do tráfego no site é o Páginas/Visitas. Esse número mostra a média de páginas visitadas para cada visita recebida, o que te dará uma perspectiva mais real do seu desempenho.

Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição é um dos principais números que você deverá acompanhar no Google Analytics. Ela mostra a porcentagem de pessoas que acessaram sua página e não continuaram a navegação para uma segunda página.

Você deve observar a taxa de rejeição não só da sua homepage mas também das suas principais páginas, como landing pages, páginas de vendas, entre outras.

Porcentagem de novas visitas

Esse dado mostra a porcentagem de usuários que visitaram nosso site pela primeira vez em determinado período.

Na hora de avaliar esse dado, é preciso bom senso: uma taxa baixa pode significar que sua retenção está alta, mas não está atraindo novos clientes, enquanto uma taxa alta pode dizer que você está atraindo muita gente nova, mas que não voltam a visitar seu site.

Origem do tráfego

Esse dado não diz respeito à origem geográfica, apesar de esse também ser um dado disponível no Analytics, mas, sim, qual página prévia levou o usuário até uma de suas páginas. Por exemplo, o visitante fez uma pesquisa no Google, que então apontou seu site como um dos resultados e clicou nele (origem orgânica), ou então clicou a partir de um anúncio pago no próprio Google, ou mesmo de um link nas redes sociais.

É possível ver a origem detalhada, inclusive do tráfego gerado a partir de campanhas, para saber o que mais está sendo efetivo e gerando acessos para suas páginas.

Além dessas métricas, o Google Analytics oferece diversas possibilidades para a mediação do tráfego e segmentação dos dados recebidos, sendo uma excelente ferramenta para quem quer alavancar os resultados.

Afinal, não basta apenas criar toda uma estratégia para gerar acessos se você não utilizar as métricas certas para saber o que realmente está sendo efetivo e o que ainda necessita da sua atenção para atingir as metas desejadas.

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