O marketing é o segredo para que as empresas apareçam e se fixem na mente do consumidor. Fato é que os hábitos dos consumidores mudaram e, com isso, as marcas precisaram mudar também a forma como comunicam seus produtos, serviços, diferenciais e, principalmente, como se posicionam.

Dentre as mudanças mais significativas podemos destacar o surgimento das redes sociais. A partir do momento que as comunidades passam a estar online, a rede de influência de um contato passa a ser muito maior do que os colegas de trabalho, familiares e amigos mais próximos. As redes sociais empoderam o consumidor, que passa a ter voz muito mais ativa e com um alcance muito maior.

As empresas que entenderem que essa é uma oportunidade valiosa sairão na frente e terão melhores resultados com as redes sociais, transformando-as em mídias gratuitas ou mídias pagas, comunicando o que têm de melhor. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para lhe ajudar a gerar mais visibilidade para a sua empresa através das mídias sociais. Confira!

Nas redes sociais tem espaço para todo mundo!

As redes sociais dão a oportunidade para que empresas de todos os portes possam competir pela atenção dos clientes. Isso porque, para ter visibilidade nas mídias sociais, o que vale mais não é a quantidade de dinheiro investido — não que isso não seja importante, mas não é tudo —, mas a qualidade das ações.

Por isso, uma boa fanpage no Facebook e boas imagens no Instagram, por exemplo, assim como conteúdo relevante, específico para cada plataforma garantirão melhores resultados.

É claro que os posts pagos, impulsionados, no caso do Facebook, garantirão que o que você tem a dizer chegue a uma audiência maior em menos tempo, mas a qualidade no planejamento, na execução e na avaliação continuarão sendo os principais pontos que você deve considerar.


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Ações de marketing nas redes sociais são mais fáceis de mensurar

Assim como as demais ações de marketing digital, todo investimento em ações de mídias sociais é altamente mensurável.

Além de usar ferramentas integradas, como o Google Analytics, por exemplo, as próprias redes sociais possuem features próprias de mensuração.

Algumas métricas que você pode acompanhar:

Visibilidade

No Facebook, por exemplo, é possível conferir quantas pessoas viram as suas publicações da sua fanpage, mensurando, assim, o alcance dos seus posts sociais.

No Twitter, a métrica é diretamente relacionada à autoridade e ao poder de influência dos seguidores, medido pela quantidade de seguidores que eles têm e, portanto, o quanto potencializam as suas publicações que curtem ou retweetam.

Engajamento dos usuários

No Instagram, Pinterest ou LinkedIn, é possível mensurar isso pela quantidade de menções feitas ao seu perfil, com o famoso @.

Engajamento

Quando você consegue engajar o seu público nas mídias sociais é a hora de pensar em um outro nível de relacionamento com eles. Para identificar o engajamento você pode conferir algumas métricas como:

  • Curtidas, compartilhamentos e cliques por publicação no Facebook;
  • Respostas, retweets, menções e retweets no Twitter;
  • Likes, deslikes, comentários favoritamentos no Youtube.

Reputação

A mensuração da reputação da sua marca nas redes sociais precisa de um trabalho mais subjetivo, considerando não apenas o volume de interações, mas o tipo, a especificidade de cada interação.

Por exemplo, quando falamos de compartilhamentos no Facebook, eles são acompanhados de comentários positivos sobre a sua marca? Responda a essa e outras perguntas relacionadas, como por exemplo, se os comentários nas suas postagens são críticas ou elogios, e então considere todas as métricas para avaliar se a sua empresa está em alta ou não nas redes sociais.

Vale ressaltar que a mensuração é a chave para o sucesso de qualquer estratégia. Por isso, defina, antes de qualquer coisa, os objetivos das ações nas mídias pagas e mensure os resultados com base nelas.

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Redes sociais e o SAC 3.0

O atendimento ao consumidor mudou junto com a mudança de comportamento dele. Por isso, se a sua marca pretende não apenas ganhar visibilidade, mas manter-se na mente do consumidor, construindo uma boa reputação e gerando resultados, adotar o SAC 3.0 é uma excelente aposta.

O SAC 3.0 é o atendimento pelas redes sociais e, para não se tornar uma armadilha, é preciso ser feito com alguns parâmetros e regrinhas básicas que lhe ajudarão:

Tenha um responsável pelo atendimento

Não deixe o atendimento e as respostas nas redes sociais sob a responsabilidade de alguém inexperiente. Isso pode ocasionar casos de respostas equivocadas, com tom errado e até mesmo de uma forma que irrite o consumidor. Lembre-se de que nas redes sociais tudo ganha uma proporção muito maior, por isso, muito cuidado na hora de atender o seu cliente por lá.

Responda publicamente, resolva em particular

O cliente fez uma crítica pública à sua marca? Responda-o publicamente agradecendo o feedback e leve-o para um ambiente onde tudo possa ser tratado em particular. Por exemplo, um comentário negativo no feed do Facebook deve gerar uma resposta pública no próprio feed, mas a solução do problema deve ser feita por mensagem privada e, se preciso, por e-mail ou telefone. Mas não deixe de voltar à postagem pública para informar que foi resolvido.

Acesso rápido pelos dispositivos móveis

Além de estar nas redes sociais, cabe dizer que os consumidores estão acessando-as pelos dispositivos móveis, o que é provado por várias pesquisas. Vale ressaltar que a venda de dispositivos móveis superou a venda de PCs no Brasil pela primeira vez em 30 anos. Além disso, vivemos em um país onde o número de smartphones supera o número de habitantes.

Por isso, apostar nas redes sociais é uma excelente forma de garantir que a sua marca terá visibilidade e fixará na mente do consumidor.

Como usar as principais redes sociais para ganhar visibilidade

Facebook

Aqui vão algumas dicas específicas para usar o Facebook para gerar mais visibilidade para a sua marca:

  • Tenha uma fanpage da sua empresa, desvinculada da sua conta pessoal, pois isso trará mais credibilidade;
  • Publique mais conteúdo relevante ao seu público do que apenas o que você quer vender, isso tornará sua página mais interessante e menos comercial;
  • Não publique textos enormes, adapte a sua linguagem, o seu conteúdo ao Facebook, usando imagens, vídeos e textos curtos;
  • Se precisar divulgar textos maiores, faça-o no blog e promova-o com uma chamada específica no Facebook;
  • Publique frequentemente, mas sem exageros. Tenha em mente que você quer ser lembrado, mas não como uma página chata, mas algo interessante;
  • Use o Facebook Ads para fazer anúncios segmentados para a sua audiência, promovendo algum produto específico.

Instagram

Existem várias formas de usar o Instagram para aumentar a visibilidade da sua marca. Alguns segmentos saem ganhando nesse caso, como decoração, moda e alimentação, por exemplo. Algumas dicas específicas:

  • Capriche nas imagens, mesmo se você não contar com um fotógrafo profissional. Uma foto iluminada, que mostre detalhes do seu produto será sua melhor propaganda na rede social que é tão visual;
  • Use #hashtags, mas sem exagerar. Ah, e nada de publicar imagens com hashtags que não tenham nada a ver com o seu produto ou negócio só para aproveitar algum assunto que esteja em alta;
  • Tenha um padrão na hora de postar. Quantas vezes por semana, em quais horários, com qual tipo de imagem. Ao criar um padrão você criará uma forma mais fácil de fazer com que o seguidor reconheça sua imagem assim que vê-la no feed. Uma forma simples de fazer isso é padronizar o filtro que será usado, assim como o tamanho e margem das fotos.

Twitter

O Twitter tem configuração de uma rede social mais informativa, portanto, usá-lo dessa forma pode ser uma excelente aposta para dar visibilidade ao seu negócio. Por isso, promova os artigos do seu blog, as novidades de promoção e produtos da sua empresa.

Além disso, chame os seus seguidores para ações específicas de engajamento, relacionando com eles na mesma linguagem, adaptada à rede social. Algumas empresas têm usado o Twitter como um formato diferente de SAC também, para responder dúvidas, resolver problemas e se relacionar de forma mais informal e transparente com os seus consumidores.

Agora que você já está por dentro de tudo o que as redes sociais podem fazer pela sua marca, conte com uma agência especializada para lhe ajudar na gestão dessas mídias sociais, seja para as ações pagas, orgânicas ou para alguma estratégia específica que você precise executar. Continue acompanhando o nosso blog e esteja sempre atualizado das novidades do marketing digital!