Já falamos aqui no blog sobre como o Marketing Digital pode contribuir com a sua empresa. Porém, fazer marketing digital envolve muito mais do que criar um bom site. É necessário conhecer profundamente as ferramentas, definir as estratégias mais adequadas para o seu negócio e desenvolver ações e campanhas que gerem resultados efetivos.

Com certeza essa não é uma tarefa fácil! Por isso, é sempre bom contar com o conhecimento e o apoio de um especialista, como uma agência de marketing digital. Confira as dicas a seguir.

Por que uma agência de marketing digital?

Internalizar uma atividade que não é especialidade da sua empresa pode se tornar um problema, principalmente quando falamos de marketing digital. Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado e a velocidade de atualização e propagação de informação é grande e frenética.

Além disso, dentro do marketing digital existem várias atividades que demandam conhecimentos diferentes, como redes sociais, inbound marketing, otimização de sites, entre outros.

Ou seja: desenvolver um trabalho assertivo sem contar com uma equipe com expertise adequado só irá prejudicar a sua empresa.

Defina objetivos e orçamento

Agora que você já está convencido de que o melhor caminho é contratar uma agência especializada, chegou a hora de planejar antes de sair à procura. Trace quais são os seus objetivos com o marketing digital (vendas, divulgação, relacionamento, entre outros) e quais seriam os indicadores de sucesso da sua empresa para cada um deles.

Também é importante definir o orçamento disponível para investir nas ações e campanhas digitais, tendo em mente qual a sua margem de negociação, caso seja necessário fazer alguma adequação.

Conheça o portfólio e a equipe da agência

É sempre importante dar uma olhada nos trabalhos já realizados pela agência. Peça te mandarem alguns casos de sucesso nos resultados, de preferência sobre clientes do mesmo segmento que o seu.

Analise se os projetos e resultados conquistados pela agência estão de acordo com o que você idealiza para a sua empresa.

Tente também conhecer as pessoas que estarão envolvidas em seu projeto, pois serão elas que representarão a sua empresa nos meios digitais. Veja se a equipe é solícita e educada, e se está treinada corretamente para realizar o trabalho.

Cada agência tem uma especialidade

Muitas agências de marketing digital são especializadas em determinadas áreas de conhecimento ou serviços. Existem agências focadas em e-commerces, por exemplo, e agências cuja especialidade é o desenvolvimento de sites.

Pesquise bem antes de fechar o contrato com uma agência, pois de nada adianta contratar uma agência focada em performance de vendas se o seu objetivo é branding. Vale marcar uma reunião presencial para entender um pouco mais a história e a expertise da agência antes de qualquer tomada de decisão.

O barato sai caro

Um pouco mais acima destacamos que antes de contratar uma agência de marketing digital, é importante definir um orçamento. Isso porque a tentação de contratar um serviço mais barato para diminuir os custos é sempre tentadora, mas com essa atitude você pode acabar colocando a sua empresa em uma grande roubada.

Lembre-se de que ter uma equipe apta a desenvolver estratégias de resultado e fazer a manutenção de todo o conhecimento envolvido no marketing digital não é uma tarefa fácil. Por isso, desconfie quando te oferecerem um trabalho complexo a um preço muito baixo. Você pode acabar se decepcionando com os resultados ou, pior ainda, prejudicando a sua marca nas mídias digitais.

Contratar uma agência de marketing digital não deve ser encarado como um custo, mas como um investimento para a sua empresa. Fazer marketing digital é um trabalho a longo prazo e que permite uma mensuração muito mais assertiva e direta do que o marketing tradicional.

Ficou com alguma dúvida sobre como escolher uma agência de marketing digital? Conte pra gente nos comentários!