Você sabia que as empresas B2B também podem usufruir de muitos benefícios do Inbound Marketing? Isso mesmo, essa estratégia de comunicação que inclui produção de conteúdos significativos não poderia ficar restrita apenas às B2C.

No caso das B2B, os negócios geralmente são de maior proporção e exigem todo o cuidado na hora da elaboração do conteúdo. Como o Inbound Marketing se apóia prioritariamente em conteúdos que acrescentem algo a mais para o usuário, essa via se mostra extremamente eficiente.

Confira, a seguir, os principais pontos que devem ser levados em consideração para as empresas B2B se destacarem com o Inbound Marketing.

1. Conversão de Leads

Assim como as empresas B2C, as B2B se beneficiam da conversão de Leads em clientes efetivos por meio do Inbound Marketing. Cerca de 71% dos profissionais desse segmento indicam que uma audiência qualificada é um dos fatores mais importantes para o marketing de conteúdo. Com a propagação informações específicas direcionadas a cada nível de Lead, é possível obter resultados surpreendentes em termos de vendas e confiança. Além disso, por meio dessa estratégia, cria-se relacionamentos duradouros com os clientes. Entenda como aumentar a taxa de conversão das suas Landing Pages para gerar muito mais Leads.

2. Fortalecimento da marca

Como uma das características mais importantes das empresas B2B é a venda de produtos e serviços de caráter mais complexo, os conteúdos do Inbound Marketing auxiliam os clientes a resolverem de forma efetiva os seus problemas. Ser uma fonte de informações profunda e confiável é a melhor maneira para as empresas desse segmento criarem um nome forte no mercado e, ao mesmo tempo, nutrirem seus Leads com o auxílio de estratégias de automação de marketing.

3. Conteúdo significativo para a tomada de decisão

O mercado B2B envolve transações financeiras significativas e de impacto para a empresa que compra um produto ou contrata um serviço. Por isso, seus gestores – em grande parte executivos altamente instruídos – estão muito bem informados antes da tomada de cada decisão. Partindo dessa premissa, o investimento em Inbound Marketing é fundamental para as empresas B2B. Apresentar um diferencial consistente em termos de comunicação pode fazer toda a diferença para a escolha final do cliente diante do leque de opções.  

4. Interação com o público-alvo

Como as empresas B2B têm clareza sobre suas buyer personas, é importante manter a comunicação e proximidade com público-alvo com foco em seus interesses e questões emergentes. Nesse sentido, o uso das redes sociais, assim como a determinação de fluxos de automação na etapa pós-vendas, auxiliam a manter o engajamento e a atenção. Para as empresas desse segmento, o  Linkedin e o Twitter são as redes sociais que causam mais impacto, pois possibilitam maior ênfase na divulgação de dados de confiança ao invés de conteúdos emocionais (quesito no qual o Facebook se mostra mais forte).

5. Fluxo constante de informações

Como os conteúdos de Inbound Marketing para as B2B têm como foco um público executivo altamente qualificado, essas empresas precisam investir muito mais na frequência de publicações do que as B2C. O volume de postagens deve ser diário ou, no mínimo, semanal, para atingir de forma efetiva o público-alvo. Criar um blog para a empresa onde se possa aglutinar todo tipo de conteúdo relevante – posts, vídeos, ebooks, etc – é uma excelente alternativa. Como os conteúdos consumidos por esse público fazem parte de suas atividades de rotineiras, são acessados durante o dia todo e não apenas nas horas de lazer – como acontece com o público-alvo da empresas B2C.

6. Escolha adequada de KPI’s

Os KIP’s (Key Performance Indicator) têm como função medir se as ações realmente estão gerando ROI e a aferição dos conteúdos de Inbound Marketing pode auxiliar diretamente nesse processo. As interações na redes sociais, por exemplo, só representam um bom indicador quando relacionadas a outros fatores. Se a empresa deseja gerar Leads através de um blog, precisa de tráfego suficiente. São essas relações o ponto chave do KIP’s. A identificação desses fatores e sua relevância para os objetivos da empresa compõem um quadro importante para as áreas de marketing e vendas. Veja neste post Como Avaliar os Resultados do seu Marketing Digital através dos KPIs.

 


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