Redes sociais, e-mail marketing, SEO, links patrocinados. Por mais que os canais de divulgação possam variar, a maioria das ações de marketing digital possui o mesmo objetivo: levar o usuário até uma landing page. Essa página é utilizada para ajudar você a obter maiores taxas de conversão, e por isso precisa receber uma atenção especial.

Neste artigo, você entenderá de forma rápida como melhorar os resultados do seu negócio por meio de landing pages. Confira!

Afinal, o que é uma landing page?

Em resumo, uma landing page (em tradução literal, “página de aterrissagem”) é o local onde você quer que o usuário chegue para realizar uma ação — ou seja, aquilo que você determina como destino para que ocorra a conversão. Essas ações podem variar, como por exemplo:

  • Comprar um produto;
  • Inscrever-se em uma newsletter;
  • Fazer um download;
  • Assistir a um vídeo;
  • Clicar em um link.

Normalmente, a principal landing page de um site é aquela que irá efetivamente fechar um negócio.

Muitos empreendedores ainda confundem o conceito com o de página inicial, mas não são sinônimos. A página inicial do seu site pode ser também uma landing page se você incluir chamadas para a ação nela, mas não é um fator obrigatório.

Como aumentar a taxa de conversão de uma landing page?

A melhor maneira de medir a performance da sua landing page é por meio de testes A/B. Funciona da seguinte forma: você altera alguns elementos da página e compara o desempenho de cada uma delas, observando qual gera mais retorno e apostando no que deu certo. Lembre-se de trocar poucos elementos por vez, pois só assim você saberá exatamente o que influenciou na conversão.

É possível trocar, por exemplo:

  • Cores de botões;
  • Formato do conteúdo;
  • Imagens;
  • Proposta de valor;
  • Título;
  • Posição dos elementos.

Dicas para otimizar uma landing page

Não há uma fórmula perfeita para obter os resultados esperados de uma landing page. Porém, algumas práticas são altamente recomendadas. Veja abaixo uma pequena lista sobre tudo que ela deve conter:

Um convite para saber mais

Nem sempre o usuário realizará a ação desejada instantaneamente. Por isso, é recomendada a inclusão de um link que incite o usuário a saber mais sobre o produto ou serviço antes da tomada de decisão.

Somente elementos relevantes

Não corra o risco de perder a oportunidade de converter. Utilize apenas os elementos essenciais para o objetivo e não permita que nenhuma outra informação chame a atenção do usuário. Mantenha a escaneabilidade da sua landing page. Anúncios, nem pensar.

Qualidade

É indispensável que o conteúdo seja bem escrito e sem erros de português. Utilize também técnicas de copywriting para obter os melhores resultados.

Destaque

Coloque em evidência os elementos mais importantes, principalmente a chamada para a ação. Afinal, esse é o botão que pode determinar o fim da jornada do cliente.

Opinião de usuários

Depoimentos são sempre benéficos a uma landing page, pois passam credibilidade e podem influenciar na decisão de compra.

SEO

Não se esqueça de otimizar a sua página para mecanismos de buscas, utilizando escolhas de palavras-chave a serem incluídas no título, URL e no conteúdo.

Velocidade de carregamento

Nunca se esqueça de que os visitantes da sua landing page podem acessá-la com diferentes velocidades de conexão. Portanto, não utilize elementos pesados ou que dificultem o carregamento da página.

Layout e Navegabilidade

A disposição dos elementos, o formato da página e a qualidade da imagem, assim como as cores chamativas para os botões de CTA (verde ou laranja, por exemplo), compõem o layout de uma boa landing page. Capriche nesse quesito e teste cada detalhe para gerar melhores resultados!

Agora que você viu sobre como aumentar a taxa de conversão, não deixe de seguir nossa página no Facebook para ficar por dentro das melhores estratégias de marketing digital!