Toda ação de marketing digital consiste em três pilares básicos: planejamento, execução e mensuração. Este último, por sua vez, tem um elemento-chave: os KPIs, indicadores que servem para avaliar o que está funcionando e o que não está em uma estratégia de marketing online. Ao longo desse artigo explicaremos, de modo mais aprofundado, esse termo. Por enquanto, é preciso apenas saber que é imprescindível a utilização do KPI para o marketing digital.

A cobertura do KPI vai muito além da etapa de mensuração de resultados relevantes para a empresa como um todo. É possível medir também as ações de setores específicos e até mesmo de forma individual. Por exemplo, você pode avaliar o desempenho de um grupo de funcionários responsáveis por gerar leads para o seu negócio.

Saiba como avaliar seus resultados em marketing digital e cada vez mais melhorar os resultados da sua empresa.

Indicador Chave de Performance

Essa é a tradução para Key Performance Indicator, ou simplesmente KPI. Os KPIs são os indicadores responsáveis para avaliar os resultados, em um determinado período e frequência, de todas as etapas de uma estratégia de marketing digital. Mais especificamente, eles são responsáveis por analisar, de modo qualitativo, o que está dando certo ou errado nessa ação.

Quais são os seus benefícios?

São inúmeras as vantagens para a empresa que faz a avaliação frequente dos resultados dos KPIs. Talvez a maior delas seja a possibilidade de monitorar e mensurar a execução de projetos em andamento. Com isso, é possível atacar os pontos fracos de sua estratégia antes que mais investimentos sejam feitos de maneira equivocada.

A análise do funcionamento de sua estratégia permite a correção de erros que variam dos mais simples para os mais complexos. Dessa forma, ao ter que tomar uma decisão, você sempre estará bem embasado para definir os melhores caminhos de suas ações de marketing — essa é a importância desse indicador ser difundido em todos os setores do seu negócio que estejam envolvidos nos processos que compõem o funil de vendas.

Aplicando os KPIs para sua estratégia de marketing digital

Uma regra importante para quem usa KPI para marketing digital é que ele esteja alinhado com os objetivos da sua empresa na internet. Como é uma ferramenta enquadrada na fase de mensuração dos resultados, é importante que você tenha um planejamento bem estabelecido, metas definidas e ações sendo executadas.

Confira alguns exemplos de KPIs de acordo com possíveis objetivos de marketing digital:

Criar reconhecimento de Autoridade

Está ligado ao Top of Mind — a presença da sua marca na mente das pessoas. Se mostrar expert no assunto e passar confiança aos seus leitores e potenciais clientes. Definir e expor o posicionamento da marca /produto/serviço oferecido.

Exemplos de KPI: Menções em redes sociais e em outros sites, visualizações de um post ou artigo etc.

Proporcionar engajamento

Está relacionado às interações das pessoas com a empresa e a possibilidade delas compartilharem seu conteúdo. Você deve fazer uso das redes sociais para gerar visibilidade e interações com a sua empresa.

Exemplos de KPI: Cadastro de newsletter, pessoas que participam do fórum da marca, compartilhamento de conteúdo, curtidas, etc.

Retenção de clientes

Geração de estímulos para manter o consumidor próximo da empresa. Procura garantir o sucesso e aumentar a possibilidade de recompra por parte do cliente.

Exemplos de KPI: Estimativa do Lifetime Value (valor gasto pelo cliente com sua empresa ao longo do ciclo de vida e de compra) e Tickets de Suporte.

Educar ou ensinar o mercado

O objetivo é ensinar o público em geral a entender o seu produto/serviço.

Exemplos de KPI: Visitas no site, compartilhamentos, opiniões positivas, comentários, visualizações de vídeos, etc.

Gerar novos leads

Produção de conteúdo relevante para capturar dados de visitantes interessados. O processo ocorre de forma voluntária por parte da pessoa e geralmente é feita em troca por um material mais rico, como e-books e infográficos.

Exemplos de KPI: Número de leads gerados, custo por lead etc.

Auxiliar vendas

Oferecer suporte para o time de vendas por meio da disponibilização de conteúdo que venha a auxiliar, incrementar e aumentar as possibilidades de venda com materiais que visem qualificar o lead.

Exemplos de KPI: Lead entregue pra venda, custo por venda etc.

Aumentar as vendas

Recomendado para quem possui um e-commerce. São definidas estratégias para encantar aquele potencial cliente que acessa o seu site. Muitas vezes ele já está disposto a comprar.

Exemplos de KPI: Taxa de conversão, número de vendas e custo por venda (especialmente para quem investe em links patrocinados).

O que define um bom KPI?

Cada empresa deve possuir seus próprios indicadores de acordo com os seus objetivos. Mas existem alguns aspectos para determinar um bom KPI para marketing digital.

  • Precisa ser importante para o crescimento da empresa;
  • É necessário fazer com frequência avaliações e constantes atualizações da medição desses resultados. O período precisa ser antecipadamente estabelecido e o objetivo é tornar o processo mais organizado;
  • Ser facilmente mensurável — o KPI precisa ser medido de forma simples e ágil, até para poder haver um bom acompanhamento desses dados;
  • Ter total entendimento dos resultados obtidos é Importante para poder passar as informações para todas as equipes. Ele precisa ser óbvio e fácil de acompanhar;
  • Ser capaz de levar à ação positiva, embasando e propiciando uma tomada de decisões mais qualificada.

Quais os equívocos na escolha de um KPI?

A falha mais comum com relação à escolha de um KPI é a falta de alinhamento com o objetivo da sua estratégia, o que gera o levantamento de indicadores inúteis. Por exemplo, se o objetivo ao usar um blog é aumentar o número de cadastros na newsletter da empresa, e posteriormente enviar promoções e descontos, de nada vai adiantar analisar o número de visitas e comentários nos seus textos. Nesse caso, é preciso quantificar e depois qualificar as assinaturas feitas em um período previamente estipulado.

Outro erro que deve ser evitado é a análise fria dos números. Não basta observar os dados de forma apenas quantitativa, é necessário que se avalie de maneira mais profunda a fim de propor soluções confiáveis e bem direcionadas.

A internet possibilita a mensuração de todas as ações nela executadas praticamente em tempo real. Avaliar sua estratégia é crucial para aprimorar os resultados em médio e longo prazo e poder reverter ações que não estão dando o retorno esperado.

Agora que você já sabe a importância do KPI para avaliar seus resultados em marketing digital, nos fale como você faz para mensurar as suas estratégias digitais e compartilhe esse artigo em suas redes sociais!