Garantir o sucesso de suas campanhas promocionais é o desejo de qualquer gestor de marketing, já que este é o primeiro passo para a conquista dos objetivos de uma organização.
Atualmente, existem ferramentas de automação criadas exatamente para facilitar a gestão das estratégias de marketing, agilizando a realização de algumas tarefas e otimizando o tempo dos profissionais responsáveis pela administração da empresa. A seguir, conheça mais sobre automação de marketing e saiba por que sua empresa não pode deixar de investir nessa tecnologia!
O que é automação de marketing?
Podemos definir a automação de marketing como um conjunto de ferramentas que buscam otimizar o trabalho dos profissionais do setor, permitindo a execução de um grande número de tarefas em um curto espaço de tempo.
As ferramentas de automação de marketing realizam algumas tarefas simples de forma automática. Com isso, é possível definir processos de forma mais clara e previsível ao longo de toda a estratégia de marketing de uma empresa.
Os sistemas de automação também facilitam toda a comunicação com os clientes, permitindo a interação simultânea com vários consumidores mas sem deixar de lado a personalização de suas mensagens.
Sendo assim, os profissionais de marketing poderão delegar para a ferramenta de automação a realização de tarefas simples como o disparo de e-mails, publicações nas redes sociais e o processo de nutrição de leads. Com a automação do setor, os gestores terão uma atuação mais estratégia e menos operacional dentro do time de marketing de sua empresa.
Quais as vantagens da automação de marketing?
Uma ferramenta de automação eficiente ajuda sua empresa a conquistar diversos benefícios. Entre as principais vantagens de uma ferramenta de automação de marketing podemos listar:
1. A automação de marketing otimiza o seu trabalho
Além de permitir que você realize mais tarefas em menos tempo, uma ferramenta de automação de marketing ajuda a reduzir os erros em suas campanhas promocionais.
Desse modo, toda a sua estratégia promocional é otimizada, garantindo maior segurança e rapidez em cada interação com seus clientes, fazendo com que eles fiquem plenamente satisfeitos com sua estratégia promocional.
Realizando mais tarefas com menos erros você terá mais sucesso em sua estratégia promocional, aumentando o ROI de suas estratégias promocionais.
2. A automação de marketing ajuda a aumentar as vendas da empresa
Uma boa ferramenta de automação de marketing ajudará você a gerenciar melhor sua estratégia de nutrição de leads, uma vez que todo o processo será otimizado.
Com um funil de vendas mais eficiente, sua empresa vai oferecer a seus leads um melhor tratamento e garantir que recebam todas as informações indispensáveis antes de serem repassados para o seu time de vendas.
Com leads mais qualificados seu time de vendas terá menos trabalho no fechamento de novos negócios, aumentando consideravelmente sua taxa de conversão.
3. A automação de marketing ajuda na retenção de clientes
Uma ferramenta de automação de marketing não apenas atua na conquista de novos clientes, mas também é uma ótima forma de melhorar o relacionamento entre sua empresa e seus atuais clientes.
Ela permitirá que você acompanhe toda a evolução de seus clientes pelo funil de vendas, identificando todas as suas dúvidas e até mesmo oportunidades de contato a serem exploradas com seus atuais clientes. Sua empresa poderá construir um relacionamento mais próximo com seu público-alvo, comunicando o que ele realmente precisa.
4. A automação de marketing reduz os custos de aquisição de clientes
Com clientes mais satisfeitos você vai conquistar promotores de sua marca, dispostos a recomendar os seus produtos e serviços para amigos e conhecidos. Além disso, uma ferramenta de automação ajuda a reduzir o número de contatos que seu time de vendas realiza para fechar um negócio com cada cliente, já que parte do processo é automatizada.
Assim, sua empresa elimina os custos para a realização de ligações, transporte até a empresa do cliente ou até mesmo na expansão de seu time de marketing e de vendas. Investindo em automação, sua empresa poderá, portanto, reduzir consideravelmente o seu custo de aquisição de clientes.
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[…] O relacionamento automatizado, que foi citado mais acima, também deve ser levado em consideração. O engajamento dos seus leads com o seu conteúdo, o tipo de conteúdo que converte mais, quais emails trazem mais resultados – tudo isso são métricas importantes e que indicam se você está indo no caminho certo. Quando estiver, foque seu tempo e recursos nesse canal e quando identificar algo que não está trazendo resultados, revise, melhore ou interrompa o processo. […]
Olá. Exatamente.