O funil de vendas é uma ferramenta extremamente útil para que as empresas possam acompanhar a jornada do cliente, o envolvimento dele com suas marcas — desde a tomada de conhecimento em relação à existência dessa marca até o pós-venda.

Com esse recurso é possível não somente vender mais como também agregar maiores benefícios a essa relação construída, por exemplo, gerando engajamento com o cliente a ponto de fazer com que ele divulgue sua marca, produto ou serviço e influencie outras pessoas a fazer negócio com você.

No post de hoje, saiba mais sobre o funil de vendas e como você pode utilizá-lo para aperfeiçoar os seus negócios. Confira!

Etapas do funil

Para acompanhar o cliente ao longo de todo o processo, o ideal é dividi-lo em etapas — cada etapa do funil tem como objetivo guiar a pessoa até a etapa seguinte. Para tanto, é preciso pensar numa estratégia que garanta essa movimentação. Assim, consideramos o topo, o meio e o fundo do funil como as etapas básicas.

Topo
No topo, a ideia é trabalhar com a prospecção. Assim, deve-se oferecer conteúdo que seja capaz de atrair o potencial consumidor, a ponto de fazê-lo avançar dentro do funil de vendas para a próxima etapa. Nesse momento, você deve produzir conteúdos relacionados à sua área de atuação, como uma forma de educar o visitante do seu site.

Meio
Logo depois, no meio do funil, o ideal é trabalhar com material um pouco mais elaborado, pensando em atingir a audiência que já passou pelo topo, se interessou pelo que você tem a dizer. Para que ele te entregue informações detalhadas sobre ele, disponibilize ebooks, por exemplo. Você deve buscar estratégias que aproximem o consumidor da sua marca.

Fundo
No fundo do funil é preciso estimular a decisão de compra, com conteúdo direto e altamente persuasivo. O consumidor que chegou até essa etapa é aquele considerado qualificado para conhecer especificamente o seu produto e falta pouco para ele fechar negócio. Invista em vídeos, textos e demonstrações do seu produto — cative ainda mais essa lead para que ela continue te considerando uma referência em sua área de atuação.

Objetivos do funil de vendas

Podemos pensar em alcançar os seguintes objetivos, fazendo com que o cliente se mova dentro da estrutura criada, de acordo com o livro “O Funil de Vendas na Prática”:

1 – Prospecção – Momento em que a empresa deve se dedicar a encontrar clientes em potencial.

2 – Qualificação – A partir da obtenção dos prospects, você identificar suas necessidades, de modo a oferecer um conteúdo útil com base em seu perfil.

3 – Apresentação – Apresentação do produto ao cliente e dos benefícios que ele pode trazer.

4- Maturação – Hora do cliente decidir se faz a compra. À sua empresa, cabe uma tentativa de influenciá-lo, trabalhando com persuasão.

5 – Negociação – Uma vez envolvido, o cliente tende a procurar por benefícios. Discuta com ele pensando em ceder, mas sem prejudicar seus negócios.

6 – Fechamento – É hora de encerrar o negócio. Defina questões como tempo de contrato, formas de pagamento, entre outras questões.

7 – Pós-venda – Acompanhe seu cliente mesmo depois de fechar negócio, oferecendo, inclusive, a assistência técnica necessária para que ele saia satisfeito.

Através do funil de vendas você será capaz de elaborar diferentes estratégias de atração e retenção de clientes, de acordo com a etapa em que ele se encontra. Coloque suas campanhas dentro do funil de vendas e confira como seus resultados poderão ser muito mais satisfatórios.

Agora que você já sabe o que é funil de vendas, veja também como ter ideias para criar conteúdo relevante para seus clientes!