Qualquer empreendedor há de concordar que é uma experiência sem igual colocar no ar um blog, com domínio próprio, repleto de artigos curiosos que geram comentários e inúmeros compartilhamentos nas redes sociais. No entanto, quando o assunto é, além de satisfazer os leitores, obter algum benefício (como novos clientes) com a produção de um conteúdo tão diferenciado, o blog pode não passar de uma despesa a mais caso a sua taxa de conversão não saia do 0% no painel do seu Google Analytics ou qualquer outra ferramenta especializada em análise de dados.

Neste post, você vai ficar por dentro da importância da taxa de conversão para a rentabilidade do seu blog, bem como 4 estratégias bastante simples para aumentá-la.  Confira.

Uso de CTAs

Se você já confirmou que o número de visitantes do seu blog é alto, falta de conteúdo relevante provavelmente não é a causa da sua baixa taxa de conversão. O primeiro item que você precisa avaliar é se os botões de ação – Call To Action – realmente estimulam o visitante a clicar em troco de alguma oferta.

Avalie se os CTAs estão visíveis na página, se a chamada é de fato instigante e objetiva ou se a cor do botão não se confunde com a do layout. Tudo isso pode levar o usuário a simplesmente ignorar seu CTA e, consequentemente, a não se converter em lead.

Estratégia de SEO

Se você tem certeza que o conteúdo é relevante, mas as visitas estão em baixa então o problema pode consistir no fato de que os visitantes simplesmente não encontram o seu site. Isso se deve a uma estratégia ineficaz ou inexistente de SEO.

Além de definir as palavras-chave que resumem seu negócio e usá-las corretamente, também é preciso pensar em palavras-chave de cauda longa – ou seja, mais segmentadas – e também em toda a usabilidade do site. Quanto mais intuitivo ele for e quanto mais ele estimular a permanência do visitante, mais alto seu site subirá nas pesquisas.

Otimização de landing pages

Depois de avaliar o CTA, o passo natural é ver se suas landing pages – onde o usuário irá deixar os dados de contato e fazer a primeira conversão no funil de vendas – estão otimizadas.

Formulário muito extenso, chamadas pouco objetivas, tempo longo de carregamento da landing page e links que convidam à fuga do usuário da página são empecilhos para que o visitante consiga se converter.

Design responsivo

Seu conteúdo é único no mercado e atrai muita gente para o seu blog, mas quando esse público acessa o seu domínio, principalmente em plataformas mobile, só se depara com imagens e textos distorcidos e que invadem toda a tela do smartphone.

Se o layout do seu blog não apresenta design responsivo, ele não vai se adaptar a todos os formatos de tela, o que vai culminar em usuários que abandonam seu domínio sem nem se preocupar em assinar sua newsletter ou clicar em CTAs.

 

E se mesmo com todas essas técnicas a taxa de conversão do seu blog continuar empacada na estaca zero, ponha toda sua criatividade em jogo e acione o seu lado growth hacker, ou seja, hacker especializado em crescimento, aquele que vai enxergar no simples acréscimo de uma palavra na chamada ou na mudança de cor de um botão a chave para turbinar a taxa de conversão.

Se você não sabe por onde começar, faça testes A/B para observar quais itens do seu blog apresentam a melhor performance, peça para as pessoas usarem seu blog e observe o comportamento de cada uma delas. Com certeza, dessa experiência de usabilidade sairá a solução para seu blog trazer o retorno que você tanto espera!

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