Com a evolução do marketing digital, chegou-se ao conceito de automação de marketing. Por meio dessa nova estratégia é possível nutrir os Leads de forma automática a partir do desenvolvimento em escala – entre outras possibilidades muito atrativas.

Com um processo mais inteligente e apoiado nos princípios do Inbound Marketing, as empresas de Telecom podem ter resultados surpreendentes com a automação de marketing. Quer saber quais são?

Confira, a seguir, quais as principais vantagem de deixar a empresa mais automatizada.

1. Automação em Pré-vendas

Ao invés de ter um vendedor por trás de cada passo, a automação  de marketing permite que as empresas de Telecom atuem junto a grupos de clientes de acordo com as suas especificidades e estágios de compra. Dessa forma, eleva-se os níveis de escala e eficiência em cada contato. Ao contatar um Lead que ainda não está na fase de concretizar a compra, o vendedor inclui o prospect em um grupo para conduzir esse Lead até a etapa final. Por meio desse processo, os Leads ficam mais qualificados e, consequentemente, a equipe precisa de menos esforço para fechar cada venda.  

2. Automação no Pós-vendas

A etapa pós-venda pode usufruir diretamente da automação de marketing por meio da estratégia de fluxos – séries de e-mails visando alcançar um objetivo específico. O foco das empresas de Telecom geralmente está nas vendas, mas essa etapa pós-venda não pode ser deixada de lado, a automação é a melhor pedida para um processo eficiente.  

No fluxo de ativação, o cliente que precisa de um lock-in é levado a conhecer todo o potencial do produto ou serviço que adquiriu. Já no fluxo de retenção, o objetivo é colher feedback sobre o produto ou serviço. No fluxo para Upsell ou Cross-sell, a ideia da série de e-mails é que o cliente se desenvolva por meio dos produtos da empresa (novas versões, upgrades) ou produtos complementares. Por fim, com o fluxo de indicação na automação pós-vendas, o cliente recebe benefícios quando indica outros amigos a comprarem o produto ou contratarem o serviço. Saiba mais sobre Nutrição de Leads.

3. Gestão de Leads

A automação de marketing não se restringe apenas ao e-mail: pode gerar grandes resultados na nutrição e direcionamento de Leads. Por meio da automação é possível separar Leads qualificados, clientes em potencial – entre outras categorias -, de forma a enquadrá-los no grupo certo. Por exemplo, quando o cliente solicita um orçamento, pode ser reclassificado automaticamente como Lead qualificado ao enviar um formulário pelo site. Assim, as oportunidades são otimizadas e o resultado se traduz em aumento das vendas. Entenda sobre o Funil de Vendas da empresa.

4. Organização por meio de Tags

Dentro dos grupos de Leads, há também perfis dos mais variados. A forma como cada Lead chegou até a empresa, por exemplo, indica uma diferença significativa. Por isso, o uso de tags para indicar essas diferenças e ajudar na segmentação de forma automática é uma ótima possibilidade oferecida pela automação de marketing. Identificar particularidades e necessidades de cada cliente e deixá-las acessíveis para a equipe de vendas pode gerar ótimos resultados em termos de eficiência.

5. Ciclo de vendas mais curto e maior produtividade

Por meio da automação de marketing e da segmentação possibilitada pelas tags, muito do trabalho de nutrição de Leads já foi realizado pelo próprio sistema. Ou seja, quando os vendedores entram em contato com Leads qualificados, já tem informações muito mais precisas sobre cada perfil e sabem exatamente como trabalhar o processo de vendas. Assim, o cliente basicamente escolhe a melhor solução para o seu problema e a equipe de vendas otimiza (e muito) a produtividade.

6. Aumento de ROI e de vendas

Com as estratégias de automação junto aos Leads, é possível destinar o conteúdo correto a cada grupo e aumentar as vendas, além de compreender quais canais funcionam melhor para gerar ROI. Além disso, o conteúdo produzido com vista no marketing digital e na automação de processos é cumulativo. Ou seja, com passar do tempo, a empresa de Telecom precisa apenas fazer ajustes no direcionamento e pequenas mudanças. E os conteúdos antigos continuam gerando retorno indefinidamente.

Para saber mais, veja aqui Por que sua empresa deve investir em Automação de Marketing.