Estar presente nas redes sociais é obrigatório para quem deseja se destacar no mercado e atingir seu público-alvo com precisão. No meio corporativo, uma das mídias mais utilizadas pelos empreendedores é o LinkedIn: além de permitir a ampliação da rede de contatos, a plataforma ajuda a fechar parcerias e imprimir a identidade da marca. Mas você sabe como usar o LinkedIn na hora de divulgar a sua empresa?

Antes de começar sua estratégia, é preciso descobrir formas de se apresentar para o público das mídias sociais. No LinkedIn, o contato é mais profissional: você se conecta com as pessoas conforme o seu perfil e as afinidades relacionadas à sua experiência profissional. Aliás, o LinkedIn foi criado com o objetivo de manter conexões a partir de pessoas conhecidas, com quem você já trabalhou ou trabalha, fortalecendo a presença da sua marca na web.

Com o LinkedIn, é possível expandir seu negócio e torná-lo ainda mais competitivo no mercado. No post de hoje, você verá como usar o LinkedIn corretamente para favorecer a imagem do seu negócio e ganhar reconhecimento nas redes sociais. Acompanhe!

Como usar o LinkedIn

Primeiramente, vamos analisar a finalidade do LinkedIn. Diferente de outras plataformas sociais, como o Facebook, o LinkedIn é usado por aquelas pessoas que querem criar um relacionamento profissional.

Esses usuários não estão interessados apenas em fazer amizades: nessa rede social, o que importa são os negócios. Se antes você usava o LinkedIn apenas para postar o seu currículo, saiba que a rede também é uma ferramenta para investir em marketing digital e aumentar as suas vendas.

Mas como usar o LinkedIn corretamente? Devo criar um perfil ou uma página? Essas são algumas das dúvidas mais comuns, e vamos esclarecê-la agora. O LinkedIn é uma rede social que visa conectar um público mais específico: o mercado B2B — ou seja, de empresa para empresa. Portanto, caso você esteja no LinkedIn para divulgar a sua empresa, a solução é certa: crie uma página.

Por outro lado, se você é um profissional em busca de trabalho, o LinkedIn também é uma ótima oportunidade para se conectar a empresas e empregadores: além das páginas empresariais, a rede possibilita a criação de perfis, permitindo que o profissional anexe seu currículo e interaja com as organizações do seu interesse.

Após esse primeiro passo, é hora de aprender a usar o LinkedIn adequadamente. Confira as dicas a seguir.

Crie uma página da sua empresa

Como você viu, é importante que a sua empresa tenha uma página no LinkedIn para conquistar mais credibilidade no mercado. Isso fará com que as pessoas reconheçam suas habilidades e a seriedade com a qual você trata seus negócios. Nessa rede, é vital que você se conecte a todos os seus colaboradores, dando aos interessados a oportunidade de saber mais sobre a sua equipe e sobre o seu negócio.

Na sua página do LinkedIn, você poderá especificar se há vagas disponíveis, quais são os serviços oferecidos e até a trajetória da empresa. Na parte de contatos, lembre-se de não divulgar um e-mail pessoal, mas um endereço eletrônico que seja condizente com a sua empresa. Assim, você reforçará ainda mais seu profissionalismo.

Participe de grupos

O LinkedIn permite que você participe de grupos, mas atenção: é preciso refletir estrategicamente sobre a sua participação em cada um deles. É interessante debater e discutir dentro de grupos variados, mas lembre-se de ser objetivo e de focar sempre nos valores da sua empresa.

Outra dica é estar vinculado a grupos do mesmo nicho de negócio que o seu, participando com ideias pertinentes e em sintonia com os seus ideais. Você também pode criar o seu próprio grupo, mas não utilize o nome da empresa: o grupo é um canal de comunicação em que podem surgir diversas oportunidades, então foque-se em administrá-lo e promover um conteúdo de qualidade e relevante para quem quiser participar.

Publique textos

No LinkedIn, há a ferramenta LinkedIn Pulse. Trata-se de uma plataforma acoplada à rede social que permite publicar textos, matérias interessantes sobre o seu nicho ou dicas de negócios e assuntos que envolvam a comunidade do LinkedIn.

Você já sabe a importância que o marketing de conteúdo tem para a divulgação do seu trabalho, então não deixe de incluí-lo também no LinkedIn. Criar conteúdo relevante, que cative o público e traga informações capazes de ajudá-lo a resolver problemas, só aumentará a credibilidade da sua empresa.

Outro ponto que merece destaque é a consistência e frequência das suas publicações. Preste atenção no engajamento e eleja alguém da sua equipe como responsável pela atualização na plataforma, utilizando métricas e definindo estratégias de SEO.

Atualize-se

O LinkedIn não é uma rede social para você permanecer 24 horas on-line — afinal, não há necessidade. Todavia, é importante atualizar regularmente o seu status pessoal para que os seus contatos e membros possam saber o que você, como gestor da empresa, anda fazendo, lendo, publicando ou até estudando.

Se você está interessado em um lead que se encaixa no seu negócio, considere ter uma conta premium: como assinante, você terá acesso às informações dos contatos de forma mais detalhada. Dessa forma, você poderá incluí-lo na sua rede profissional e iniciar a divulgação, publicando conteúdo que seja relevante para ele, avaliando seu engajamento e se aproximando do lead.

Depois desse momento de interação, chega a hora de tentar uma relação comercial.

Faça LinkedIn Ads

Os links patrocinados são uma ótima forma de divulgar sua empresa, e o rendimento no LinkedIn tende a ser mais alto que no próprio Facebook.

A grande vantagem é que o LinkedIn Ads permite uma segmentação do público-alvo muito mais precisa e correta. O resultado? Um retorno sobre o investimento muito mais rápido! Ao criar links patrocinados, lembre-se de ser claro e atraente. Assim, será mais fácil atingir aquela empresa que necessita do seu serviço ou produto.

E você, já possui um perfil no LinkedIn? Quais são as principais estratégias que a sua empresa utiliza para atingir seu público-alvo? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários abaixo!