Diariamente, milhões de pessoas utilizam os mecanismos de busca como ferramenta de pesquisa. Se antigamente somente o vendedor detinha informações valiosas sobre um produto, hoje o cenário é muito diferente. Os consumidores têm acesso a diversos conteúdos e em muitos casos, a decisão de compra já foi tomada antes mesmo de consultar o profissional de vendas. Por isso, é fundamental investir em técnicas de SEO.

Sendo assim, as empresas precisam construir uma presença digital de sucesso para atingir o seu público. A criação de um site é um dos primeiros passos para as marcas que desejam atuar no ambiente digital e gerar negócios. No entanto, somente criar um site não é suficiente para que ele seja visto pelos seus consumidores.

Com a implementação de técnicas de SEO para que a sua página seja exibida nos resultados de busca do Google e outros sistemas, fica muito mais fácil atrair pessoas para o seu site. A seguir, selecionamos algumas práticas infalíveis para conquistar uma posição de destaque no Google e atrair cada vez mais visitantes para a sua plataforma digital.

Palavras-chave

O ponto de partida dessa estratégia é a escolha das palavras-chave mais relevantes para o seu site. Estude e avalie quais são os termos que serão vinculados a sua página, ou seja, para quais palavras o seu site será bem posicionado nos resultados do mecanismo de busca.

O Planejador de palavras-chave do Google é uma excelente ferramenta para localizar termos que estão em sinergia com o seu negócio e possuem baixa concorrência. No início é interessante focar nessas palavras menos concorridas para conquistar resultados mais rápidos.

Meta Tag Description

A descrição sobre uma página que é exibida nos resultados do Google é chamada de meta tag description. Criar um texto atraente é uma forma de estimular o clique do consumidor para aumentar a visitação do seu site. É recomendado inserir até 156 caracteres, mas o ideal é que a principal mensagem do seu site seja transmitida nos 50 primeiros caracteres. Crie uma descrição por página, clara e objetiva e se possível com uma chamada para ação.

Título da página

O título é a primeira informação que aparece no Google quando o usuário realiza uma busca. Um bom título possui a palavra-chave em destaque nos primeiros caracteres, nome da empresa e da página. Utilize de 50 a 68 caracteres. Exemplo de um título interessante:

“5 dicas de conteúdo para o seu blog — Nome da empresa”

Heading tags (H1, H2, H3…)

As heading tags se referem aos títulos e subtítulos do conteúdo de uma página, e possuem variação (1,2,3) por ordem de prioridade. A palavra-chave em destaque deve ser inserida nesses títulos, pois faz parte das táticas de SEO.

Atributo ALT nas imagens

Todas as imagens inseridas em um site precisam de um nome amigável, sem acento, separado por hífen e se possível, com a palavra-chave que a representa. O título e a descrição da imagem também são importantes para a otimização do site, por isso, não se esqueça de inseri-los.

URLs amigáveis

Outro ponto fundamental para melhorar o posicionamento de um site são as URLs. Os endereços precisam indicar aos usuários o assunto das páginas. Também é importante que a palavra-chave desejada esteja presente na URL da página.

Site responsivo

O Google divulgou recentemente uma atualização que passa a valorizar ainda mais os sites com layout adaptado para os diversos dispositivos móveis. Isso porque, o mecanismo prioriza a experiência do usuário e cada vez mais pessoas acessam a internet de dispositivos móveis. Não é uma tendência e sim uma realidade, pense nisso!

Conteúdo relevante

Além de ser muito eficiente na construção de uma autoridade no segmento de atuação, a produção de conteúdo é essencial para otimizar um site. Através do conteúdo a sua página ganhará cada vez mais notoriedade. O Google reconhece os sites que oferecem informações de qualidade aos usuários. Um material consistente atrai visitantes qualificados e traz popularidade para o seu site. Por isso, invista na produção de conteúdo imediatamente.

Ainda tem dúvidas sobre como melhorar o posicionamento do seu site no Google com as técnicas de SEO? Deixe aqui o seu comentário.