Uma das estratégias fundamentais de marketing de conteúdo está relacionada ao e-mail marketing. Certamente, o novo perfil de cliente das redes não está mais apto a receber simples e-mails: as mensagens devem trazer conteúdo significativo com informações diferenciadas, além de despertar o interesse.  No setor de educação, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa. A seguir, você confere como aumentar as matrículas em cursos e treinamentos utilizando as principais estratégias relacionada a essa ferramenta.

Invista em um visual de alto nível

Atualmente, o e-mail marketing está totalmente integrado à uma época onde a ênfase está no visual. Portanto, além da qualidade do conteúdo trabalhada nas estratégias de Inbound Marketing, é preciso saber chamar a atenção. É importante que o cliente visualize prontamente o Call to Action (botão chamando para ação) na mensagem enviada, saiba onde clicar, quais os caminhos possíveis na mensagem. Mesmo que a identidade visual das cores utilizadas no e-mail marketing seja discreta por conta da identidade da empresa, o contraste deve ficar sempre claro e evidente. Imagens e vídeos, assim como os gifs, também são ótimas possibilidades para tornar as mensagens mais atrativas, mas lembre-se: é preciso garantir a alta definição desses conteúdos. E nada de exageros, pois o excesso tende a afastar mais do que aproximar. 

Faça prospecção via e-mail

Estudos apontam que mais de 90% dos internautas utiliza e-mail. Ou seja, praticamente a internet inteira ainda está bem apegada a essa forma de comunicação – o que evidencia a alta potência de alcance. Mas, para fazer a prospecção de alunos e aumentar as matrículas nos cursos, é importante estar atento às tendências atuais dessa ferramenta. Uma das que mais se destaca é a hiper-personalização. Atualmente, os possíveis clientes não têm tempo a perder, especialmente com conteúdos genéricos demais. Por isso, definir personas e elaborar os conteúdos para cada grupo fará toda a diferença na hora da prospecção. Exemplo: conhecendo sua persona e sabendo que aquele futuro aluno ainda tem dúvidas sobre se matricular ou não, descubra o porquê de sua dúvida e passe a enviar conteúdos que venham a quebrar suas objeções, ajudando-o a tomar sua decisão.

Desperte a curiosidade

Com tantas informações disponíveis na rede, é preciso ter habilidade na hora de construir todo o conteúdo dos e-mails, mas o campo “assunto” é um caso à parte. Para abrir uma mensagem que entra em sua caixa de e-mail, o usuário precisa ter curiosidade suficiente para fazer esse movimento ao invés de simplesmente deletá-la. Por isso, o título serve como uma isca – não entregue o tema de uma vez. Afinal, se as informações forem apreendidas de uma só vez, não há necessidade de ir mais a fundo. Investir em temas que despertem a sensação de urgência (como “último dia para inscrições pela metade do valor”) e emoções positivas (como felicitações de aniversário ou datas comemorativas) são gatilhos eficientes para chamar a atenção e cativar o possível aluno com o e-mail marketing.

 

 

Invista em conversão constantemente

É muito desestimulante assinar a newsletter de qualquer empresa que não traga informações novas ou caia na mesmice, não é mesmo? Então, para manter o engajamento de possíveis alunos que já tenham disponibilizado e-mail, vale apostar em estratégias constantes para mantê-los engajados. Por exemplo, se a instituição disponibiliza algum material de livre acesso, é uma ótima possibilidade para se destacar por e-mail e redirecionar o usuário à página do curso. Assim, a instituição passa a ter mais credibilidade junto ao futuro aluno, que mantém o contato devido a essas possibilidades de crescimento profissional. Veja aqui 6 dicas para você aumentar as suas conversões em Campanhas de E-mail Marketing.

Faça a segmentação de forma apropriada

Você sabia que um dos motivos mais significativos para uma campanha por e-mail dar certo é a segmentação? Sem segmentação, centenas de e-mails são enviados, mas poucos resultados são atingidos. Pelo contrário, quando você sabe com quem está falando, o retorno se torna mais significativo mesmo com menos e-mails enviados. Para fazer uma segmentação eficiente, é preciso ter as informações dos clientes (via cadastro no site, acessos, etc), avaliar a forma do processo para atingi-lo e a ferramenta adequada para cada etapa. Por exemplo, um primeiro contato pode ser eficiente por e-mail, mas a segunda interação mostra mais resultados quando realizada por telefone. Por isso mensurar cada estratégia é fundamental para o aprimoramento.

Estas são apenas algumas dicas para que, através do E-mail Marketing, você otimize sua taxa de matrícula e re-matrícula. Porém, atenção para não cometer erros comuns em suas campanhas, veja aqui Os 5 maiores erros cometidos nas estratégias de E-mail Marketing.

Saiba Mais: Por que o setor de Educação a Distância pode se beneficiar investindo em Marketing Inbound?