Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Ascend2 revelou que 80% das empresas que utilizam Landing Pages tiveram sucesso no uso dessa ferramenta. Com base nessa informação, você já pode perceber a importância de conhecer o que são essas páginas e como elas podem otimizar a conversão de clientes do seu negócio.

Nesse post mostraremos tudo o que você precisa saber sobre Landing Pages. Confira!

O que são as Landing Pages?

Landing Pages são as páginas para onde você destina usuários com objetivo de que eles façam alguma ação específica.

Essas páginas podem ser usadas para uma grande gama de situações, como:

  • Captura de dados;
  • Venda de produto específico;
  • Passar informações sobre a empresa.

O grande atrativo das Landing Pages para os negócios é que essas páginas são sempre focadas em falar sobre um único objetivo, seja ele qual for. Assim, a elaboração do conteúdo deve ser pensada de forma a envolver o usuário no objetivo traçado pelo negócio.

Por que as Landing Pages são importantes para o seu negócio?

Landing Pages permitem aumentar a conversão de clientes e segmentar aqueles em potencial. Pesquisas realizadas por diversas empresas internacionais, como a Ascend2 e a Adobe indicam a importância das páginas de conversão para um negócio. Observando os canais de vendas, a pesquisa da Adobe verificou que 42% das vendas são feitas por meio de Landing Pages. Além disso, essas páginas já são usadas por 62% das empresas B2B — empresas que vendem serviços para outras empresas.

Como estruturar uma Landing Page?

A construção das Landing Pages deve ser bem-feita, seguindo algumas características preestabelecidas. Isso é necessário para que a interação do consumidor com a página aconteça de maneira efetiva.

Design minimalista

O princípio do espaço reservado para a Landing Page é não colocar conteúdo acumulado em único ponto da página. Nesse sentido, é bom garantir espaço suficiente na página para que o usuário perceba os diferentes blocos de conteúdo.

Você pode dividir o conteúdo da página da seguinte maneira:

  • Logotipo da sua empresa e título;
  • Imagem ilustrativa;
  • Campo de objetivo da página (e-mail, venda, etc.);
  • Tópicos em texto.

Não é preciso delimitar os blocos com linhas, utilize apenas um bom espaçamento.

Use cores para destacar a área mais importante

Ao pensar no design de uma página, muitos são os detalhes que devem ser levados em consideração. O uso das cores certas pode fazer toda diferença na hora de destacar um conteúdo ou, quando elas são usadas da maneira errada, chamar a atenção para diferentes pontos.

Por exemplo, você deve selecionar as cores da página para dar ênfase à parte da ação que a empresa deseja que o usuário realize — cadastrar um e-mail, clicar no botão de compra, etc — prefira cores claras para áreas secundárias e tons fortes para a área mais importante.

Utilize ícones e setas para indicar os caminhos ao usuário

Landing Pages apenas com textos são pouco efetivas na conversão de clientes. Esse é o motivo pelo qual é indicado o uso de ícones e setas para melhorar a experiência de leitura. Tenha cuidado com a seleção de imagens, dando preferência a ícones que façam sentido no escaneamento da página — invista em setas indicando o campo de maior foco da página.

Credibilidade social passa segurança ao usuário

Credibilidade social é mostrar o sucesso do negócio no meio social.

Exemplos da credibilidade social são:

  • Quantidade de seguidores no Twitter;
  • Número de curtidas no Facebook;
  • Comentários de especialistas;
  • Depoimentos de clientes.

No caso das Landing Pages, é efetivo mostrar algum bloco de credibilidade social próximo ao foco principal da página. Isso é bom porque, ao perceber que mais pessoas se envolveram com a ação, o usuário fica mais seguro para tomar a decisão que sua empresa deseja na página de captura. Fazer uso das redes sociais pode ajudar, e muito, na visibilidade da sua empresa.

Otimize sua página para diferentes dispositivos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, mais de 57% das casas brasileiras já acessam a internet por meio de celulares e tablets. Diante desse cenário, é muito importante que Landing Pages funcionem adequadamente em diversos dispositivos, e não apenas nos computadores e notebooks tradicionais.

Certifique que o design da página seja responsivo, como é chamado o layout das páginas que adequam seu conteúdo ao tamanho das telas.

Técnicas de otimização de Landing Pages

A estruturação de Landing Pages feita de maneira eficaz e otimizada inclui alguns detalhes que melhoram a conversão dos clientes. Você deve apostar em diferentes táticas e observar aquelas que incentivam uma resposta positiva do seu público-alvo.

Entre as técnicas que devem ser implementadas e testadas estão:

  • Testes A/B;
  • Segmentação;
  • Design responsivo; e
  • Testes de usabilidades.

Testes A/B: otimizando Landing Pages

Um Teste A/B consiste em montar duas páginas de captura com algumas diferenças entre elas. A primeira página é denominada A (ou original) e a outra chamada B (ou variante).

Essas páginas são disponibilizadas para os usuários, dividindo o tráfego entre elas, de modo que a quantidade de usuários de uma e de outra seja equivalente. Através dos dados obtidos referentes ao número de conversões das páginas A e B, a empresa tem um comparativo que mostra qual página é mais efetiva para a ação desejada.

Dessa forma você tem ciência sobre quais são os itens mais efetivos para a construção da sua Landing Pages.

Dentre os itens que devem diferir nas páginas A da B estão:

  • Seta indicando a caixa de e-mail para cadastro;
  • Cor chamativa no botão de comprar;
  • Texto diferente no botão de inscrição;
  • Imagem em preto e branco em uma e colorida na outra.

Enfim, cabe a sua empresa montar as diferentes páginas e, com o tempo, ir percebendo o que funciona para o tipo de clientes do nicho em que atua.

Neste artigo você viu como as páginas de captura podem melhorar as vendas de empresa, consequentemente aumentando a conversão. Além disso, foi possível entender os principais aspectos que devem ser colocados em prática para a efetiva criação de Landing Pages e a importância de produzir Testes A/B para identificar as características da página que mais contribuem para a conversão.

Conte para a gente como você elabora as Landing Pages da sua empresa. Compartilhe com a gente suas dicas e experiência nos comentários!