Na ânsia de adentrar as mídias digitais e usufruir de todas as suas possibilidades, muitas empresas cometem erros graves que acabam por confundir o consumidor final. Além de um planejamento consistente, é preciso estar atento a esses erros para não cair neles de vez em quando e prejudicar as estratégias digitais como um todo.
Confira, a seguir, os principais erros cometidos pelas empresas.
1. Excesso de opções
Na hora de fazer a conversão dos Leads ou contatar um Lead qualificado, nada de exagerar na quantidade de opções. As Landing Pages, por exemplo, devem ser elaboradas com clareza e direcionamento estratégico. Quanto mais distrações o consumidor tiver pelo caminho, mais perderá o foco até finalizar a compra – ou mesmo desistir dela. Nesse sentido, é preciso que a empresa defina o que espera de cada plataforma e cada etapa de venda.
Veja aqui Como aumentar as taxas de conversão de Landing pages.
2. Pouca ênfase nas informações
Assim como o excesso de opções pode confundir o consumidor final, a falta de foco na informação que se deseja transmitir gera a mesma confusão. Não adianta enviar e-mails para a campanha de determinado produto se não houve a ênfase adequada na ideia principal. Nesse sentido, é preciso trabalhar conteúdo, imagem e assunto do e-mail de forma integrada. O exemplo serve também para os conteúdos propagados em outras plataformas, a exemplo das redes sociais.
3. Falta de tempo para decisão
Estudos indicam que, no mundo todo, o percentual de abandono do carrinho no e-commerce é de 38%. Uma percentagem significativa que tem levantado várias discussões sobre estratégias digitais e deve servir de indicativo para outros segmentos. Quase metade dos consumidores que deixaram o carrinho de lado indicam que ainda não estavam prontos para a compra. Ou seja, é preciso dar o tempo necessário para a escolha antes de solicitar alguma ação. Acelerar o processo, muitas vezes, faz com que o consumidor final apenas desista da empreitada.
4. Problemas com dispositivos móveis
Atualmente, se uma empresa não possui uma interface adequada para os dispositivos móveis, está perdendo muitos consumidores. O usuário pode alcançar conteúdos por meio de redes sociais e e-mail, por exemplo, mas na hora de consumar a compra via smartphone se depara com um site totalmente desconfigurado. Esse é um dos erros graves da atual conjuntura das estratégias digitais.
5. Conteúdos sem direcionamento estratégico
Esse erro persiste nas estratégias digitais até hoje e também está relacionado à falta de definição de personas. Não adianta enviar milhares de e-mails para buscar um consumidor final. O trabalho deve ser feito aos poucos com conteúdos direcionados. Nesse sentido, o auxílio da automação de marketing para definição de tags e direcionamento de fluxos se mostra importante. De outra forma, o endereço de e-mail da sua empresa pode ir parar diretamente na caixa de spam. Aprenda aqui a criar Personas para o seu Negócio.
6. Equipe de vendas despreparada
Se os processos de nutrição de Leads e automação de marketing reduzem o caminho até o consumidor final, uma equipe de vendas despreparada pode colocar tudo a perder. Em primeiro lugar, é preciso que as informações sobre os Leads qualificados estejam centralizadas e com as devidas tags, para facilitar o acesso no momento da venda. Treinamento constante, prática e acesso a informações consistentes são indispensáveis à equipe de vendas.
7. Descuido no pós-vendas
Após a venda ser concretizada, é possível utilizar fluxos de automação de marketing para manter os consumidores por perto. Se o consumidor não tiver nenhum acompanhamento após obter um produto e serviço, talvez não saiba usufruir por completo de sua compra e não indique a outras pessoas. Em casos de softwares ou produtos que disponibilizem atualizações para venda, manter esse contato é uma ótima possibilidade para aumentar o ROI.
8. Falta de atenção ao perfil B2C
Há diferenças significativas nas estratégias digitais para empresas B2C na comparação com as B2B. Apenas para citar como exemplo as redes sociais, no caso das B2C a mais eficiente é o Facebook, enquanto as B2B se dão melhor com Linkedin e Twitter devido às especificidades do seu público-alvo. Nem todos os casos seguem essa regra, mas a empresa deve ter clareza não apenas em relação ao seu público-alvo, mas sobre si mesma.
Veja aqui Como as Redes Sociais ajudam a gerar visibilidade.
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