O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de marketing digital, ideal para manter um relacionamento próximo com seus clientes, gerar tráfego para seu site e, com isso, aumentar as vendas de sua empresa.

Mas para que sua estratégia de e-mail marketing seja eficiente, é preciso usar o melhor formato de e-mail, capaz de conduzir seus leitores à ação esperada por você. Para ajudá-lo a formular uma mensagem mais eficaz para suas campanhas, existe o teste A/B!

O que é um Teste A/B?

O Teste A/B é uma prática que consiste na criação de duas versões de uma mesma peça de e-mail marketing, com pequenas diferenças entre elas.

As duas versões são enviadas à sua lista de contatos, e aquela que apresentar a melhor taxa de conversão deve ser considerada a ideal para suas campanhas de e-mail marketing, sendo usada em novas campanhas no futuro.

Quais elementos podem ser avaliados em um teste A/B?

Todos os elementos importantes de um e-mail podem ser investigados em um teste A/B. Entre eles, podemos destacar:

  • Título do e-mail: influencia diretamente na taxa de abertura de suas campanhas, pois um título atraente é capaz de convencer o leitor a abrir sua mensagem.
  • Call to action: O formato, a posição e as cores de um Call to Action são muito importantes, interferindo nos cliques de seus usuários.
  • Tamanho e cores das fontes: Os textos de suas campanhas de e-mail marketing são muito importantes, e em um teste A/B é possível identificar qual fonte, tamanho e cores são melhor visualizadas por seus leitores.

É importante lembrar que, em um teste A/B, o ideal é avaliar um item de cada vez. Isso garante que você saiba exatamente qual elemento fez a diferença em suas campanhas e influenciou diretamente em seu resultado.

Como realizar um teste A/B?

Para criar um teste A/B eficiente é preciso cuidar dos seguintes aspectos:

Use ferramentas especializadas

Os testes A/B precisam ser realizados com auxílio de uma ferramenta especializada, para facilitar a criação das versões de e-mail e garantir a mensuração dos resultados. Essas ferramentas permitirão as alterações de layout de forma rápida e fácil, além de segmentar automaticamente o envio para toda a sua base de contatos.

Além disso, ferramentas de automação podem ajudar a mensurar os resultados de uma campanha de e-mail marketing focada na nutrição de leads.

Tenha um número suficiente de contatos

Tendo escolhido uma ferramenta para ajudá-lo na realização dos testes A/B, é preciso garantir um número razoável de contatos para que a amostragem de usuários seja suficiente para gerar dados que sejam significativos e relevantes. Fazer um teste A/B com um número pequeno de contatos pode fornecer informações que não condizem com a realidade, contaminando o resultado de seu teste.

Se você tiver dificuldades para calcular o número mínimo de contatos necessários para realizar um teste A/B, use a calculadora de significância do Kissmetrics.

Avalie os resultados de seus testes

Depois de realizar os disparos de e-mail, é hora de avaliar os resultados. Verifique dados importantes para uma campanha de e-mail, como a taxa de abertura, a taxa de cliques nos links e a taxa de conversão. Aquelas versões que gerarem os melhores resultados devem ser usadas como padrão das suas mensagens no futuro.

Agora que você já sabe como criar um teste A/B para suas campanhas de e-mail marketing, é hora de colocar seus conhecimentos em prática e ter ainda mais resultados.

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