Em 2007, o Orkut era uma verdadeira febre no Brasil. Hoje, essa rede social nem existe mais. Até uns 4 anos atrás, os taxistas brigavam por causa da chegada de aplicativos como o Easy Taxi, agora o Uber fez com que eles sentissem falta daqueles tempos. E o Snapchat? Até outro dia ninguém fazia ideia do que era isso, agora só se fala disso!

Mas por que estamos comentando sobres temas? Para você ver como é importante ficar de olho nas tendências da web, principalmente nas tendências de marketing digital. Afinal, só quando observamos algumas tendências e nos preparamos para elas, é possível tirar proveito e se beneficiar delas, não é mesmo?

Mas já que tocamos no assunto, que tal conhecer as 4 maiores tendências que já estamos vendo para o marketing digital dos próximos anos?

Ficou interessado em saber quais são? Então vamos lá!

Aumento do consumo (e produção) de conteúdo em vídeo

Nós já falamos aqui no blog sobre algumas coisas que mudaram bastante no perfil do consumidor na era digital. No entanto, nada mudou mais do que os efeitos do vídeo para quem consome conteúdo na web.

Só para se ter uma ideia, segundo um relatório da Cisco, até 2019, pelo menos 80% de todo o tráfego da web ficará por conta do consumo justamente de vídeos — principalmente via streaming. Logo, se você quer vender mais no seu e-commerce ou até reter mais visitantes no blog, não tem jeito: vai precisar apostar cada vez mais em vídeos.

Sai “missão, visão e valores”, entra Branding

Empresas que até hoje se preocupam mais em ter “missão, visão e valores”, provavelmente ainda não perceberam que os novos consumidores, os Millenials, não ligam a mínima para isso. Para eles, o que importa mesmo é uma boa construção de branding, ou seja, uma marca que tenha intimidade com o que eles acreditam.

Assim, quem conseguir trabalhar melhor com isso, principalmente através das redes sociais, sairá na frente da concorrência e conseguiráconsolidar ainda mais sua presença on-line.

A volta dos native ads e os textões

Segundo alguns levantamentos, estima-se que, pelo menos 128 milhões de usuários, hoje em dia acessam a internet usando adblocks, os famosos bloqueadores de anúncios, algo que tem tirado o sono de muito produtor de conteúdo e empresa por aí.

Em paralelo, tem-se visto o crescente sucesso de plataformas voltadas para a produção de “textões”, como o Medium, o Buzzfeed e até o novo Instant Articles, do Facebook.

Agora, junte as duas coisas (pessoas querendo ler, mas não interessadas em ver banners saltitando na tela) e podemos enxergar um grande campo para a volta das native, as publicidades nativas. Uma excelente saída para quem ainda deseja (ou precisa) vender, mas não tem conseguido fazer isso através de sistemas de banners.

Marketing voltado para a IoT

No final de 2015, a gigante Microsoft lançou uma versão do seu Windows 10 voltado para a Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês, ou IoT), um movimento que ajudou a mostrar que esse novo tipo de tecnologia já está na mira de grandes empresas.

Portanto, quem ainda está achando que o futuro do marketing digital ficará apenas nas telas dos celulares, computadores e tablets, pode se assustar ao ver que já tem gente pensando em como juntar os dados coletados por geladeiras, carros e televisores para mostrar conteúdo (até mesmo nesses aparelhos) para os usuários.

Com tendências de marketing digital dos mais variados tipos, o nosso futuro na web deve mudar bastante nos próximos anos. Dito isso, nada melhor então do que já se preparar para o que vem por aí, certo?

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