O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes para potencializar o alcance da sua empresa e uma das mais bem-aceitas pelo público também. O baixo custo e a possibilidade de segmentar os clientes que recebem os e-mails tornam esse mecanismo ainda mais atraente, sobretudo para pequenas empresas que pretendem se destacar no mercado.

Contudo, é fundamental evitar alguns erros para diferenciar a sua campanha perante as feitas pela concorrência. Para te ajudar, preparamos este artigo com as melhores práticas para ter sucesso na sua campanha de e-mail marketing! Confira!

1 – Envie e-mails na frequência correta

É preciso ter muito cuidado para não transformar a sua campanha de e-mail marketing em uma máquina de spans — e-mails irrelevantes que vão direto para a lixeira eletrônica — para os seus clientes. Se você exagerar na quantidade de envios e errar a mão no conteúdo, menos credibilidade e atenção terão os seus e-mails.

Portanto, garanta que os e-mails enviados apresentem conteúdo relevante e não falem apenas de promoções ou sobre como a sua empresa é a melhor opção do mercado.

O ideal é que você apresente conteúdo inédito e bem-acabado para atrair o leitor e construir uma relação de interesse mútuo e de credibilidade. A melhor maneira de fazer isso é produzindo material que exponha os benefícios do cliente em consumir o seu serviço — em outras palavras, convença-o com informação!

2 – Saiba quem é o seu público-alvo

A melhor forma para evitar erros no conteúdo e no design dos seus e-mails é fazer uma pesquisa minuciosa sobre o seu público-alvo. Só assim será possível obter um bom retorno para a sua campanha de e-mail marketing.

Através dessa pesquisa, você pode segmentar o seu público e criar campanhas específicas a cada parcela identificada, de acordo com as respectivas características.

Você pode levantar essas informações no momento do cadastro online dos clientes, perguntando sobre idade, sexo, formação acadêmica e data de nascimento, por exemplo. A partir das respostas você terá uma base interessante para direcionar as campanhas com mais precisão, e pode ir além de simplesmente colocar o nome do cliente na primeira linha do seu e-mail.

3 – O layout faz toda diferença

Nós vivemos na era das imagens — recentemente, o Instagram, rede social de compartilhamento de imagens, indicou que 80 milhões de fotos são postadas por dia. Sem falar nas câmeras e televisões de altíssima resolução.

Nesse mundo, a estética faz, sim, toda a diferença. Então, um design agradável e com imagens é muito importante para captar a atenção do cliente assim que ele abrir o e-mail.

O ideal é que o folder do e-mail mostre todas as informações importantes para o cliente sem que ele precise rolar a tela para baixo. Faça textos de saudação pequenos, use cores e fontes representativas da sua marca e utilize o chamado call to action (CTA) – frases ou botões com links para a sua página principal ou redes sociais que induzam o cliente a interagir com o seu negócio. O design do folder deve ser responsivo, ou seja, adaptável para e-mails abertos no computador e em smartphones. Não se esqueça disso!

Ah, mais uma coisa: lembre-se sempre de oferecer ao cliente a opção de não receber mais os seus e-mails, mostrando que a escolha final é sempre dele.

4 – Analise os resultados

Depois de cumprir todas essas etapas, a parte mais importante é analisar os resultados da sua campanha de e-mail marketing. Existem softwares excelentes que apresentam informações muito pertinentes, como o número de e-mails abertos, quantidade de cliques nos links, quantos clientes cancelaram a assinatura e mais uma série de possibilidades ainda mais específicas.

Por exemplo, digamos que o folder de uma determinada campanha da sua empresa apresentava duas promoções com links diretos para a página de compra, um para bicicleta e outro para um equipamento de mergulho. Alguns softwares permitem que você saiba quais clicaram em cada link e, com isso, você pode direcionar melhor a sua oferta de produtos de acordo com essa estatística. Interessante, não?

Somente com esses dados em mãos você pode refinar a sua estratégia, corrigindo eventuais erros para tornar a sua campanha ainda mais efetiva.

A campanha de e-mail marketing pode ser um diferencial e tanto para a sua estratégia de marketing digital que, por sua vez, pode ser crucial para alavancar as suas vendas. Então, não deixe de seguir esses passos quando for montar a sua, ok?

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre os benefícios de uma campanha de e-mail marketing.