Marketing é um termo muito usado hoje em dia e está relacionado basicamente com vendas. Marketing online mais ainda, vamos entender a relação entre um e outro.

Existe um abismo imensurável entre o “saber” e o “achar que sabe”. Saber é conceituar com poucas e simples palavras e conseguir exemplificar de forma mais clara ainda. Saber também é conhecer teorias e ter a capacidade de encaixar tudo isso na prática, como o marketing online.

Achar que sabe pode ser apenas um conhecimento superficial. O problema é quando a pessoa acha que sabe e esse “achismo” causa o bloqueio para novos conhecimentos e técnicas, simplesmente pelo fato de já se considerar o dono da verdade. Já dizia Epíteto, um dos mais importantes filósofos do Estoicismo, que “é impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” E não há maior verdade que isso.

Quem acha que sabe sobre marketing já comete o primeiro erro logo na introdução: marketing é propaganda, quando a propaganda ou publicidade, é uma das ações de marketing e não o marketing em si. Essa informação, incompleta por sinal, é a primeira frase dita pelos que acham que sabem. Outro erro comum é desconhecer as suas formas existentes e as ferramentas, como o marketing online.

O entendedor real do marketing conhece teorias, conceitos e outras particularidades sobre seus pilares, como trabalhar em cima de conceitos de preço, praça, produto e promoção (Os 4p´s do Mix de Marketing), por exemplo. Esses quatro fatores são a base de todas as estratégias e técnicas do marketing. Então, já podemos dizer de forma bem resumida, que ele é tão abrangente que seria formado por um leque enorme de técnicas e ferramentas para alcançar um resultado final. Hoje com a internet, mais 4 p´s já foram adicionados a este Mix: pessoas, processos, posicionamento e performance, o que torna tudo ainda mais complexo.

Será que os que acham que sabem ainda continuariam com a mesma resposta? Bem, vamos continuar.

Uma famosa empresa nacional produtora de frios sempre esteve entre as três maiores do Brasil e todas as campanhas de marketing eram realmente boas, porque eram feitas por profissionais que achavam que sabiam tudo sobre marketing. Os resultados se mantinham, porém nunca cresciam. Contudo, por uma iluminação divina, ou trabalho de uma pessoa que realmente tem o feeling do marketing, uma campanha foi criada e mostrava o nome do fabricante do presunto sendo soletrado e o primeiro nome que vinha na mente era o da concorrente, até as iniciais eram as mesmas. Onde está o diferencial aí? Utilizar a fama do concorrente para induzir subliminarmente a adquirir seu produto. Como resultado, as vendas aumentaram e a marca cresceu como nunca.

Marketing é isso: ter vivência, visão e audácia para criar estratégias até certo ponto ousadas, mas que no fim trará belos resultados como recompensa. E não é possível pensar em marketing sem conhecer KPIs, métricas e ROI.

Com o marketing online, é a mesma coisa: é preciso conhecer e ter o instinto para criar ações de comunicação na internet e outros meios digitais para divulgar sua marca, produtos e serviços de forma mais rápida e direta. Dependendo do objetivo (performance, vendas, branding, conversão, leads, etc.), o marketing online vai construir a estratégia mais adequada, que envolverá inevitavelmente uma comunicação eficiente e compra de mídias relevantes.

Por meio de blogs, hotsites e redes sociais, as empresas se comunicam hoje de forma muito mais dinâmica se compararmos com o que se fazia há tempos atrás, uma vez que a comunicação, atualmente, é uma via de mão dupla, com interação entre as partes, dando totais condições para os resultados positivos do marketing online.


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Essa modalidade do marketing é só um exemplo de ferramenta disponível e cada uma é mais adequada para um determinado modelo de negócios que outra. E apesar de hoje haver uma onda de commoditizar o marketing online, a verdade é que não existe uma fórmula que funcione para todos os setores de atividades. Quem consegue perceber isso? Quem realmente entende e não quem acha que sabe.

O importante é que, se você sabe sobre marketing, continue estudando e se aprofundando ainda mais, porque é um conteúdo vasto, dinâmico e apaixonante e está longe de ser uma ciência exata como muitos desavisados pregam. Mas se você não sabe ou sabe pouco, estude também, lance-se nesta aventura, porque você certamente vai se apaixonar e logo estará entre os especialistas do assunto.