A escolha correta dos termos de busca pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas estratégias de SEO e links patrocinados. Mas afinal, como descobrir quais são os melhores termos para o seu negócio?

Neste artigo, você conhecerá as principais ferramentas para fazer pesquisas de palavras-chave e alavancar seu negócio. Confira!

5 ferramentas para fazer pesquisas de palavras-chave

Planejador de Palavras-Chave do Google

Sem dúvidas, quando se fala em motores de buscas, o nome que vem à cabeça da maioria dos usuários é o Google. Não é surpresa que a sua ferramenta de pesquisas de palavras-chave é também a mais utilizada pelos administradores de sites.

Também conhecida como Google Keyword Planner (nome da ferramenta em inglês), ela pode sugerir novas palavras-chave similares, mostrar dados sobre volumes de buscas e até mesmo mostra o preço médio de lances do leilão para anunciantes.

Ela também pode multiplicar as suas listas já preparadas, baseando-se em nichos de mercado e grupos de interesse que sejam relevantes ao público-alvo que busca por determinados termos de pesquisa. Esta é uma ferramenta gratuita.

SEMRush

Se você pretende investir em uma plataforma que irá resolver grande parte dos seus problemas relacionados a palavras-chave, é recomendado que utilize o SEMRush.

Uma aplicação que possui complexos algoritmos, mas de fácil utilização, também oferece o recurso de indicar quais são os sites que serão ranqueados para o termo de busca selecionado, o que é uma ótima oportunidade para você descobrir detalhes sobre a concorrência.

Ela também é muito útil para revelar volumes de buscas, palavras-chave e preços de lance das empresas no Google Adwords, termos que geram maior quantidade de tráfego, entre outras funcionalidades.

Veja neste post por que o Google Adwords ajuda seu negócio a gerar tráfego qualificado.

KeywordTool.io

Se você busca versatilidade, a ferramenta certa é o KeywordTool.io. O seu objetivo é simples: sugerir palavras-chave similares. Porém, ela não revela uma pequena lista com 10 ou 15 sugestões, mas chega a recomendar até 750 termos de pesquisa.

Ela é muito útil, por exemplo, para descobrir palavras de cauda longa (long tail), ou seja, termos mais extensos e específicos, ideal para pequenos negócios voltados a nichos de mercado.

Além disso, está disponível em mais de 80 idiomas e quase 130 domínios, e funciona tanto para palavras que vêm após o termo-chave de pesquisa quanto para aquelas posicionadas antes.

Autocomplete do Google

Aí está uma ferramenta que você certamente já usou e nem sabia. Quando você faz uma pesquisa no Google, a barra de buscas irá sugerir termos de busca semelhantes. O que acontece é que o algoritmo da ferramenta irá tentar prever qual é o termo de busca que você procura automaticamente.

Em tese, esse é um recurso para benefício do usuário, mas funciona muito bem para empreendedores, já que o principal motivo para as sugestões é o amplo volume de buscas. É um ótimo meio para encontrar variáveis para o seu negócio.

Keyword Eye

Diferentemente das ferramentas citadas anteriormente, a Keyword Eye utiliza-se de recursos gráficos para sugerir palavras-chave. Funciona assim: uma nuvem mostrará os principais termos relacionados e o tamanho e a cor representam a concorrência e o volume de buscas.

Ela também permite o ranqueamento por métricas pré-determinadas. Essa é uma ferramenta paga, mas que vale o investimento.

Veja aqui por que investir em SEO continua sendo essencial para o sucesso online.

 

Essas são as principais ferramentas para fazer pesquisas de palavras-chave, mas ainda temos muitas estratégias de marketing digital para compartilhar com você! Se você gostou desse artigo, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!