Os canais de vídeos na internet talvez representem uma das plataformas mais bem-sucedidas dos últimos anos: basta conferir o número de visualizações de vídeos famosos para ter certeza dessa afirmação. E na área de educação a alternativa apresenta um potencial considerável. De vídeos com conteúdos destinados a estudantes de vestibular aos cursos de línguas, o audiovisual tem a capacidade de reproduzir o espaço da sala de aula na casa de quem assiste.

Mas como criar um conteúdos em vídeo para treinamento que realmente sejam eficientes para o público-alvo? Confira, a seguir, algumas dicas importantes para elaborar um material audiovisual eficiente.

1- Faça um roteiro

Para que o conteúdo em vídeo do treinamento seja bem absorvido ao ser visualizado, é necessário partir de um roteiro estruturado e claro. Quais informações você deseja transmitir? A quais pessoas? Delimite o público-alvo e liste as principais informações que devem ser ensinadas. A partir disso, organize o conteúdo em tópicos para facilitar a explicação e a apreensão dos alunos. Fazer revisões após expor os principais conceitos e apresentar esquemas claros também são estratégias que facilitam o entendimento. Coloque todas as ideias no papel e refaça o roteiro quantas vezes for necessário até obter uma síntese precisa.

2- Seja claro

Com o conteúdo em vídeo devidamente esquematizado, é hora de colocá-lo em prática. Na hora de expor as informações, dê preferência à linguagem que mais condiz com o público-alvo do treinamento. Termos em outras línguas que não integrem o conhecimento desse público, por exemplo, podem prejudicar o aprendizado. Quando for necessário incluir algum termo sobre o qual não há certeza de amplo conhecimento, vale explicá-lo de maneira clara e simples. Além disso, o uso de exemplos que se aproximem do cotidiano dos ouvintes certamente facilita a apreensão do conteúdo. Mas nada de exageros: o foco deve ser mantido para economizar seu tempo e o do ouvinte.

3- Invista em qualidade técnica

Não adianta fazer um bom roteiro de conteúdos em vídeo e ter esmero com a linguagem empregada se a qualidade técnica não possibilitar uma experiência completa. Imagine se você chegar a gravar um vídeo inteiro e depois perceber que a qualidade do áudio não está boa? Vai ser uma perda de tempo desnecessária. Por isso, faça os testes necessários com o equipamento que for utilizar. Atualmente, até mesmo smartphones de última geração podem fazer vídeos eficientes, mas nunca confie plenamente no dispositivo – teste antes. Vale ter atenção com a estética ao redor e a iluminação para manter a qualidade. Apostar em gráficos, citações e outros materiais audiovisuais na hora da edição é uma ótima opção para deixar o treinamento mais dinâmico.

 

 

4- Ouça os seus alunos

Para saber se o conteúdo está sendo apreendido da melhor forma possível, nada melhor do que ler os comentários dos alunos e ouvintes. Surgiram dúvidas? Certamente elas devem ser esclarecidas o quanto antes. Mas, se houver muitas questões, possivelmente o roteiro dos conteúdos em vídeo não foi tão eficiente. A partir dessa escuta é possível aprimorar os materiais seguintes até chegar no melhor formato de treinamento. Se for o caso, também é possível acertar a edição do material ou mesmo disponibilizar conteúdos extras para esclarecer questões que poderão ficar superficiais.

5- Teste o conhecimento

Mesmo que as dúvidas dos alunos sejam esclarecidas, vale testar se o conhecimento realmente foi apreendido. Muitas vezes, os ouvintes deixam de expor questionamentos por não saberem como elaborar as questões ou mesmo por vergonha. De qualquer forma, é importante ter uma ferramenta para avaliar se os conteúdos foram compreendidos da forma correta. Disponibilizar um teste junto ao vídeo (que pode ser em outro formato, a exemplo de um PDF) pode ser uma boa solução nesse sentido. Recomendar leituras antes e depois do treinamento também pode auxiliar na compreensão.