Você quer anunciar no Google AdWords e acredita que somente escolhendo boas palavras-chave, colocando dinheiro e criando anúncios impactantes conseguirá os resultados esperados? Infelizmente você está enganado: os resultados não virão e você vai rasgar dinheiro. Por que? Porque o Google AdWords não trabalha sozinho, ele depende de alguns de pré-requisitos básicos que influenciam diretamente determinando o sucesso ou o fracasso de sua campanha. E um destes pré-requisitos mais importantes sem dúvida é o seu website. Falaremos sobre ele agora.

 

Se sua campanha não traz resultados, não culpe o Google, o vilão pode ser o seu site

Essa é a má notícia. A boa notícia é que você não está sozinho, uma grande quantidade de empresas que procuram as agências digitais querendo anunciar sofrem deste mesmo engano: acham que não precisam refazer seu site e insistem em não modificá-lo. Normalmente muitas delas têm um site feito da forma mais barata possível – até feito gratuitamente – e como não possuem conhecimento sobre design, marketing e comunicação, acreditam que basta. Mas na prática, muito embora alguns destes sites sejam até atraentes para seus donos, em 99,9 % das vezes não funcionam para campanhas de Adwords e acabam prejudicando seu desempenho por completo, trazendo prejuízo para o anunciante e descrédito para a agência. Não basta apenas que sejam “belos” – mesmo porque beleza é um conceito subjetivo, concorda? – , o importante é que eles funcionem para o que se propõem.

 

O website é a porta de entrada do seu negócio na internet, por isso precisa ser agradável, funcional, seguro e informativo

Toda vez que o consumidor clica no seu anúncio ele é automaticamente mandado para o seu site onde é atraído para o funil de conversão. Para que ele percorra as etapas deste funil e ao final decida entrar em contato com você, o site precisa ter 4 características fundamentais:

1. Visual Agradável: É a mesma coisa quando você passa em frente a uma vitrine, vê algo que te interessa, olha para dentro da loja e analisa se deve ou não entrar. Duvido muito que você entre se a loja for suja, seus vendedores desleixados e a aparência geral seja desagradável. Da mesma forma se um visitante que clicou em seu anúncio entrar em seu site e der de cara com uma confusão de cores, letras amontoadas e pequenas, imagens de má qualidade e mal gosto estético, ele pensará duas vezes antes de entrar em contato com você. E pelo que as pesquisas mostram, em 87% das vezes ele sai do site e nunca mais volta, e você perde para sempre este que poderia ser um novo cliente. Para ser visualmente agradável seu site precisa utilizar poucas cores e harmônicas, ter fontes de fácil leitura, de tamanho adequado, poucos elementos que distraiam o visitante de seu objetivo e linguagem visual que favoreça a conversão. Também precisa fazer uso de botões Call To Action – ( botões de “Ligue para Nós”, por exemplo ) – com cores que despertem a atenção do visitante e o conduza a realizar as ações que planejamos. Para tudo isso e muito mais é necessário o trabalho de um designer experiente, assim como para cuidar do seu jardim é preciso de um jardineiro, ou você entregaria seu belo quintal para um padeiro?

2. Conteúdo Assertivo: Não adianta criar uma campanha de AdWords utilizando palavras-chave específicas se no seu site elas não estão sendo utilizadas como deveriam. Todo conteúdo textual deve obedecer às regras de SEO (Search Engine Optimization) que são técnicas que otimizam seu conteúdo para as buscas orgânicas do Google e para fazer as interligações necessárias com sua campanha. E conteúdo assertivo não é só texto: vídeos e imagens também fazem toda diferença. Só para se ter idéia da importância de um conteúdo bem planejado, hoje já existe o Marketing de Conteúdo – Inbound Marketing-, que é um poderoso recurso para atração e conversão. Além disso é fundamental que todo conteúdo seja focado em fornecer as informações necessárias para que o visitante se sinta seguro e decida entrar em contato com você, seja por e-mail ou telefone, que por sua vez, precisam estar em local visível. Existem regras específicas para se criar conteúdo focado em conversão e vendas, e é trabalho para redatores e experts; portanto se você não domina o assunto, nossa sugestão, como no item anterior, é que você contrate uma agência ou um profissional especializado, assim você não perderá dinheiro.

3. Credibilidade: Da mesma forma que você não confia em vendedores suspeitos, que não passam confiança na hora de te vender algum serviço ou produto, se seu website não oferecer ao visitante interessado alguma credibilidade, você não vai conseguir convencê-lo a entrar em contato ou deixar seu e-mail, e portanto perderá a chance da venda. Lembre que seu site é a porta de entrada de sua empresa, que precisa ser um lugar seguro e confiável, tanto na internet quanto na vida real. Para isso existem algumas táticas: publicar depoimentos positivos de clientes que sua empresa atendeu ou pessoas que utilizaram seu produto; mostrar selos ou certificados – ISO9000, INEA, VerySign, Qualidade Total, Satisfação Total, etc. – que indiquem que sua empresa ou produto é confiável; mostrar o mapa do endereço físico – Google Maps – indicando que sua empresa existe de fato, assim como telefones de contato e e-mails;  colocar as entradas para as mídias sociais como Facebook e Linkedin onde as pessoas podem falar sobre suas experiências com a sua empresa ou produto; entre outras.

Transparência é tudo e nunca foi tão importante como hoje em dia. Qualquer descuido e sua reputação cai por água rapidamente. O consumidor de hoje está muito exigente e atento; pesquisa, seleciona e compara. Portanto se seu site não passar alguma credibilidade, fique certo que rapidamente ele irá para o concorrente.

4. Funcionalidade: Hoje em dia, com a quantidade de smartphones e tablets sendo usados até mais do que notebooks para acessar a internet, todo website precisa ter a capacidade de se adaptar a qualquer dispositivo móvel, mantendo a qualidade de seu conteúdo e de sua estrutura. Essa característica se chama design responsivo e é fundamental já que o consumidor pode acessar seu site do próprio celular enquanto está no ônibus, caminhando ou no restaurante. Outra regra da funcionalidade é a leveza: sites pesados demoram demais para carregar. Precisam ser leves e rápidos, do contrário afugentam o visitante, que não aguenta esperar. A funcionalidade está ligada diretamente a facilidade com que seu site vai se relacionar com o usuário e favorecer o acesso e a troca das informações. Quanto mais funcional, mais conversões; quanto menos, mais desistências por parte do visitante.


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O trabalho do Google AdWords é gerar tráfego, daí em diante é função do seu site receber os visitantes e convertê-los em compradores

O AdWords é um recurso muito poderoso para atrair os clientes certos para o seu negócio, mas na maioria das vezes as pessoas ignoram quase completamente o papel dos seus websites – e principalmente da sua página de entrada – na busca por resultados. É através do seu website que os Visitantes (Aquisição) se tornam Leads (Conversão), e posteriormente Clientes (Retenção). Se seu site não trabalhar direito essa corrente será inevitavelmente partida.

 

E para finalizar…

Se você quer anunciar no Google e deseja que seu visitante percorra todo o trajeto em seu site até se sentir seguro o suficiente para clicar em um botão, deixar seu e-mail, entrar em contato e fechar negócio, trate de causar boa impressão, torne essa experiência agradável, intuitiva e confiável para ele, desta forma não há como errar. Sempre se ponha no lugar do visitante, do consumidor, tente ver as coisas sob a sua ótica, afinal também somos consumidores.

Agora, depois destas dicas, pense com carinho se não está na hora de dar uma atenção especial ao seu site e fazer dele seu principal veículo de negócios. Pense nisso.

Até mais!