Você já pensou como é determinada a ordem dos resultados apresentados pelo Google quando você faz uma pesquisa? Sem contar com anúncios, que geralmente vêm acima ou do lado direito na página, os links apresentados na busca são escolhidos levando em consideração diversas características que os tornam mais qualificados e, em princípio, mais relevantes para aquela procura.

Esses aspectos considerados por esses sites são frutos de um conjunto de ações orientadas para aumentar o tráfego de sites e é conhecido como Search Engine Optimization (SEO). E, nos últimos anos, saber o que é SEO tornou-se tão importante para profissionais da área de marketing digital quanto para empresários e gestores de uma marca — que querem, por exemplo,aumentar as vendas de um produto.Se você quer saber mais sobre SEO e como levar seu site para a tão sonhada primeira página dos buscadores, não deixe de conferir o restante deste artigo. Nele, vamos explicar detalhadamente sobre o assunto e citar algumas das principais práticas. Confira!

Entenda o que é SEO

Para entender com clareza o significado de SEO, vamos primeiro passar por três decorrências de sua execução:

Aumento de tráfego

A primeira consequência citada pela maioria dos especialistas das práticas de SEO é o aumento de visitantes em seu site. E eles estão certos! Seu site vai receber mais visitas se as práticas forem corretamente aplicadas.

Público-alvo

O que muitos desses experts esquecem de citar é que as práticas de otimização vão trazer um publico mais propenso a realmente consumir aquele produto, serviço ou informação que você está disponibilizando — ou seja, leads qualificados e prontos para o momento da compra.

Resultados orgânicos

O rankeamento de um site não está atrelado à nenhum tipo de pagamento ou anúncio, você não precisará pagar nada para os buscadores.

Dessa forma, podemos concluir que SEO é uma prática voltada para aumentar a quantidade e qualidade do tráfego por meio de resultados orgânicos dos buscadores. Dito isso, vamos desvendar um pouco das principais práticas?

As principais práticas do SEO

Se você chegou até aqui provavelmente deve estar curioso sobre essas ações que podem ajudar no marketing digital de sua empresa. Conheça um pouco mais sobre elas:

Uso de palavras-chave relevantes

Os buscadores procuram por expressões em seu site que combinem com aquela busca em questão. Geralmente, há expressões mais procuradas de acordo com cada segmento, como “comprar roupa online” para e-commerce que vendem roupas, por exemplo, e é importante que elas sejam conhecidas e utilizadas em textos do marketing digital. Para descobrir quais são as melhores para cada caso, nada melhor que passar pelo gerador de palavras-chave do Google Adwords e fazer uma pesquisa.

Edição das meta tags

Meta tags são palavras que ficam “escondidas” no código HTML de seu site e são um importante caminho para informar aos buscadores o que as pessoas encontraram. Por isso, é importante que alguém com experiência na linguagem certifique-se de que esses dados estejam inseridos.

Conteúdo de qualidade

Pode parecer estranho, mas o conteúdo oferecido por seu site deve ser realmente muito bom, pois os mecanismos de busca estão cada vez mais sofisticados e ignoram aqueles cujo conteúdo tenha excesso de erros gramaticais, repetições de palavras ou conteúdo com foco em assuntos que não sejam do interesse do seu público.

Links externos e internos

Sabe o que ajuda os buscadores a reconhecerem a qualidade do conteúdo ofertado? A quantidade de outros sites que linkam seu conteúdo ao deles. Eles entendem que se um link de seu site está sendo recomendo em outros é porque seu conteúdo merece ser lido e, assim, merece uma melhor posição nos resultados de busca.

Situação similar acontece quando o link é altamente compartilhado em redes sociais. Para que isso aconteça, é preciso produzir um conteúdo que desperte a vontade nos usuários de compartilhar o seu conteúdo com os amigos em suas redes sociais.

E você, já sabia o que é SEO? Já adotou alguma dessas práticas de marketing digital para alavancar o seu site? Deixe o seu comentário compartilhando a sua experiência com a gente!