O marketing digital pressupõe diferentes estratégias que, integradas, permitem atingir os resultados desejados. Para potencializar o retorno é fundamental conhecer as diferentes possibilidades de atuação e selecionar aquela que é mais vantajosa para o segmento e objetivos da empresa. Entre as estratégias mais vantajosas atualmente estão: marketing de conteúdo, inbound marketing e automação de marketing. Entenda as diferenças!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos fundamentos do próprio inbound marketing, onde o visitante e potencial cliente conhece e começa a se interessar pela empresa a partir de conteúdos relevantes e informativos disponíveis no site. Entre os tipos de conteúdo que ganharam mais força estão os posts em blog, e-books, whitepapers, estudos de caso, mas também em formatos diversos como podcast, vídeos, manuais e outros.

Essa estratégia deve ser aplicada em empresas de todos os segmentos, independentemente de ser B2B ou B2C. A qualidade da informação adquirida com a empresa é um dos principais fatores que influenciam a decisão do público sobre fechar ou não uma compra.

Inbound Marketing

O inbound marketing envolve diferentes estratégias, sendo considerada uma metodologia inovadora de atração, conversão e relacionamento com o cliente. O inbound prevê formas de atrair o visitante e despertar nele o interesse sobre a empresa e produtos. Essa capacidade do inbound de interagir de forma inovadora com o cliente, permite que a estratégia gere resultados únicos na aquisição de novos clientes, atração de leads e aumento do número de promotores da marca.

O inbound pressupõe uma reunião com outras estratégias, como o próprio marketing de conteúdo para qualificar os visitantes e empoderá-los e automação de marketing, para aumentar a qualidade dos contatos e melhorar as formas de abordagem.

Automação de marketing

A automação de marketing é uma estratégia voltada especialmente para nutrição de leads. A automação permite integrar site, mídias sociais, e-mail marketing e outras estratégias para ajudar a identificar quais foram as preferências do visitante. Esse comportamento online é fundamental para revelar a fase na jornada do comprador e indica o melhor momento para uma abordagem.

A automação de marketing permite identificar leads em diferentes momentos:

Leads que ainda não estão prontos para compra

Muitas empresas desistem desses leads, entretanto, oferecendo novos conteúdos e alimentando o blog com novas informações, é possível que esse lead que ainda não está pronto avance na jornada do comprador;

Leads que estão quase prontos

Esse lead ainda não está pronto para finalizar uma compra, mas ele já demonstrou interesse pela empresa e pelo produto e pode ser mantido na base de dados automatizada para receber alguns conteúdos que poderão despertá-lo para outro momento da jornada de compra;

Leads que estão prontos para fechar

Esses leads já estão prontos para serem abordados pela equipe de vendas que, a partir dos dados coletados com a automação de marketing, poderá fazer uma abordagem mais personalizada e capaz de atender às expectativas do lead.

Integrando marketing de conteúdo, inbound marketing e automação de conteúdo

Uma empresa não precisa necessariamente utilizar essas três estratégias de marketing digital para ter resultados online, entretanto integrar as técnicas traz resultados mais rápidos e com mais qualidade.

A automação de marketing, por exemplo, permite baratear o custo de conversão de um lead, mas será fundamental ter uma estratégia de marketing de conteúdo para oferecer ao lead e potencial cliente novas informações que despertem o interesse dele pelo produto. Da mesma forma, esse acompanhamento ser possível nas mídias sociais e em e-mail marketing possibilita um relacionamento mais assertivo com o cliente, técnicas que fazem parte do inbound marketing.

Devido ao cenário digital o comportamento do consumidor passou por diversas transformações (veja mais aqui) o que torna necessário que as empresas conheçam o público-alvo para melhorar e personalizar ofertas, relacionamento e atendimento.

Utilizar o marketing de conteúdo, inbound marketing e a automação de marketing permite conhecer e preparar melhor o lead para quando ele se tornar um cliente. Empresas que reconhecem e investem nessas soluções estão vários passos à frente das concorrentes!

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