O inbound marketing chegou já há algum tempo e veio para ficar. Essa forma de realizar as ações não é interruptiva, buscando agradar ao cliente, ser útil e não atrapalhá-lo. A diferença principal na desenvoltura de inbound marketing e outbound principal é essa: enquanto o inbound marketing fornece e-books, conteúdo especializado, posts em redes sociais e outros produtos no meio digital, o outbound marketing aparece – e de maneira ainda constante – no telemarketing, por exemplo, mais agressivo e com uma plataforma que interrompe o usuário para ter atenção.

O inbound chega ao público-alvo de forma orgânica ou mesmo por busca desse público, que visa uma solução em produto ou serviço; já o marketing outbound é uma forma cara de buscar visibilidade a uma marca e seus produtos, no intuito de fechar vendas.

O telemarketing, exemplo que usamos há pouco, exige toda uma central telefônica, pessoas para coletarem números e outras mais para operarem o trabalho – e a taxa de rejeição é alta pela pouca atratividade, conforme estatísticas dessa ação. Não estamos aqui pregando que o outbound não dá resultados e deve ser substituído definitivamente – até porque, na comparação e por outro lado, a prospecção é de tentativa imediata e a medição do sucesso dela mais rápida que no inbound.

Mas os benefícios e as ações do marketing de conteúdo, em médio e longo prazo, encantam o cliente. Conseguem novos e os mantêm – junto aos antigos – com a característica do deleite. E uma estratégia inbound bem desempenhada pode alcançar ROI de milhares por cento e com muito menos gastos que uma de outbound.

ABORDAGEM NAS ETAPAS DO COMPRADOR

A diferença entre o inbound marketing e o outobound marketing, na prática, para o público-alvo, é a abordagem atrativa, prazerosa e com ofertas digitais.

O inbound marketing é baseado em criatividade, conteúdo educacional ou elucidativo ao possível cliente, compartilhamentos – também por parte do público – e estratégias em outras plataformas que vão além das redes sociais e do canal de conteúdo da empresa. Tudo para que o comprador chegue ao vendedor de produto ou serviço e tenha prazer no conteúdo que consumir, encontre a solução para o seu problema, consiga saber qual é o seu problema e tenha prazer na comunicação com o agente que utiliza o inbound.

Além disso, atua em várias etapas na viagem do comprador – consciência, consideração e decisão. O conteúdo pode servir à pessoa quando ela quiser esclarecer ou saber mais sobre o problema, quando estiver ciente do problema, buscando saber mais sobre a solução e quando já decidiu sobre a solução e está em busca do produto ou serviço necessário do qual irá consumir.

O marketing outbound aborda o cliente prospectado de forma interruptiva e, geralmente, sem um teor de comunicação que o dê prazer e mais conhecimento naquela área. Atua quase todas as vezes apenas na área da decisão, oferecendo a marca e o produto dela.

INOVAÇÃO NA ABORDAGEM

As diferenças entre as formas de fazer marketing são várias, em todos os quesitos das atividades. Mas, como a forma de abordagem e oferta é o principal no sucesso da prospecção de clientes, elencamos aqui essas diferenças. E o inbound veio para inovar o jeito de fazer prospecção e se comunicar, fazendo aproximação com o público-alvo das empresas.

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