Em tempos de internet veloz, com alcance cada vez maior e com informações sendo disseminadas a todo vapor, nada mais natural do que o surgimento de um novo perfil do consumidor.

Conexões fáceis e rápidas, mobilidade 24h por dia, avidez por novidades e por novos conceitos que facilitem a vida, economizem tempo e proporcionem experiências únicas e surpreendentes. Todas essas características criaram um novo tipo de usuário/cliente/comprador: o Consumidor da era digital ou da era da informação.

E neste post vamos explicar como a internet mudou o perfil dessas pessoas, quais suas principais características e como as empresas devem lidar com essa “nova geração”. Confira:

Novo formato de compra

Antes de analisarmos o novo perfil do consumidor, é preciso entender o que levou a este tipo de transformação e ao novo formato de compra que vemos hoje.

Incentivadas pela internet, as empresas aumentaram seus leques de mercadorias. Assim, aprimoraram as formas de divulgação e propaganda para fazer com que as informações sobre seus produtos e serviços impactassem positivamente no desejo de seus consumidores e desenvolveram novas plataformas de compra virtuais.

Esse novo formato revolucionou a experiência de adquirir qualquer tipo de coisa, seja pela maior oferta de produtos e serviços, sobretudo, por conta da grande competição entre os concorrentes nacionais ou do exterior ou pelas formas muito mais amplas de pesquisar e avaliar aquilo que se deseja, sem nem mesmo precisar sair de casa.

Perfil do consumidor

Com melhores canais de comunicação e muito mais ferramentas e plataformas à disposição, o perfil do consumidor de internet tornou-se muito mais exigente e crítico do ponto de vista da escolha daquilo que se adquire. Surgiu uma maior necessidade de comunicação e interação entre ambas as partes para lapidar ainda mais a experiência de compra — o que tornou cada cliente mais importante e qualificado do ponto de vista das empresas.

A “nova geração” de consumidores virtuais hoje em dia tem muito mais opções para escolher, pesquisar, customizar e “pechinchar” produtos e serviços. Ou até mesmo para analisar a reputação de uma determinada empresa, baseando-se em suas próprias experiências ou na opinião de outros consumidores semelhantes a ele ou daqueles que já tiveram alguma vivência parecida.

Hoje em dia não basta expor produtos em vitrines físicas ou em lojas virtuais espalhadas pela web. O novo consumidor quer muito mais! Quer um atendimento melhor e individualizado, quer produtos exclusivos e personalizados, experiências únicas, interação em tempo real em poucos cliques.

Estamos na era em que as empresas têm como obrigação conhecer cada detalhe, gostos, desejos e preferências de seus clientes para se adequarem e conseguirem atendê-lo da melhor maneira possível e existente.

Hoje, os consumidores compram não somente por necessidade, mas por aquele “algo a mais”, seja um item exclusivo, um produto diferenciado, por serem fiéis à marca, pela experiência de adquirir determinado produto ou pelo valor agregado dele. Atualmente, são os clientes que fazem a empresa e não ao contrário, como acontecia antigamente.

O novo perfil do consumir deseja receber produtos em casa, sem precisar sair dela. Foi-se o tempo que nossos pais e avós percorriam a cidade inteira atrás em busca de algo. Em um mundo tão veloz, prático e concorrido, sai na frente quem chega primeiro e com maior qualidade.

Novo perfil do varejo

Essa mudança de perfil também obrigou empreendedores, empresários e lojistas a mudarem seus conceitos de atendimento e de venda. Hoje em dia ninguém quer mais apenas ver, sentir e experimentar/testar um produto.

O perfil do consumidor atual quer mais informações, dados, detalhes, tipos de uso, de fabricação daquilo que pretende comprar, vestir ou utilizar.

Isso requer atendimento de qualidade, seja presencial ou virtual, para agradar, surpreender, cativar e, principalmente, manter clientes que anseiam por participar de todo processo de compra fiéis a uma marca por saberem que dali experiências boas e autênticas sempre virão.

Gostou do nosso post? Deixei seu comentário e conte para nós quais são suas expectativas com relação ao perfil do novo consumidor na era digital!