Falta tempo no dia, mas a agenda continua acumulando atividades. Esse já é um cenário conhecido para a maioria dos profissionais de agências, especialmente se você ocupa um cargo de gestão em uma equipe enxuta.

Para apostar em inovações em sua empresa, você, como gestor de marketing, deve estar sempre atento às novidades e acompanhando as tendências do mercado. Além do desafio de comprovar resultados e justificar investimentos, é preciso organizar as atividades para tornar-se mais produtivo. Afinal, as horas do expediente não vão mudar, mas a sua organização pode ajudar a facilitar as demandas.

Acompanhe agora 5 dicas essenciais para iniciar a reorganização de seus dias atribulados e veja como ganhar tempo!

1. Utilize ferramentas para gestão das suas atividades como gestor de marketing

Um dos maiores desafios da gestão é organizar as demandas de acordo com as necessidades do time. Para se tornar mais produtivo nesse sentido, vale a pena apostar em ferramentas de organização de tarefas para manter o foco.

Por exemplo: se você terá que realizar um relatório de resultados no dia 30 de cada mês, por que mantê-lo em meio às suas preocupações diárias? Defina as datas, organize tudo em um cronograma, calendário ou lista de tarefas. Essa atitude te permitirá estar mais presente em suas atividades do dia e não gastar tempo e energia preocupando-se com atividades futuras. Aprenda a priorizar.

2. Integre as agendas

Manter sua agenda atualizada é um dos grandes segredos para gerenciar melhor o tempo. Integre todas elas (celular, computador, Google Agenda, etc.) e demais aplicativos que lhe ajudam a lembrar-se da data das tarefas. Assim, quando você modificar os dados em um local, todos estarão atualizados e você não perderá tempo reorganizando prazos — e não corre o risco de se esquecer dos compromissos.

Na hora de fazer isso, é importante separar as tarefas em atividades pessoais e profissionais. A lista de tarefas integrada com cada agenda permite aproveitar e otimizar melhor o seu tempo, organizando as atividades por prioridade em cada hora de seu dia, tanto em sua vida pessoal quanto na sua atuação como gestor de marketing.

3. Assine newsletters dos principais blogs do segmento

Além de manter as suas atividades organizadas, é importante manter-se por dentro das novidades do setor. Organize uma lista dos blogs que você costuma ler e cadastre-se para receber as novidades diretamente em seu e-mail. Você não perderá atualizações e centralizará tudo em sua caixa de entrada para quando fizer uma pausa para leitura. Essa é uma ótima dica para quem não consegue tempo para acompanhar todas as demandas, mas gosta (e precisa) manter-se atualizado.

4. Não adie problemas

Uma das principais dicas de produtividade é resolver as situações e parar de adiar pequenos problemas e decisões importantes. Se algo deve ser resolvido, resolva. Muitas vezes, essa simples atitude ajuda a desembolar outros nós que podem estar agarrando sua lista de tarefas e te fazendo ficar até tarde no trabalho.

5. Contratar uma consultoria de marketing

Muitas vezes, o maior tempo que um gestor perde é tentando entender onde estão os problemas do seu time. Seja porque ele está pouco produtivo ou porque os resultados andam ruins, analisar todos os processos para localizar os gargalos demanda tempo e dedicação. Por isso, uma consultoria de marketing pode ser a solução. Esse trabalho, conduzido por profissionais qualificados, vai ajudar a encontrar e eliminar o que tem deixado seus processos mais lentos.

E então? Como anda a organização do seu tempo como gestor de marketing? Ainda tem dúvidas ou conhece outras dicas legais? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!