Antes de aderir a um curso de EAD, por exemplo, o aluno sempre analisa bem quais as vantagens poderá ter, afinal dificilmente o estudante realiza essa ação por impulso. Para persuadir o público-alvo, é necessário mostrar que sua instituição de ensino tem todos os benefícios que ele precisa.
Para fazer com que as pessoas escolham sua instituição em vez de outra, inicialmente você deve definir um alvo ou mais, caso necessário. Logo, é imprescindível que faça a construção de conteúdos relevantes, pois de nada adianta distribui-los à toa, isto é, que não seja interessante para o público.
Algumas instituições priorizam fortalecer a marca da EaD, outras em todos os benefícios que essa modalidade pode trazer para os alunos e assim por diante. Independentemente do tema que escolher, procure transmitir confiança e autoridade para o público-alvo a ser conquistado.
Os 3 principais desafios
Ao investir no marketing digital, as instituições EAD, em algumas situações, enfrentam alguns desafios, porém com tática e empenho essa situação pode ser ministrada de maneira simples e eficaz. Acompanhe algumas soluções:
Conteúdo
Criar conteúdo é um desafio para qualquer empresa, independente de seu segmento. A dificuldade aqui é saber como e o que escrever e produzir para atrair os alunos, e como fazer para que seja atraente e interessante.
Além disso, precisa ser veiculado onde seu público-alvo está. A solução para esse provável dilema está em envolver, além do departamento de marketing, outras pessoas que tenham interesse no assunto, por exemplo: professores ou funcionários que possam auxiliar no desenvolvimento de uma temática relevante que possa resolver diversas questões dos futuros alunos de sua instituição; alunos ou ex-alunos podem ser convocados para ajudar, pois podem produzir vídeos ou fotos mostrando suas experiências adquiridas. Esse auxílio é válido, pois fará com que os futuros estudantes se interessem pela sua instituição de ensino e optem por ela. Veja aqui dicas matadoras para conteúdos em treinamentos a distância.
Segmentação
Provavelmente você dispõe de muitas listas com vários contatos, cujo nível de engajamento e capacidade de compra são bem pouco conhecidos. Começar a segmentá-los não é tarefa simples, porém é essencial para que se tenha resultados satisfatórios.
Algumas empresas de educação ainda insistem no envio de conteúdos genéricos para públicos que não possuem interesse no assunto. Fazer campanha nesse estilo traz apenas pequenos retornos, se comparado com o potencial que a segmentação pode proporcionar.
Para solucionar esse desafio recorrente, faça testes de segmentação e métricas. O ideal é realizar campanhas de e-mail marketing com os contatos que você possui. Logo irá descobrir quais são os interesses em áreas de conhecimentos, cursos, se houve desistência ou se decidiram optar pela concorrência.
Mensuração
A segmentação cria o desafio da mensuração, porém o principal ponto aqui é saber o que medir. É natural que suas redes e ferramentas passem a produzir alto volume de dados.
É necessário saber quais informações você irá extrair de todo esse volume e também quais decisões serão tomadas com base no que as campanhas estão gerando. Esse fator pode ser solucionado a partir do momento em que você passar a acompanhar as métricas, que estão diretamente relacionadas ao objetivo da empresa e às melhorias na taxa de matrículas.
Caso não consiga medir este resultado no princípio, acompanhe métricas indicativas e intermediárias de performance, como geração de oportunidades enviadas para vendas, quantidade de leads, aumento do tráfego no site, entre outros resultados.
03 de Setembro de 2024
01 de Agosto de 2024
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