Como anunciar no Google Adwords pode gerar resultados para a sua empresa? O próprio sucesso da ferramenta comprova o quanto os anúncios são lucrativos. Porém, é preciso entender muito bem os seus conceitos, assim como os fundamentos e as principais ferramentas para que uma campanha tenha sucesso. Mas, antes de tudo, você sabe o que é o Google Adwords?

Como bem se sabe, a internet oferece um conjunto de técnicas para que empresas consigam, de forma mais eficiente, atingir o público-alvo e, assim, aumentarem suas vendas. No vocabulário do marketing digital essas técnicas são conhecidas como SEM (Search Engine Marketing) e todo o seu conceito tem como base os resultados de busca.

Dentre os ramos do SEM existem duas vertentes: anúncios pagos e resultados de busca orgânica. A busca orgânica não é paga e o desempenho de uma página dependerá completamente de sua estrutura como um todo, em que práticas de SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais. Já em campanhas de anúncios pagos, em que se insere o Google Adwords, o seu site passa a investir dinheiro para que seja exibido em uma área específica, dedicada a esse tipo de anúncio.

Investir verba em uma campanha como essas oferece riscos? Sim, como todo tipo de investimento. Mas desde que haja uma boa estrutura, mesclando práticas voltadas ao Adwords com as boas estratégias de SEO, as chances disso render um ótimo retorno sobre o investimentosão muito grandes! E aqui, nesse artigo, ensinaremos como trabalhar com os anúncios pagos.

Os primeiros passos de como anunciar no Google Adwords

Existem dois detalhes que você deve saber antes de começar: para acessar o Adwords é necessário ter um cadastro no Google — que pode ser feito gratuitamente —, e o valor mínimo para começar a investir no Google Adwords é de R$ 50.

Ao configurar a conta, o segundo passo será montar uma campanha, que podem ser estruturadas como anúncios dinâmicos ou grupos de anúncios (ou AdGroup), e ambas são formadas por palavras-chave. O melhor disso está na possibilidade de destinar uma campanha para cada tipo de produto ou serviço, tornando o planejamento muito mais prático e bem organizado.

Anúncios dinâmicos x grupos de anúncios

Se o site de sua companhia já se encontra otimizado para os motores de busca, os anúncios dinâmicos podem ser um ótimo complemento para ganhar espaço entre os anunciantes. Basicamente, as palavras-chave serão escolhidas automaticamente pelo Google Adwords com base no conteúdo do site. Isto é: os termos relevantes contidos nas páginas do site serão ativados a cada busca correspondente.

Nos grupos de anúncio, o administrador da conta é quem determina as palavras-chave a serem aplicadas, ou seja, o Google Adwords concede total autonomia para que micro e pequenas empresas possam competir com as maiores do ramo. Portanto, adquirir sabedoria para escolher as melhores palavras-chave é um ponto muito importante — e apresentaremos algumas dicas a seguir.

A melhor forma de usar as palavras-chave

Para fazer levantamentos sobre a relevância de cada palavra existem diversas ferramentas, entre pagas e gratuitas, como o Google Keyword Planner. Nelas são geralmente apresentados relatórios com informações pertinentes aos termos que você escolher. Além de saber qual a competitividade, terá ciência do quanto se deve investir para que elas sejam impressas nos resultados de busca.

Há cinco tipos de palavras-chave que podem ser utilizados para otimizar uma campanha: ampla, amplamodificada, frase, exatanegativa. Cada uma dessas correspondências pode influenciar completamente no desempenho da campanha, sendo assim, que tal se entendermos melhor cada uma delas?

Correspondência ampla

Nela, qualquer termo que não tiver uma correspondência especificada é ativado em sentido amplo. Ou seja, se a palavra for “aluguel”, toda e qualquer busca contendo esse termo — mesmo que haja erro ortográfico — possibilitará que o anúncio seja ativado.

Ampla modificada

Permite que se tenha mais controle que a correspondência ampla, já que podemos deixar a palavra-chave mais extensa, acrescentando complementos (criando um filtro). Se o anúncio é sobre locação de imóveis, ela deverá ser acrescentada na plataforma da seguinte maneira: locação+de+imóveis.

Correspondência de frase

Ao utilizar essa correspondência de palavra-chave, podem ser inseridas frases completas cujo anúncio só será ativado caso as palavras sejam buscadas na mesma ordem. Por exemplo, adicionando o termo “aluguel de imóveis”, o anúncio poderá aparecer em resultados como “aluguel de imóveis em São Paulo” ou “aluguel de imóvel”. Para configurar a correspondência, basta inserir a frase entre aspas.

Correspondência exata

Erros ortográficos, sinônimos, plurais ou qualquer outro que denote alguma diferença da palavra cadastrada não irão ativar o anúncio. A mesma regra vale para complementos não cadastrados. A ativação da correspondência exata é feita quando se cadastra palavras entre [colchetes].

Correspondência negativa

Embora o nome não seja dos mais amigáveis, as palavras negativas são muito úteis para evitar cliques não qualificados. Uma floricultura, por exemplo, não se interessará em anunciar para quem esteja em busca de flores de plástico.

Dessa forma, cadastrando “plástico” como palavra negativa, impedirá que um simples termo gere prejuízo. Para cadastrar uma palavra como negativa, basta inserir o sinal de subtração (sem espaços) antes da palavra.

A definição do seu orçamento

Definir quanto sua empresa está disposta a investir é um momento crucial. Os custos são calculados sobre cliques (CPC) ou por mil impressões (CPM), e vão influenciar no rankeamento do anúncio. Mas qual é o mínimo recomendado aplicar? Não há valores mínimos para recomendar, pois a concorrência varia muito de um segmento para outro.

A competição com grandes empresas

O Google não vende mais de um espaço para uma mesma empresa. Além disso, o valor de investimento, embora influencie, não é fator predominante. Vamos supor que seu anúncio esteja competindo com outros 20, levando em conta que há 10 vagas disponíveis por busca. Então, como ele pode se destacar?

A cada busca feita pelos usuários no Google é realizado um leilão. Nesses leilões, o objetivo de cada anunciante é se enquadrar no AdRank com a melhor nota possível, que é uma nota final que cada anúncio recebe após uma avaliação criteriosa, envolvendo o valor que cada um está disposto a investir e a qualidade do anúncio.

Como a prioridade do Google é proporcionar a melhor experiência possível aos usuários, a qualidade do anúncio é tão (ou mais) importante que os valores. A qualidade é avaliada de acordo com a relevância das palavras-chave e o quanto o conteúdo é condizente com o anúncio. Por fim, quanto maior o AdRank, maior o posicionamento no ranking.

Nossa dica é: invista o máximo que puder em qualidade, utilize de SEO e dedique um valor maior de investimento às palavras-chave mais relevantes. Como não há um valor mínimo recomendado para uma campanha, caso os resultados não apareçam, faça pequenos acréscimos até reverter a situação.

Contudo, se anunciar no Google Adwords lhe parecer muito difícil, não deixe de consultar uma agência de marketing digital para ajudar sua empresa a crescer.

E você? Aprova nossas dicas? Possui dúvidas? Deixe o seu recado nos comentários!