As estratégias de e-mail marketing estão se aperfeiçoando cada vez mais, deixando de serem disparos automáticos de propagandas para se tornarem ações inteligentes de marketing digital. E assim como existem algumas práticas que podem aumentar as taxas de abertura, há erros que podem tornar a sua campanha um verdadeiro desastre.

Por isso, elaboramos uma lista com os principais erros cometidos por algumas empresas e que podem ser facilmente resolvidos para que você consiga excelentes resultados em suas estratégias de e-mail marketing. Confira!

1. Enviar mensagens apenas com imagens

Algumas pessoas constroem uma imagem no Photoshop com todo o conteúdo da mensagem, inclusive o texto. Essa é uma prática ruim, pois uma mensagem enviada dessa forma aumenta as chances de ser entendida como SPAM, além do que, não é otimizada para dispositivos móveis e pode prejudicar a experiência do usuário.

Outro ponto negativo dessa prática, é que se a imagem não abrir na mensagem, o usuário não conseguirá ver nada, nem mesmo um título ou alguma parte do texto para saber do que se trata. As imagens devem ser parte da mensagem e podem ser utilizadas também nos CTAs (chamadas para ação) de forma atrativa.

2. Comprar listas de contatos

Uma prática antiga, mas que algumas empresas ainda arriscam, é a compra de listas de contatos. Outro erro que você deve evitar.

Quando você compra uma dessas listas, além de muitos dos endereços que estão ali não existirem mais ou serem de usuários que não os utilizam há muito tempo, você estará enviando uma mensagem para pessoas que nem sabe se têm interesse no que você está oferecendo.

A melhor forma de criar uma lista é por meio do seu site, com uma landing page ou formulário de cadastro e solicitando que o usuário entre no e-mail dele e confirme a inscrição.

Tenha paciência: uma boa lista de contatos leva um tempo para ser construída, mas as chances de abertura e conversão são altíssimas.

3. Estratégias de e-mail marketing sem segmentação de público

Falamos sobre listas de contatos, mas há algo ainda mais importante do que contatos interessados no que você oferece: a segmentação.

É importante que você separe seus contatos em listas específicas, por exemplo, por interesses, localização geográfica, gênero, idade, novos clientes, clientes fidelizados, potenciais clientes etc. Assim, você vai enviar a mensagem certa para o público certo.

4. Produzir conteúdo irrelevante

O conteúdo é a principal parte da sua estratégia de e-mail marketing, pois ele tem o papel de convencer o leitor de que aquilo é o que ele realmente precisa.

Não seja extenso, pense também nos usuários mobile, que abrem suas mensagens enquanto estão realizando outras ações e em ambientes fora do trabalho ou de casa. Se a mensagem for muito longa, certamente ele não lerá.

Importante também destacar também dois outros aspectos: o conteúdo tem que estar em total acordo com as páginas de destino; e e-mails assinados por uma pessoa são mais confiáveis do que assinados apenas por empresas. Torne as mensagens mais pessoais.

5. Assuntos e CTAs que não são convidativos

As estratégias de e-mail marketing dependem, basicamente, de duas taxas de conversão, a de abertura e a do CTA. A taxa de abertura é influenciada pelo assunto da mensagem, que não pode ser muito longo e deve causar uma sensação de curiosidade e importância para o usuário.

A taxa de conversão depende do título da mensagem, do conteúdo e da chamada atrativa do CTA. Por isso, analise bem como seu e-mail será produzido, desde o assunto até a chamada final.

Esses são alguns dos erros mais cometidos nas campanhas de e-mail marketing, no entanto, são erros simples e que podem ser facilmente evitados apenas prestando mais atenção no desenvolvimento da campanha e construindo um planejamento adequado antes de iniciar o trabalho.

Agora que você não vai mais cometer esses erros nas suas estratégias de e-mail marketing, assine nossa newsletter e acompanhe outros artigos sobre esse e outros assuntos. Até a próxima!