Desde que a internet se popularizou como uma ferramenta de acesso à informação que qualquer consumidor utiliza quando inicia um processo de uma compra, várias ferramentas foram sendo disponibilizadas pelo Google para as empresas promoverem seus produtos. Toda boa equipe de marketing sabe o que é Google Adwords e como planejar as estratégias de posicionamento a partir delas.

As empresas já entenderam que para o cliente, seja por mais informações sobre o produto, ou ainda por opiniões de outros clientes, tudo começa no buscador e por este motivo investir neste tipo de ferramenta é um bom negócio. Saiba aqui como ser achado no Google.

Neste post vamos explicar o que é Google Adwords, apresentando alguns bons motivos para você investir na plataforma.

O que é Google Adwords e como ele funciona

O Google Adwords é a plataforma de publicação de mídia paga do gigante das buscas. Através dele, qualquer anunciante pode investir para ter seus anúncios exibidos em formato de links patrocinados nos resultados de busca do Google.

Existem duas modalidades de anúncio disponíveis na ferramenta. A primeira é a rede de busca, através da qual os anúncios são exibidos junto dos resultados do buscador, e a segunda opção é a rede de display, que exibe anúncios gráficos ou de texto em espaços determinados de portais de conteúdo e blogs que disponibilizaram parte de seu espaço para a exibição deste tipo de publicidade.

Assim como outras ferramentas de mídia online, no Google Adwords também é possível escolher qual modalidade de pagamento faz mais sentido para sua empresa. A mais comum é aquela conhecida como CPC, ou Custo Por Clique, onde o anunciante paga apenas quando um usuário clica em seu anúncio.

O sistema trabalha com as palavras-chave, que devem ser escolhidas previamente pelo anunciante na hora de configurar a campanha. Com isso, toda vez que alguém faz uma busca pela palavra escolhida ou variações, seu anúncio entra no leilão para ser exibido ou não naquela busca. Como o próprio nome já diz, quanto maior for seu lance de CPC – ou seja, o máximo que você aceita pagar por um clique – maior será a chance de o seu anúncio ser exibido.

Motivos para investir no Google Adwords

Resultados de curto prazo

Diferente do SEO, que leva em consideração o conteúdo do site para o posicionamento na busca, o Google Adwords é uma ferramenta de mídia, o que significa que uma vez com o pagamento aprovado, os anúncios já podem começar a serem exibidos.

Segmentação de visualização do anúncio

Assim como outras plataformas de mídia paga digital, o Google Adwords permite uma segmentação bastante assertiva para o anúncio, seja pela localização do usuário, pela palavra buscada, pela língua, ou até mesmo por outros sites acessados previamente.

Controle sobre o orçamento

Como falamos acima, na hora da configuração das campanhas é possível determinar qual o limite de lance para cada clique em seus anúncios. Isso significa controle do orçamento da campanha e segurança para não estourar os gastos.

Criação rápida de anúncios

A ferramenta do Google Adwords é bastante auto-explicativa e simples de utilizar. Em poucos minutos já é possível entender como ela funciona e como começar a testar campanhas.

Extensão de anúncios para a rede de display

Como citamos acima, o Google Adwords não fica restrito à busca e pode exibir anúncios também na rede de display, o que vai aumentar ainda mais o alcance das suas campanhas e a chance de conversão.

Mensuração e análise dos resultados

Assim como todo o marketing digital, o Google Adwords permite a mensuração de todas as etapas das campanhas, inclusive com uma integração ao Google Analytics para facilitar a análise da conversão.

Seu concorrente já deve estar anunciando

Empresas rápidas e inteligentes que querem potencializar os resultados de marketing usam a ferramenta com frequência e orçamentos específicos.

Agora que você já entendeu o que é Google Adwords e como ele funciona, chegou a hora de criar as suas primeiras campanhas. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!