O primeiro passo você já deu, investir numa campanha de Google AdWords para alavancar o seu negócio na internet. Mas então, no momento de avaliar os resultados, você se depara com uma quantidade enorme de informações e relatórios. O que fazer com tudo isso? Neste artigo você aprenderá quais as principais métricas do Google AdWords. Acompanhe!

O que são as métricas do Google AdWords?

Quando você vai elaborar uma campanha de marketing digital, com certeza traça seus objetivos, não é mesmo? Pois então, para cada objetivo, você precisa definir metas e para cada meta, você deve ter métricas que te mostrarão se conseguiu atingir aquele resultado esperado ou se algo falhou no meio do caminho e precisa ser revisto.

É um trabalho complexo, planejar, executar e monitorar sua campanha de Google AdWords. Por isso, se você pretende ter bons resultados, consulte uma agência de marketing digital especializada, que poderá te ajudar a conquistar esses resultados.

Quais as principais métricas do Google AdWords?

Existem várias métricas e, como já dissemos, elas têm relação direta com os seus objetivos e metas. No entanto, separamos algumas principais que são fundamentais no acompanhamento, independente do tipo de mercado que você atua.

Taxa de Conversão

Chamada de CTR ou taxa de cliques, essa métrica mostrará o desempenho da sua campanha, pois ela é o resultado da relação do número de cliques que foram dados nos seus anúncios com a quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido.

Com essa métrica, além de avaliar o seu desempenho, você consegue também saber como está posicionado em relação à concorrência. Por exemplo, se o seu CTR está aumentando, então sua campanha está sendo eficiente, mas se seu CTR está diminuindo, então os usuários estão clicando mais nos anúncios dos seus concorrentes, algo na sua campanha está errado, reveja.

Custo por clique

É uma das métricas que mais atormenta os planejadores de campanha, o custo por clique ou CPC. Isso porque, esta métrica te ajuda a descobrir quanto você pagará pela sua campanha. Um CPC alto gastará rapidamente o seu orçamento por uma conversão de clientes menor. Um CPC baixo possibilita mais conversões por um menor custo.

Assim, esta métrica está atrelada a outra, o ROI (Retorno sobre Investimento), que mostra exatamente o quanto você está tendo de lucro nas conversões em relação ao quanto está gastando de investimento nos seus anúncios.

Taxa de impressão

Toda vez que um usuário do Google faz uma pesquisa e o seu anúncio aparece, essa visualização é chamada de impressão. Assim, a taxa de impressão é uma métrica que mostra o resultado da divisão do número de vezes que houve a impressão do seu anúncio pela quantidade de vezes que as palavras-chave definidas em sua campanha foram buscadas por um usuário.

Quando uma busca é feita no Google, ele realiza uma espécie de leilão para ver quais dos anunciantes deu o maior lance. Imagine que 50 anunciantes têm um anúncio com a palavra-chave “aulas de inglês on-line”, não seria possível que o Google exibisse os 50 anúncios numa pesquisa.

Assim, ele faz um leilão e os anúncios exibidos serão os que ofertaram um lance maior. Com isso, ele também faz o posicionamento dos anúncios na página e nem sempre o seu anúncio aparecerá quando sua palavra-chave for pesquisada.

Taxa de rejeição

Essa métrica apontará o percentual de pessoas que entraram no seu site por uma página e saíram dela sem que houvesse interação.

Isso ocorre por diversos fatores, podem ser problemas técnicos de carregamento da página, como também, falta de interesse do usuário pelo que encontrou e aí é que está o problema. Quando essa entrada ocorreu por uma campanha de links patrocinados, pois se o usuário não se interessou pelo que viu, pode indicar que seu anúncio não está adequado e atraindo o público certo.

Existem muitas outras métricas do Google AdWords, mas estas, são as que não podem faltar nas suas análises. Compartilhe o post em suas redes sociais e mostre a outras pessoas o que você descobriu hoje!