O Brasil é um dos países onde a taxa de crescimento do e-commerce aumenta a cada ano. Mesmo em meio à crise, o setor de e-commerce cresceu 15% em 2015, o que representa uma enorme oportunidade de negócios para esse ano.

Ainda não está convencido? Então continue lendo o nosso post e descubra os motivos pelos quais você deve investir em uma loja virtual o mais rápido possível!

O número de e-consumidores dispara com o passar dos anos

De acordo com o relatório WebShoppers de 2016, o número de e-consumidores ativos em 2015 foi de 39,1 milhões, um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Esses consumidores realizaram cerca de 106 milhões de pedidos durante o ano, o que representa um potencial gigantesco para realizar vendas e que você está perdendo neste momento.

Cada vez mais, as pessoas recorrem à internet para comprar, por inúmeros fatores, que vão desde a comodidade até a facilidade em comparar preços. Não estar presente nesse canal de vendas fecha muitas portas para o seu negócio e, muito em breve, ter uma loja virtual deixará de ser um diferencial para ser um fator decisivo para a sobrevivência do mesmo.

O número de compras pelo celular também continua crescendo

Atualmente, vivemos uma expansão crescente no número de pessoas que usam smartphones e tablets para procurar informações sobre produtos, comparar preços, pesquisar ofertas, entre outros. Isso, porque as pessoas querem comodidade e mobilidade. Não importa onde o consumidor esteja ou fazendo o que, ele pode ter acesso a todas as informações de que necessita na palma de sua mão.

Desenvolver um e-commerce que seja responsivo e proporcione uma boa navegação em celulares e tablets é uma excelente forma de estar presente no momento em que o seu público estiver pesquisando sobre seus produtos e preços, o que aumenta as suas chances de vendas. Resumindo: um alcance muito maior e que dificilmente você conseguirá tendo apenas uma loja física.

Há mais possibilidades para expansão de negócio

Quando falamos em lojas virtuais, os custos de manutenção e expansão são bem menores do que os comparados a lojas físicas. Primeiro, porque você não tem os custos que teria para alugar e manter um ponto comercial em um local de grande circulação. Segundo, fica muito mais fácil expandir os negócios e vender para outras cidades quando se tem uma loja virtual, já que não há necessidade de deslocamento físico ou investimento em equipes muito grandes. Terceiro, o seu público pode tomar contato e conhecer os seus produtos de qualquer lugar, inclusive de outros países. Ou seja, as possibilidades de expandir o seu negócio tornam-se muito maiores!

Perminte um relacionamento muito mais próximo com clientes

Outra grande vantagem do e-commerce, e da internet como um todo, é a possibilidade de estreitar o relacionamento com clientes e potenciais clientes. A internet permite que você conheça melhor quem é o seu público-alvo, quais são suas preferências e o que ele procura como diferencial nas empresas e nos produtos que consome. Esses dados são valiosos para criar estratégias de marketing, lançar produtos, fazer promoções e, claro, aumentar o seu faturamento!

Além disso, todos sabemos que um cliente fiel tende a consumir um ticket médio muito maior e que um cliente insatisfeito pode acabar com a reputação da sua empresa. Ou seja, investir em relacionamento é um ponto chave para o sucesso do seu negócio a longo prazo.

O e-commerce não é mais um modismo

É uma realidade. O crescimento do e-commerce aliado à difusão da internet resultou no surgimento de um novo perfil do consumidor, que busca comodidade, transparência, agilidade e relacionamento próximo com as empresas e marcas que admira. As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade não só perderão oportunidades de vendas, como também, a longo prazo, deixarão de existir.

O universo do e-commerce é grande e cheio de potencial. Que tal começar a tirar proveito o quanto antes? Ainda tem alguma dúvida sobre e-commerce? Então compartilhe com a gente nos comentários!