Com a popularização da internet, boa parte das compras começam com uma busca no Google, seja para encontra um site de comércio eletrônico ou mesmo para buscar mais informações sobre o produto e tirar dúvidas. É justamente neste momento, que marcas e empresas buscam se posicionar para exibir seus anúncios para estas pessoas, por isso, é importante ter uma estratégia de SEO.

É a inversão da lógica da publicidade convencional. Na internet os anúncios são exibidos na hora em que o cliente está interessado no tema e quer ver os anúncios e não na hora em que a empresa quer, como em um banner ou comercial de TV, por exemplo.

Neste post vamos falar sobre os 3 pilares de uma boa estratégia de SEO, a metodologia de otimização de sites para melhorar seu posicionamento nos motores de busca.

Sobre o SEO

Antes de partirmos para os pilares é interessante definir o que é SEO. Traduzido do inglês — Search Engine Optimization — a otimização para mecanismos de busca consiste em uma série de orientações e modificações, que empresas podem fazer em seus sites para melhorar o posicionamento de seus links nas buscas.

Basicamente, o SEO consiste em entender como o motor de busca do Google funciona, quais os pontos que ele considera mais relevantes na hora de encontrar os sites, e a partir deles, modificar o site para atender estes requisitos. Podemos dividir essa estratégia em 3 pilares principais. Confira!

Os pilares de uma boa estratégia de SEO

Relevância

O primeiro deles é o que chamamos de relevância. A principal proposta de valor do Google para um usuário normal é entregar o melhor resultado para aqueles termos, que foram buscados. Ou seja, entregar resultados relevantes. Para ser eficiente neste ponto do SEO, o site da sua empresa precisa conterconteúdo de qualidade, que efetivamente resolva os problemas e seja uma resposta às perguntas que as pessoas fazem nos buscadores.

Nesse sentido, entender como os potenciais clientes se relacionam com sua marca e seu mercado é fundamental para pensar como um cliente. Assim, é possível descobrir quais problemas, seu conteúdo precisa resolver, e para quais palavras-chave você deve direcionar sua estratégia de SEO.

Autoridade

Outro ponto chave é a autoridade do seu site. Para o Google, autoridade significa ser citado como referência por outras pessoas e empresas. No ambiente da internet essas referências são os links que direcionam pessoas para o seu site. Ou seja, quanto mais links existirem direcionando para o site da sua empresa, melhor. Estes links podem ser espontâneos ou estimulados, e isso deve estar previsto em sua estratégia de SEO.

Tecnologia

Por fim, o terceiro pilar é a parte técnica do site, que inclui o quanto a plataforma do site é amigável ao buscador. O Google, como quer entregar resultados de relevância para o usuário, leva em consideração uma série de aspectos técnicos, como facilidade de navegação, a experiência do usuário, o site mobile, o tempo de carregamento, entre outros. Todos são pontos para tornar a experiência do usuário mais agradável.

Resumindo os três pilares, se você tiver no site da sua empresa um bom conteúdo, que resolva problemas reais de usuários, com uma grande quantidade de links e em uma plataforma amigável, com certeza os resultados da sua estratégia de SEO serão muito mais satisfatórios.

Se tiver outras dúvidas sobre a estratégia de SEO, não esqueça de deixar seu comentário!