Começar com a tela branca é sempre um desafio. Sobre o que vou escrever agora? E amanhã? Sem falar nas grandes dúvidas que passam pelas nossas cabeças – como será recebido o meu novo post, será que vão gostar, é realmente relevante?

Tenho utilizado algumas técnicas comprovadas que tem me ajudado nesse processo e vou compartilhar aqui com vocês.

Crie uma lista de ideias em arquivo

Mantenha um arquivo, pode ser um bloco de anotações, um arquivo de um editor de texto, uma planilha. Eu particularmente prefiro um arquivo no meu Google Drive que possa acessar de qualquer lugar.

Comece a listar suas ideias para futuros posts sem nenhum tipo de censura. Pensou, escreveu. O ideal é você estabelecer uma meta diária, comece com 5 e aumente a medida que o preparo físico melhore. As vezes o que nos impede de escrever sobre alguma coisa é justamente o fato de ficarmos pensando antecipadamente sobre como será recebido pela audiência. Você nunca saberá de antemão, então deixe as ideias fluirem e depois escolha as melhores para serme validadas pela sua audiência.

Pegue ideias de outras pessoas

Assine blogs de concorrentes, de pessoas que você ache interessante. Uma das melhores maneiras de ter boas ideias para o seu blog é estar constantemente imerso em conteúdos do seu interesse ou sobre os quais pretenda escrever. Faça disso uma rotina diária, como um investidor que antes de começar o trabalho olha as tendências do mercado nas diversas mídias do segmento.

Não tenha medo de “roubar” ideias. Mas nunca realmente roube conteúdo. Isso não é nem um pouco  legal. Você pode escolher o assunto sobe o qual vai escrever, se inspirar na forma como são utilizadas as imagens, enfim, você pode aprender muito a partir do trabalho de terceiros. busque inspiração na concorrência.

Use a técnica de mapeamento mental

O mapa mental é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan e muito utilizado como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias).

Vou dar um exemplo bem simples sobre um determinado segmento de mercado (que eu pouco conheço), inspirado na minha cidade, a moda praia. Caso você atue no ramo, fique a vontade para usar e abusar.

Coloque a palavra MODA PRAIA dentro de um círculo no centro de uma folha de papel e comece a estabelecer conexões diretas e posteriormente indiretas. Em alguns minutos você terá relacionado mais de 10 conceitos, tenho certeza disso. Ao final você vai ter um diagrama como esse mais abaixo.

mapa

Agora tente o mesmo no seu segmento. Faça posteriormente uma seleção dos assuntos mais interessantes para a sua audiência.

Pergunte para o seu público

Escreva, publique e acompanhe o feedback. Você poderá ter uma boa surpresa.

Você já deve ter reparado que ao final da maioria dos publicações em blogs os autores pedem para você comentar, compartilhar ideias, dar sugestões para melhorias, sugerir novos temas etc. Uma lida nesse feedback pode ser uma fonte de outras tantas ideias.

Parece simples, mas acredite nem todos fazem uso disso.

Faça uma busca pela internet

Você vai se assustar em quanto a falta de ideias aflige quem gera conteúdo e quantas pessoas já pensaram em mil soluções para vencer esses momentos de bloqueio mental.

Use as ferramentas de busca para rastrear conteúdos relevantes

Comece a escrever procurando por informação no Google e antes mesmo de você terminar, uma série de frases assemelhadas serão listadas e podem virar o seu próximo assunto.

Atualize conteúdos que deram muito resultado

Anos depois aquele post ainda trás visitantes e aí você se pergunta, como posso melhorar esse resultado? Será que consigo incluir mais alguma coisa importante, mais detalhada? O que você decidir é válido, só não esqueça de adicionar um link no post antigo para a nova versão informando da atualização no final.

Pode ser assim: [ATUALIZAÇÃO Maio/2015: nós atualizamos o conteúdo com mais dicas e o resultado foi incrível]

Ferramentas

Google Trends – Informa o que as pessoas buscam online

Twitter.com/Search – Informa a tendência mundial sobre o que as pessoas estão tuitando

Essas ferramentas indicam o que é popular na rede nesse instante. Não perca a oportunidade.

Resumindo:

Guarde suas ideias em um arquivo do Google Doc ou em uma planilha. Inclua alguma ideia todos os dias. Consulte esse arquivo quando você não estiver inspirado.

Busque informações sobre o que o pessoal do seu segmento está escrevendo. Inspire-se nessas ideias. Não tenha medo do botão “publicar”. Alguns posts trarão mais resultados do que outros, mas o mais importante, um post é melhor do que nenhum post.

 

Se você tiver alguma outra ideia sobre como vencer a falta de inspiração, compartilhe conosco.

Forte abraço,